O conceito “Cidadanias Mutiladas”, do geógrafo brasileiro Milton Santos, explicita que a democracia só é efetiva quando atinge a totalidade do corpo social. Entretanto, na contemporaneidade brasileira, observam-se desafios significativos na efetivação desse princípio, evidenciados por questões como a falta de democratização do acesso ao cinema. Essa realidade reflete tanto a inoperância estatal quanto a alienação da sociedade.
De início, vale ressaltar que a ação débil da máquina pública é um fator que dificulta a democratização do acesso ao espaço cinematográfico. Esse cenário decorre do fato de que, assim como pontuou o economista americano Murray Rothbard, uma parcela dos representantes governamentais negligencia a conservação de direitos sociais indispensáveis, como o financiamento dos ingressos para o cinema. Em decorrência dessa negligência do Poder Público, perpetuam-se as disparidades sociais – materializadas no acesso desigual ao cinema, o qual privilegia as classes que possuem condições de pagar os ingressos para as diversas sessões e exclui os cidadãos que não conseguem custear a entrada nesse espaço. Logo, é notório que a omissão do Estado contribui para a ausência da democratização da experiência cinematográfica.
Além disso, é relevante destacar que a alienação de grande parte da população também perpetua a falta de acesso democrático ao cinema. Isso acontece porque não há uma consciência coletiva voltada para a erradicação dessa problemática. Nesse contexto, conforme destaca o livro “Paradoxo da Moral”, escrito pelo filósofo Vladimir Jankélévitch, as pessoas mostram-se passivas em relação aos impasses enfrentados pelo próximo, caracterizando uma cegueira ética por parte do homem moderno. De maneira análoga, é possível identificar tal postura egocêntrica na sociedade atual, uma vez que não se mensura a importância de obras cinemáticas como Tropa de Elite e Cidade de Deus na formação cultural dos indivíduos que não têm condições de frequentar o cinema. Como consequência, mantém-se o quadro de ausência de ações sociais voltadas para a reversão desse contexto, fragilizando, assim, a isonomia presente nas relações democráticas. Desse modo, é indispensável superar essa apatia.
É evidente, portanto, a necessidade de medidas que solucionem os desafios existentes na democratização do acesso ao cinema no Brasil. Por isso, o Ministério Público – órgão responsável pela defesa dos interesses sociais – deve, por meio da fiscalização da aplicação dos poderes estatais, pressionar o Estado a investir tanto em programas que visem à isenção de cobrança dos ingressos quanto em campanhas que instruam a população acerca da importância do cinema para a cultura brasileira, a fim de facilitar e incentivar o acesso a esse espaço. Assim, o ideal do geógrafo Milton Santos será, de fato, uma realidade no país.
cvictorlemos
A) Competência 1 (norma-padrão): 200 pontos.
Estrutura sintática excelente.
Apenas dois desvios gramaticais.
B) Competência 2 (tema, adequação ao gênero textual e repertório): 200 pontos.
Abordagem completa do tema.
Texto com três partes.
O repertório é legítimo, é pertinente ao tema, e o uso dele foi produtivo (menções a Milton Santos).
C) Competência 3 (projeto de texto): 120 pontos.
O projeto de texto possui muitas falhas: o acesso ao cinema, por si só, não é um direito indispensável (o acesso à cultura, sim); além disso, você não explicou quem tem uma ‘postura egocêntrica na sociedade atual’.
D) Competência 4 (uso de mecanismos linguísticos): 200 pontos.
Há o uso de dois operadores argumentativos entre parágrafos (“Além disso” e “portanto”) e de ao menos um elemento coesivo de qualquer tipo em cada parágrafo. Também não há repetições problemáticas nem inadequações.
E) Competência 5 (proposta de intervenções): 80 pontos.
Tanto a ação quanto o efeito são pertinentes ao tema, mas o agente e, consequentemente, o detalhamento e o meio, não: não cabe ao Ministério Público essa cobrança, mas sim a outros atores sociais, como, por exemplo, a Sociedade Civil.
Nota: 800 (200+200+120+200+80).
