Depois da Revolução Industrial inglesa, sabe-se que a urbanização, principalmente das áreas próximas às fabricas, ocorreu de maneira desordenada e sem planejamentos, produzindo locais sem qualquer espaço para lazer ou com eles centralizados e restritos a áreas restritas. Dessa forma, pode-se dizer que tal problema também atinge o Brasil, uma vez que a ausência estatal e a baixa condição financeira de certa parte da população precarizam o amplo acesso ao lazer no país.
Primeiramente, se faz importante salientar a ausência governamental em regiões periféricas brasileiras. Segundo a Constituição Federal de 1988, é garantido por lei a todos os cidadãos o direito ao amplo acesso ao lazer. Contudo, ao analisar o cenário atual brasileiro é possível perceber locais, total ou parcialmente, excluídos de investimentos públicos em programas que visam a democratização cultural. Dessa maneira, evidencia-se o descaso do Estado para com essas áreas e a dificuldade que parte populacional tem em obtê-lo.
Em segundo plano, tem-se a baixa condição econômica que atinge boa parte dos habitantes do Brasil, que traz como consequência a pequena busca e interesse a momentos de recreações, já que eles requerem, muitas das vezes, um alto gasto de dinheiro para serem realizadas. De acordo com os dados apresentados pela JLeiva Cultura e Esporte em 2018, quase um terço dos brasileiros dependem de acesso gratuitos para consumirem eventos culturais. Assim, é exposto ainda mais as barreiras ao alcance democrático do lazer no país.
Portanto, ao analisar os fatos apresentados, faz-se necessário a ação da Secretária do Lazer em conjunto as instituições privadas, por meio de verbas pré-estabelecidas e incentivos ficais, promovam maior quantidade de eventos culturais. Assim como, a construção de novas áreas de lazeres públicas em regiões periféricas. Para que, desse modo, seja garantido o pleno acesso ao lazer e tais problemas trazidos pela Revolução Industrial seja mitigado.
Natally
Olá, vou elencar alguns pontos do seu texto por parágrafos.
Introdução: muito bom ter trazido a Revolução industrial como alusão, faz muito jus ao tema.
Você repetiu duas vezes a mesma palavra “restritos” e “restristas”, busque encontrar sinônimos que se adequem ao que você quer transmitir.
D1: muito bom. Você conseguiu enquadra muito bem a Constituição no parágrafo, além de ter trazido logo em seguida um argumento de contraste que também foi muito bom.
D2: acredito que faltou um pouco de problematização nesse parágrafo, ampliar mais seus argumentos com relação a situação financeira da população.
Conclusao: é ideal que no início do parágrafo você retome a sua tese inicial pra deixar o texto bem cíclico.
Faltou também você definir de forma mais clara como as suas propostas seriam feitas, com um detalhamento maior.
Por fim, trazer livros, filmes, séries e autores também seria muito bom para o seu texto. Procure se embasar mais no tema e estude propostas para resolver a questão.
Espero ter ajudado. Muito sucesso!!!