A busca por aceitação, em qualquer meio, se tornou bastante comum, isso se evidência na série norueguesa Skam, que conta a história de cinco amigas que buscando aceitação e popularidade se submetem a diversas situações. Embora a trama seja fictícia, representa perfeitamente a época em que vivemos; qual- seguindo modelos- estamos constantemente tentando nos encaixar em algures da sociedade. Nesse viés, vale-se analisar a necessidade assídua do individuo em buscar a aceitação social, e a ocasional perda da individualidade e personalidade própria.
Inicialmente, é preciso salientar que a carência em pertencer a algo é intrínseca do ser, todavia o crescimento dessa se da através de todo contato social, especialmente com grupos quais este se identifica, desenvolvido durante a ontogenia. Desse modo, acaba sendo comum que medidas sejam tomadas a fim de assegurar a permanência nessas classes, isso se evidencia no documentário da Netflix “Império de memes”, que acompanha parte da história de pessoas que fizeram de tudo para ganhar reconhecimento dentro dos grupos que pertenciam. Em suma, ao ser natural do ser humano esses processos ocorrem de forma espontânea e são necessários para a formação do individuo tal como parte da sociedade.
Segundo Carl Jung, psicoterapeuta suíço fundador da psicologia analítica, todos nascemos originais e acabamos cópias, assim sendo um processo natural que isso aconteça, o problema se dá, entretanto, quando as medidas para obter aprovação- como copiar as atitudes de alguém ou realizar coisas extremas para se encaixar em um perfil que agrade- acarretam na perda de identidade e personalidade própria do individuo. Assim é inaceitável que não existam medidas para evitar o desenvolvimento dessa problemática, que pode vir a causar desvios de personalidade e, indiretamente, outros problemas como distúrbios alimentares, ansiedade, distorção da imagem e afins.
Portanto, para evitar que as palavras de Carl Jung continuem se fazendo fielmente presentes em nossa atualidade, é preciso que o governo federal juntamente com o MEC, trabalhe no desenvolvimento de projetos que possam vir a ser aplicados em instituições publicas de ensino, a fim de assistir aos indivíduos durante todo o processo de formação de suas identidades, de modo que garanta a todos os estudantes o devido apoio pedagógico e psicológico através de aconselhamento, terapia e acompanhamento durante todo o período escolar. Espera-se com isso, incentivar o desenvolvimento de individualidades e a construção do caráter próprio.
nataliematos1
Cuidado com acentuação e vírgulas. Opte por fazer frases menores, assim a probabilidade de errar é menor, evita confusões e torna o texto mais compreensível. Em geral, gostei da redação, não fugiu do que é proposto e organizou as informações de forma favorável. De acordo com as competências do ENEM:
C1: 180 (Domínio da escrita formal da língua portuguesa)
C2: 200 (Compreender o tema e não fugir do que é proposto)
C3: 180 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista)
C4: 200 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação)
C5: 200 (Respeito aos direitos humanos)
Total: 960
juhandelina
Olá!
Competência I (Domínio da escrita formal da língua portuguesa): alguns erros são encontrados, a exemplo de citações sem aspas, de palavras com próclise escritas erradas, ausência de acentuação em algumas palavras, etc. Por isso, 160.
Competência II (Compreender o tema e não fugir do que é proposto): não houve fuga do tema, apesar que sua argumentação apresenta falhas, principalmente no que se refere à ligação do seu repertório ao desenvolvimento das suas ideias, já que não está amplamente explícito suas marcas de autoria. Por isso, 160.
Competência III (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista): sua argumentação não é inteiramente consistente mas está pertinente ao tema. Por isso, 160.
Competência IV (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação): seu texto está coeso, já que seus mecanismos linguísticos estão variados e com sentindo. Por isso, 200.
Competência V (Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos): “Portanto, para evitar que as palavras de Carl Jung continuem se fazendo fielmente presentes em nossa atualidade, é preciso que o governo federal, (detalhamento*, cuidado com pontuação, pois o corretor pode não aceitar) juntamente com o MEC (AGENTE), trabalhe (AÇÃO) no desenvolvimento de projetos que possam vir a ser aplicados em instituições publicas de ensino, a fim de (FINALIDADE) assistir aos indivíduos durante todo o processo de formação de suas identidades, de modo que garanta a todos os estudantes o devido apoio pedagógico e psicológico através de (MODO/MEIO) aconselhamento, terapia e acompanhamento durante todo o período escolar. Espera-se com isso, incentivar o desenvolvimento de individualidades e a construção do caráter próprio.”. Por isso, 200.
Torço por você, continue praticando, melhorando e persistindo!!! (:
ps.: sou apenas estudante.