GabrielFreittas
Análise da Redação
Pontos Positivos:
Domínio do conteúdo: A redação demonstra um bom domínio do tema, utilizando conceitos teóricos relevantes e apresentando argumentos sólidos.
Coesão e coerência: A organização das ideias é lógica e a progressão textual é fluente.
Repertório sociocultural: O uso de referências teóricas (Milton Santos, Murray Rothbard, Vladimir Jankélévitch) e de filmes como “Tropa de Elite” e “Cidade de Deus” enriquece a argumentação.
Proposta de intervenção: A proposta apresentada é clara e detalhada, com indicação do agente transformador (Ministério Público) e das ações a serem realizadas.
Desvios:
A palavra “perpetua” no desenvolvimento 2. Esta palavra é um verbo. Se pretende referir-se a um substantivo ou adjetivo, deve utilizar a forma acentuada. Forma correta: perpétua
A redação apresenta um excelente nível de escrita e demonstra um bom domínio dos conteúdos. Com as sugestões apresentadas, é possível torná-la ainda mais completa e original.
Observação: A avaliação de uma redação é sempre subjetiva e pode variar de acordo com os critérios adotados por cada avaliador. No caso, não sou um avaliador, apenas analisei conforme o que conheço.
Nota: 900 – Excelente
RossoRonaldoAmaro
A sua redação está muito boa! Ela tem muito potencial de conseguir um 1000! Mas eu recomendo você escrever isso no papel do tamanho de uma folha de redação do ENEM para garantir que o seu texto conseguiria não extrapolar as 30 linhas de redação. Se você já tinha feito isso e conseguiu encaixar tudo na folha, perfeito! Agora, se você não conseguiu, você pode colocar alguns sinônimos e simplificar algumas expressões! Por exemplo, em “Esse cenário decorre do fato de que, assim como pontuou o economista americano Murray Rothbard, uma parcela dos…” você poderia colocar “Esse cenário se deve, assim como pontuou o economista americano Murray Rothbard, por uma parcela dos…”. Além disso, tome cuidado com algumas repetições de palavras! Você não cometeu nenhuma repetição grave, mas você colocou conjugações de “perpetuar” no primeiro e no segundo parágrafos de forma que elas ficaram relativamente perto uma da outra, e “perpetua” é um verbo que tem muitos sinônimos, então um corretor que fosse um pouco mais chato e rígido talvez poderia tirar um ponto seu. Porém, lembrando, isso definitivamente não é algo que você precisa se preocupar muito, até porque, como eu disse, não foi uma repetição grave, e eu nem consegui perceber outra repetição relativamente próxima no seu texto, e isso é muito difícil quando uma das palavras chaves da frase tema é “cinema”! Parabéns!
Le.Le.Lê
Olá! Parabéns, essa é uma redação excelente, fica entre as melhores que eu já vi aqui na comunidade!
Conselho: não sei se você tem feito isso, mas lembre-se de escrever suas redações também manualmente, em um espaço delimitado como o da folha oficial do ENEM (se for essa a prova que você vai prestar), que é de 17 por 19 cm. Eu notei que você trouxe muitas informações, e é importante garantir que você não tenha nenhum estresse na hora de passá-las para a folha final.
Competências:
I: Ortografia 200
Não percebi nenhum erro de acentuação, ortografia, pontuação, regência, etc. Sua linguagem está adequada ao contexto formal.
II: Texto dissertativo-argumentativo: 200
Excelente argumentação e repertórios.
III: Coerência e projeto de texto: 200
É notável que a sua redação tem uma progressão temática fluida e que a conclusão está conectada ao começo.
IV: Coesão textual: 200
Ótimo uso de recursos coesivos e conectivos.
V: Proposta de intervenção: 200
Iniciativa bem elaborada e relacionada à discussão desenvolvida ao longo do desenvolvimento. Apresenta todos os elementos necessários (agente, ação, meio, detalhamento e finalidade).
Nota final: 1000
Acredito que você receberia uma nota muito próxima de mil. Naturalmente, um corretor oficial poderia reparar em detalhes que eu desconheço, mas seu domínio desse gênero textual é perceptível e admirável.