Efeitos da polarização

  • 0

A polarização é como chamamos a disputa entre dois grupos que não dialogam entre si ,que se divergem em suas convicções e não estão dispostos ao diálogo. Apesar de ser um fenômeno muito falado hoje em dia, o melhor modo para entender a polarização é olhar para trás, em nosso passado como espécie.

Sabe-se que uma das estratégias mais úteis para preservar a si mesmo em tempos remotos era se juntar aa outros indivíduos e formar grupos. Com a ajuda de companheiros, era mais fácil conseguir alimentos e se proteger de predadores e adversários. Ou seja a tendência a polarização existe no próprio cérebro humano .

Esse fenômeno tem ganhado tanto destaque devido s tendências das redes sociais. Com tanta informação disponível ,são usados códigos chamados de algoritmos ,que favorecem os conteúdos e informações que se encaixam com o que nós mais consumimos. O problema é que esse processo resulta na criação de bolhas, cada indivíduo acaba tendo contato apenas com opiniões  que reforçam suas crenças e pontos de vista.

Portanto, a ideia é de romper esse ciclo com a despolarização, esclarecendo que os pensamentos rígidos entre bem e mal ou certo e errado não se aplica ao nosso mundo social e político .Indivíduos são complexos e não se encaixam nas caixas as quais a sociedade impõe .O ponto de vista depende da situação e do problema de cada indivíduo.

Compartilhar

1 Correção

  1. oi, joyce!
    sua redação possui diversos pontos de atenção.
    notei muitos erros de pontuação e gramática, mas imagino que sejam por desatenção ao digitar.
    à princípio, acredito que adquirir mais conhecimento acerca das competências do ENEM te daria um norte de como estruturar melhor o seu texto.
    sua escrita é bem autêntica e dá pra ver que você tem certo domínio no tema, mas falta repertório, e sem repertório a redação se torna quase um “achismo”.
    continue praticando, estude um pouco mais sobre a estrutura e os modelos de redação e você se dará bem!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.