ENEM 2020

  • 0

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 2017, um trilhão de dólares foram perdidos mundialmente pelas consequências das doenças mentais. Desse modo, nota-se por meio disso que os transtornos mentais estão presentes na sociedade, afetando negativamente boa parte da população. Além disso, os estigmas associados a essas doenças, no Brasil, corroboram com o aumento desses dados e são gerados pela falta de informação e pelo silenciamento social.
Assim, percebe-se que a falta do ato ou efeito de conhecer, ou seja, de conhecimento, do latim cognoscere, sobre os transtornos mentais desencadeiam consequências negativas as pessoas atingidas por essas enfermidades, na medida, que não são compreendidas e nem acolhidas pelo corpo social. Dessa maneira, os quadros de doenças psiquiátricas tendem a se agravar e os enfermos tendem a adquirirem mais distúrbios e pensamentos suicidas.
Ademais, essa falta de informação juntamente com o silenciamento social sobre a questão, contribuem para a persistência do preconceito em relação às doenças mentais, pois a não discussão sobre a importância da saúde mental, da administração correta dos tratamentos e do acolhimento social faz com que os estigmas passados de que os transtornos mentais são frescura prevaleçam na sociedade contemporânea, influenciando de maneira negativa em como a sociedade brasileira lida com essa problemática.
Portanto, são necessárias medidas para combater os estigmas associados às doenças mentais. Por isso, o Ministério da Educação – responsável pela qualidade da educação no país – em parceira com as escolas deve organizar palestras e rodas de conversa abertas a comunidade, com a participação de psiquiatras e psicólogos, no período contraturno escolar, para que seja trabalhada a importância da saúde mental, do tratamento dos distúrbios mentais e do acolhimento social, além disso, para que haja a disseminação do conhecimento científico sobre as enfermidades mentais. Assim, os estigmas serão superados e os dados da OMS não serão tão alarmantes.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá
    Inicialmente gostaria de chamar atenção para o uso das vírgulas e demais pontuações. Em alguns pontos do texto, isso não foi observado. Ademais, vale ressaltar que há uma falha de coerência/ coesão no primeiro parágrafo, uma vez que vc utiliza o conectivo “desse modo”, que indica ideia de conclusão, e, num próximo período, utiliza o conectivo “além disso” não realizando a conclusão preconizada no período anterior. Segundo parágrafo vários erros de vírgula, sugiro que você se atente mais ao uso dessa pontuação. No terceiro parágrafo, vê-se que foi construído em um único período, o que coloca em cheque a progressão e uniformidade textual, sendo assim, perde-se pontos em coerência.
    No último parágrafo observa-se proposta de conclusão consistente, apesar dos erros ortográficos e da falta da retomada da ideia central do texto no primeiro período da conclusão.
    Assim sendo, suas notas seriam

    C1- 120
    C2 – ou 180 ou 200 (depende muito do corretor)
    C3 – 160
    C4 – 160
    C5 – 180

    Nota final: 800-820

    • 0
  2. Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 140/200
    Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200/200
    Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160/200
    Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200/200
    Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 200/200
    Nota final: 900

    Obs: Revise pontuação e os usos da crase. Cuide com regras gramaticais básicas, com repetições desncessárias e com o uso de expressões que tornam o texto redundante, como “desse modo, nota-se por meio disso”. Tente também demonstrar seu repertório sociocultural com pelo menos uma referência em cada parágrafo. No mais, parabéns pelo ótimo texto!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.