Iniciante

Enem 2020 – O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

  • 0

As doenças mentais são uma grande preocupação para a sociedade brasileira. No Brasil, cerca de 5% da população possui depressão, um número que, isolado, representa pouco, mas, quando associado ao tamanho da população brasileira, torna-se gigantesco. Dessa forma, é fato que o preconceito existente ao redor da saúde mental e a desinformação são as principais causas do estigma vivenciado no país.

Nesse âmbito, vale destacar que o preconceito não surge repentinamente e sim, é estruturado e enraizado na sociedade ao longo do tempo. Segundo Albert Einstein, é mais fácil desintegrar um átomo do que o preconceito. Assim, fica claro que o estigma associado às doenças mentais exigirá muito esforço coletivo para ser quebrado, uma vez que muitos recusam atendimento psicológico e psiquiátrico por considerar tais especialidades relacionadas à loucura, associando-a a algo negativo.

Ademais, a desinformação é um fator que persiste na sociedade e contribui exponencialmente para a perpetuação dos estigmas. Nesse sentido, as redes sociais que se popularizaram na atualidade são responsáveis pela maior parte das informações que chegam a maioria da população e, com a disseminação das fake news no cotidiano, a desinformação é constante. Desse modo, é indubitável que a falta de informações constitui-se um mal maior que as próprias doenças.

Destarte, é inegável que existe um tabu cercando as doenças mentais, devendo ele ser quebrado. Para isso, é preciso que as instituições governamentais em conjunto com a mídia desenvolvam estratégias para informar melhor os cidadãos e desconstruir, ao longo do tempo, visões preconceituosas, por meio de campanhas nas redes sociais bem como na televisão, como ocorre no setembro amarelo, mês da prevenção ao suicídio. Somente assim pode-se refutar a afirmação de Einstein, mitigando o preconceito e eliminando o estigma das doenças mentais.

 

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi, tudo bem? Vamos lá pra correção!

    Gostei muito do seu texto, mas é observado que você deveria ter planejado um pouco mais a forma como você trouxe seus argumentos. Vi que logo na sua introdução você apontou um dado e não colocou a fonte. Além disso, sua conclusão deveria ter sido um pouco mais detalhada para atingir os 200 pontos.

    CI – 200
    CII – 160
    CIII – 200
    CIV – 200 (todos os conectivos foram impecáveis, parabéns)
    CV – 120

    Aqui vai a dica, da próxima vez organize melhor a estrutura da sua redação fazendo um esqueleto de todos os dados necessários. Um abraço e boa sorte!

    • 1
  2. Oi espero ajudar.
    .
    Sua introdução está boa, só que vc citou um dado e não mostrou da onde ele veio.

    Seus desenvolvimentos também está bom, mas citação tem aspas. No d2 seria melhor vc colocar um dado que comprove o argumento que vc trouxe.

    Intervenção esta incompla e também usa uma proposta mais concreta, vc colocou que é preciso criar estratégias. Quais estratégias? Como? Tente ser mais real.

    C1 = 160
    C2 = 160
    C3 = 200
    C4 = 200
    C5 = 120

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.