ENEM 2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

  • 2

O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira, em 1889, adaptou o lema positivista “Ordem e Progresso” não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação que, no contexto hodierno, enfrenta significativos estorvos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, entre eles, a invisibilidade social, a partir da ausência de registro civil, representa uma antítese à máxima do símbolo nacional, uma vez que tal postura resulta na desordem e no retrocesso do desenvolvimento social. Esse lastimável panorama é calcado na inoperância estatal e possui como consequência a exclusão democrática.

De início, há de se constatar a débil ação do poder público enquanto mantenedora da problemática. Acerca disso, o filósofo Thomas Hobbes, no livro “Leviatã”, defende a incumbência do Estado em propiciar meios que auxiliem o progresso da coletividade. As autoridades, contudo, vão de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que possuem um papel inerte em relação a nebulosidade do registro identitário. Esse cenário decorre do fato de que uma parcela dos representantes governamentais, ao se orientar por um viés individualista, negligencia a conservação de direitos sociais indispensáveis, como a garantia do acesso à cidadania. Logo, é notório que a omissão do Estado perpetua a invisibilidade da documentação pessoal no Brasil.

Por conseguinte, estabelece-se a isenção de direitos democráticos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, existem 2,94 milhões de brasileiros sem registro de nascimento. Partindo de tal pressuposto, a falta da posse da certidão acarreta numa desigualdade socioeconômica, visto que sem ela há uma privatização de outros documentos civis que servem principalmente para o cidadão possuir acesso a direitos e benefícios sociais essenciais para à sua convivência na sociedade, como saúde, educação, trabalho e até mesmo auxílios governamentais. Portanto, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, deste modo, que é mister a atuação governamental na invisibilidade de registro civil no Brasil. Assim, cabe ao governo – responsável pela efetivação dos direitos constitucionais na sociedade –, por meio de campanhas, conscientizar a população com informações que esclareçam a importância do documento civil, a fim de possibilitar o exercício da cidadania e a dignidade do cidadão.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá!! Boa tarde!!

    Um tema frequentemente visto em nosso país, mas tão pouco dito pelos meios de comunicação. Gostei da abordagem, Matheus!

    Você abordou bem os pontos fracos da temática, bem como suas defesas foram bastante esclarecedoras. Pra falar a verdade, encontrei poucos pontos para poder corrigir.

    1º: Antes de mencionar uma sigla, é preciso colocar o nome por extenso. Por exemplo: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. Por mais que a sigla seja de grande conhecimento, algumas pessoas podem desconhecer. Além disso, é regra. Antes de sigla, incluir a nomeação por inteiro.

    2º Sua conclusão: Ela foi o menor parágrafo de todos. Menor do que a introdução e seus desenvolvimentos, portanto achei sua finalização escassa. Faltou incluir mais soluções e teve brecha para incluir o papel de alguns órgãos frente à problemática, sabe?

    No mais, seu texto ficou muito bom e organizado. Avante!

    • 0
  2. Nota: 900

    Corrigi com base nessa estrutura:

    Introdução:
    Repertório/contexto + apresentação do tema + tese + fechamento

    Desenvolvimento:
    Conectivo + tópico frasal + repertório + causa + consequências + fechamento do parágrafo

    Conclusão:
    Conectivo + tema + agente + ação + modo/meio + finalidade + fechamento + retoma a tese

    Erros nas competências:

    Competência 1: 4
    Competência 2: 0
    Competência 3: 3
    Competência 4: 4
    Competência 5: 0

    • 0
  3. Vamos lá 😁:
    Primeiro, parabenizar pela defesa dos argumentos, muito coerente 👏👏👏
    O que poderia ser melhorado, na minha opinião (Obs: não sou especialista):
    Na Introdução: ótima alusão; porém na contextualização do tema: acredito que poderia melhorar: exemplo:
    Lamentavelmente, entre eles, a invisibilidade social, a partir da ausência de registro civil representa …..

    No D1, a parte: nebulosidade do registro civil, acho que poderia usar outras palavras, mas do mais está excelente.

    No D2: ótimo

    Conclusão:

    Depreende-se, deste modo, que é mister a atuação governamental na invisibilidade de registro civil no Brasil. Assim, cabe ao governo (agente [✓]), por meio de campanhas (meio[✓]), conscientizar a população com informações que esclareçam a importância do documento civil (ação [✓]), a fim de possibilitar o exercício da cidadania e a dignidade do cidadão(finalidade [✓]).
    Logo, faltou o detalhamento, o que você poderia ter feito simplesmente acrescentando um detalhamento ao agente, depois de: “cabe ao governo – responsável pela efetivação dos direitos constitucionais na sociedade -, ……

    Continue nessa linha de escrita, pois tá muito bom!

    • 0
  4. O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira, em 1889, adaptou o lema positivista “Ordem e Progresso” não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação que, no contexto hodierno,(VIRGULA SEM NECESSIDADE) enfrenta significativos estorvos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, entre eles, a invisibilidade de registro civil/ representa uma antítese -ESSA PARTE FICOU SEM COERENCIA<EU COLOCARIA -…CIVIL VAI DE ENCONTRO COM à máxima do símbolo nacional, uma vez que tal postura resulta na desordem e no retrocesso do desenvolvimento social. Esse lastimável panorama é calcado na inoperância estatal e possui como consequência a exclusão democrática.

    OS DESENVOLVIMENTOS FORAM MUITO BEM CONSTRUIDOS,AS ARGUMENTAÇOES ESTAO CLARAS E JUSTIFICADADS.APENAS ALGUNS ERROS DE VIRGULA<MAS ESSES PARAGRAFOS FICARAM MUITO BONS<SAO OS PONTOS FORTES DO TEXTO.

    Depreende-se, deste modo, que é mister a atuação governamental na invisibilidade de registro civil no Brasil. Assim, cabe ao governo(AGENTE ), por meio de campanhas, conscientizar a população com informações que esclareçam a importância do documento civil, (ACAO)a fim de possibilitar o exercício da cidadania e a dignidade do cidadão(OBJETIVO).
    FALTOU O DETALHAMENTO e O MEIO.

    isso aqui são apenas sugestões, não sou profissional, visto o que eu coloquei sugiro que tentar rever o restante do seu texto, quero destacar que você escreve muito bem e aparenta ter uma ótima bagagem de conhecimentos de mundo, continue treinando a prática é uma ótima aliada da aprovação, espero ter ajudado.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.