Iniciante

Empreendedorismo no Brasil, altos impostos e a pandemia

  • 0

CORRIGIR NO MODELO ENEM!!!!

 

Na novela “A dona do pedaço” da rede globo exibida no ano de 2019, a personagem Maria da Paz, investe em um negócio próprio como forma de sustento, alguns anos se passam e a personagem conquista uma rede de lojas tornando-se uma empreendedora de sucesso, que pôde vivenciar um processo de mobilidade social. Em paralelo, o mesmo pode ser visto na atualidade, principalmente, urbana brasileira, porem na maioria das vezes essas micro empresas não conseguem se quer sair da informalidade. Diante dos fatos é imprescindível entender como altos impostos e a pandemia atual tem enfraquecido o empreendedorismo brasileiro.

Nesse sentido, em primeiro lugar, uma grande barreira para a formalização e surgimento de pequenas empresas é representada pela elevada burocracia e impostos, com poder de regulação estatal,  que os empreendedores por vezes não conseguem arcar .Tal preceito contradiz os pensamentos do filósofo grego Aristóteles para o qual a politica do Estado  deve ser articulada para alcançar um equilíbrio social. Desta forma, se o pensamento acima for seguido é possível promover o empreendedorismo como fator comum e continuamente evolutivo.

Além disso, a mobilidade social presente no meio, tem se ausentado principalmente em função da pandemia que interferiu drasticamente no comportamento dos cidadãos e também da economia do Brasil. Segundo o site de notícias UOL a economia do país encolheu cerca de 1,59% só no mês de março. Nessa lógica a queda representa grande prejuízo para as micro empresas que em momento inicial são muito prejudicadas pela queda do mercado. Tais fatos refletem, infelizmente em muitos desafios pra o empreendedor, que para sobreviver veem se reinventando de muitas formas.

Em síntese, altas taxas de impostos e o agravamento da crise na pandemia, são os maiores desafios do empreendedorismo no brasil, para tal aspecto mudar, o governo federal juntamente com o ministério do trabalho, devem promover um enxugamento de imposto e isenção do mesmo durante o primeiro ano de funcionamento das micro e pequenas empresas, através do redirecionamento do imposto das grandes empresas, com a finalidade de incentivar os cidadãos a investir em novas empresas. A medida também levara a uma gradual recuperação da economia em sua totalidade, construindo um país onde a mobilidade social se torne mais da mera ficção.

Compartilhar

2 Correções

  1. Boa tarde, normalmente eu não corrijo desse modo mas o seu texto tem muitos erros que acredito que não foram pela digitação.

    Na novela “A dona do pedaço” [1] da rede globo[2] exibida no ano de 2019, a personagem Maria da Paz(,) investe em um negócio próprio como forma de sustento, alguns anos se passam[3] e a personagem conquista uma rede de lojas tornando-se[4] uma empreendedora de sucesso, que pôde vivenciar um processo de mobilidade social. Em paralelo, o mesmo pode ser visto na atualidade, principalmente[5], urbana brasileira, porem[6] na maioria das vezes essas micro empresas não conseguem se quer[7] sair da informalidade. Diante dos fatos é imprescindível entender como [8] altos impostos e a pandemia atual tem enfraquecido o empreendedorismo brasileiro.

    1- faltou uma vírgula
    2- faltou uma vírgula
    3- troque por ”após alguns anos”
    4- uso impróprio do gerúndio (verbos terminados em -ndo), o que torna o texto informal
    5- o uso do principalmente ficou estranho
    6- ”porém” tem acento
    7- ”sequer” é junto
    8- adicione ”os”

    Nesse sentido, em primeiro lugar[1], uma grande barreira para a formalização e [2] surgimento de pequenas empresas é representada pela elevada burocracia e impostos, com poder de regulação estatal, que os empreendedores por vezes não conseguem arcar .Tal preceito contradiz os pensamentos do filósofo grego Aristóteles [3] para o qual a politica [4] do Estado deve ser articulada para alcançar um equilíbrio social. Desta forma, se o pensamento acima for seguido é possível promover o empreendedorismo como fator comum e continuamente evolutivo.

    1- ”em primeiro lugar” é um conectivo de introdução, então ao usá-lo você deveria ou retirar o ”nesse sentido” ou acrescentar ”em segundo lugar” no D2
    2- adicione ”o”
    3- faltou uma vírgula
    4- ”política” tem acento

    Além disso, a mobilidade social presente no meio(,) tem se ausentado principalmente em função da pandemia que interferiu drasticamente no comportamento dos cidadãos e também da [1] economia do Brasil. Segundo o site de notícias UOL [2] a economia do país encolheu cerca de 1,59% só no mês de março(.) Nessa [3] lógica [4] a queda representa grande prejuízo para as micro empresas que [5] em momento inicial [6] são muito prejudicadas pela queda do mercado. Tais fatos refletem, infelizmente [7] em muitos desafios pra o empreendedor(,) que [8] para sobreviver veem [9] se reinventando de muitas formas.

    1- troque por ”na”
    2- falta uma vírgula
    3- a frase ficou muito pequena então o ideal seria adicionar uma vírgula e continuar com a próxima frase
    4- falta uma vírgula
    5- falta uma vírgula
    6- falta uma vírgula
    7- falta uma vírgula
    8- falta uma vírgula
    9- substitua por ”vem”

    Em síntese, [1] altas taxas de impostos e o agravamento da crise na pandemia(,) são os maiores desafios do empreendedorismo no brasil(,) [2] para tal aspecto mudar, o governo federal [3] juntamente com o ministério do trabalho [4], devem promover um enxugamento de imposto e isenção do mesmo durante o primeiro ano de funcionamento das micro e pequenas empresas, através do redirecionamento do imposto das grandes empresas [5], com a finalidade de incentivar os cidadãos a investir em novas empresas [6]. A medida também levara [7] a uma gradual recuperação da economia em sua totalidade, construindo um país onde a mobilidade social se torne mais da mera ficção

    1- adicione ”as”
    2- feche a frase com um ponto final
    3- agentes devem ser escritos com inicial maiúscula
    4- agentes devem ser escritos com inicial maiúscula
    5- repetição da palavra ”empresa”
    6- repetição da palavra ”empresa”
    7- ”levará” no futuro tem acento

    C1; 120
    C2; 180
    C3; 160
    C4; 120
    C5; 200

    • 2
  2. Olá, não sou tão boa na correção, Mas vou tentar ajudar o máximo.
    Primeiramente, você tem uma boa escrita e argumentou muito bem, então continue assim.
    Você tem muitos erros gramaticais como faltas de vírgulas, então tente ver aulas e ler redações nota
    1000, assim você vai melhorar.

    Você colocou bastantes conectivos que fizeram sua argumentação ficar linear, isso ajuda na C4.
    Eu só tiraria no primeiro parágrafo o “em primeiro lugar”, porque você já está usando um conectivo ” nesse sentido”.
    Sua conclusão está ok, com agente, ação, meio, detalhamento e finalidade.
    Tente colocar sempre as palavras do tema na redação, com sinônimos por exemplo, para não tangênciar o tema.

    C1 = 120
    C2 = 180
    C = 200
    C4 = 180
    C5 200

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.