Iniciante

[ENEM 2021] Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil.

  • 1

Platão, em seu livro “A República”, cita a Alegoria da Caverna, no mito, pessoas estão acorrentadas em uma caverna tendo acesso, apenas, às sombras projetadas nas paredes, o que acreditam ser o mundo real. Da mesma forma, a invisibilidade aliada ao registro civil negligenciam a garantia de acesso à cidadania no Brasil, evento silenciado pela população, acorrentando-os à uma realidade inventada. Todavia, o problema torna-se difícil de ser sanado com ausência de apoio governamental e visão deturpada da sociedade.

Em primeira análise, a ausência de apoio por parte do governo dificulta a solução do problema. Zygmunt Bauman, em seu livro “Globalização _ as consequências humanas”, retrata como a globalização afeta as relações interpessoais e amplia as desigualdades. De fato, as desigualdades sociais, econômicas e morais são agravadas sem um apoio adequado governamental, a cidadania é um direito de todos e deve ser respeitada, garantir tal ato é indispensável para diminuir a invisibilidade e ampliar o acesso à bens básicos, como saúde, moradia e educação.

Outrossim, a visão social deturpada é um entrave no que tange a problemática. George Shaw, grande pensador, defendia que a evolução apenas é possível com uma mudança, porém, aqueles que não modificam suas mentes, não modificam nada. Portanto, evidencia-se a necessidade de que a sociedade modifique sua mente para alterar sua visão, afinal, há tantas lutas atualmente pela igualdade de direitos, gênero, cor e afins, mas há ausência de lutas que garantam acesso à cidadania, o que torna necessário alimentar a percepção humana sobre direitos básicos.

Ademais, é indispensável intervir sobre o problema. De tal modo, cabe ao Governo, juntamente com mídias sociais _ grandes difusoras de informação com amplo acesso _, incentivar o conhecimento sobre cidadania e importância do registro civil entre indivíduos de todas as classes, dispondo informações em sites e expondo-os por meios convencionais, como televisores e rádios, findando uma diminuição das desigualdades e da invisibilidade social. Somente assim será possível que saiamos da caverna e possamos pôr em prática direitos e acessos que nos são necessários e primordiais.

Compartilhar

3 Correções

  1. Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil.
    Platão, em seu livro “A República”, cita a Alegoria da Caverna, no mito, pessoas estão acorrentadas em uma caverna tendo acesso, apenas, às sombras projetadas nas paredes, o que acreditam ser o mundo real. Da mesma forma, (1 invisibilidade aliada ao registro civil negligenciam a garantia de acesso à cidadania no Brasil, evento silenciado pela população, acorrentando-os à uma realidade inventada. Todavia, o problema torna-se difícil de ser sanado com ausência de apoio governamental e visão deturpada da sociedade.)
    1 – INTRODUÇÃO MUITO BOA, TESE E ARGUMENTOS EXPLÍCITOS.

    (1Em primeira análise, a ausência de apoio por parte do governo dificulta a solução do problema). Zygmunt Bauman, em seu livro “Globalização _ as consequências humanas”, retrata como a globalização afeta as relações interpessoais e amplia as desigualdades. De fato, as desigualdades sociais, econômicas e morais são agravadas sem um apoio adequado governamental, a cidadania é um direito de todos e deve ser respeitada, garantir tal ato é indispensável para diminuir a invisibilidade e ampliar o acesso à bens básicos, como saúde, moradia e educação.
    1 – SENTI QUE ERA MELHOR TER ENCAIXADO O TEMA DE ALGUMA FORMA EM SEU TÓPICO FRASAL;
    2 – VC NÃO FALOU SOBRE REGISTRO CIVIL, FALOU SOBRE DIREITO DE ACESSO À CIDADANIA E ABORDOU UNS EXEMPLOS, MEIO QUE TANGENCIOU O TEMA.

    (2/1 Outrossim, a visão social deturpada é um entrave no que tange a problemática.)George Shaw, grande pensador, defendia que a evolução apenas é possível com uma mudança, porém, aqueles 3que não modificam suas mentes, não modificam nada. Portanto, evidencia-se a necessidade de 3que a sociedade modifique sua mente para alterar sua visão, afinal, há tantas lutas atualmente pela igualdade de direitos, gênero, cor e afins, mas há ausência de lutas que garantam acesso à cidadania, o que torna necessário alimentar a percepção humana sobre direitos básicos.
    1 – O CERTO SERIA: OUTROSSIM, EM SEGUNDO PLANO
    2 – SENTI O MESMO PROBLEMA DO D1 SOBRE O TÓPICO FRASAL
    3 – CUIDADO COM O QUEÍSMO
    4 – AQUI VC FEZ A MESMA COISA, NÃO FALOU SOBRE REGISTRO CILVIL, TANGENCIOU O TEMA.

    1Ademais, é indispensável intervir sobre o problema. De tal modo, cabe ao Governo, juntamente com mídias sociais _ grandes difusoras de informação com amplo acesso _, incentivar o conhecimento sobre cidadania e importância do registro civil entre indivíduos de todas as classes, dispondo informações em sites e expondo-os por meios convencionais, como televisores e rádios, findando uma diminuição das desigualdades e da invisibilidade social. Somente assim será possível que saiamos da caverna e possamos pôr em prática direitos e acessos que nos são necessários e primordiais.
    1 – CONJUNÇÃO ERRADA
    5 ELEMENTOS VÁLIDOS

    C1 – 200
    C2 – 80
    C3 – 120
    C4 – 160
    C5 – 200
    820

    • 1
  2. Olá, Sabrina. Vou tentar corrigir sua redação. Espero que goste…
    1) Existe algumas vírgulas empregadas de forma errada.
    2) Você adentra totalmente no tema, cita as palavras chave e tem repertório sóciocultural.
    3) Está aí o grande pecado da sua redação. Eu achei a sua argumentação “razão”. Por você fazer as citações, poderia buscar exemplos, dados, etc… Para enfatizar melhor sua idéia.
    4) Bom emprego de conectivos.
    5) Sua proposta está presente todos os itens necessários.
    Segue sua nota:
    C1: 160
    C2: 200
    C3: 120 (pode ser 160 também. Vai depender do corretor)
    C4: 200
    C5: 200.
    Total:880

    • 1
  3. Platão, em seu livro “A República”, cita a Alegoria da Caverna, no mito, pessoas estão acorrentadas em uma caverna tendo acesso, apenas, às sombras projetadas nas paredes, o que acreditam ser o mundo real. Da mesma forma, a invisibilidade aliada ao registro civil negligenciam a garantia de acesso à cidadania no Brasil, evento silenciado pela população, acorrentando-os à(a) uma realidade inventada. Todavia, o problema torna-se difícil de ser sanado com (a) ausência de apoio governamental e (a) visão deturpada da sociedade.

    Em primeira análise, a ausência de apoio por parte do governo dificulta a solução do problema. Zygmunt Bauman, em seu livro “Globalização _ as consequências humanas”, retrata como a globalização afeta as relações interpessoais e amplia as desigualdades. De fato, as desigualdades sociais, econômicas e morais são agravadas sem um apoio adequado governamental, a cidadania é um direito de todos e deve ser respeitada, garantir tal ato é indispensável para diminuir a invisibilidade e ampliar o acesso à(“a” ou “aos”) bens básicos, como saúde, moradia e educação.

    Outrossim, a visão social deturpada é um entrave no que tange a problemática. George Shaw, grande pensador, defendia que a evolução apenas é possível com uma mudança, porém, aqueles que não modificam suas mentes(“,”não separa sujeito e verbo) não modificam nada. Portanto, evidencia-se a necessidade de que a sociedade modifique sua mente para alterar sua visão, afinal, há tantas lutas atualmente pela igualdade de direitos, gênero, cor e afins, mas há ausência de lutas que garantam acesso à cidadania, o que torna necessário alimentar a percepção humana sobre direitos básicos.

    Vi alguns problemas de pontuação e regência, mas acho que são detalhes.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.