A partir dos ideais de Albert Einstein, a vida seria como andar de bicicleta e, para se obter o equilíbrio, não se pode parar. Ao traçar um paralelo com a realidade atual, ao falar sobre efeitos da nova pirâmide etária brasileira, o que se obtém é o desequilíbrio, caracterizado por falhas educacionais e pela saúde precária, vivenciada por ambas as partes da pirâmide, mas principalmente pelos idosos. Assim, a população brasileira lida com diversos efeitos negativos da nova pirâmide etária, tornando imprescindível a minimização dessa realidade.
É indubitável que a educação e sua aplicação estejam entre as causas do problema. De acordo com Regina Madalozzo, do instituto Insper, conforme o número de idosos cresce, a Previdência Social vai encontrando mais dificuldades, devido ao menor número de contribuintes e maior número de pessoas que estão recebendo. Seguindo essa linha de raciocínio, é possível perceber que, no Brasil, devido a poucos jovens aptos para trabalhar, estes que serão considerados economicamente ativos no futuro, por conta da má educação que recebem, não exercerão suas funções, logo o sistema ficará desamparado e infelizmente com dificuldades. Desse modo, evidencia-se a importância do reforço da educação.
Além disso, a saúde está diretamente ligada à expectativa e qualidade de vida dos idosos. De maneira análoga, de acordo com o IBGE, até 2060 um a cada quatro brasileiros será idoso. Sem dúvidas, essa mudança evidencia o sobrecarregamento do SUS, o Sistema Único de Saúde, que já enfrenta problemas como falta de recursos, falta de médicos, grande tempo de espera, falta de leitos, e má administração, o que gera um atendimento sem qualidade e, infelizmente, prejudicial aos idosos os quais o sistema é de extrema importância. Logo, evidenciasse uma situação na qual, de forma lamentável, o idoso é passado para trás e não obtém seu amparo necessário.
Sendo assim, é inegável a necessidade da minimização dos efeitos da nova pirâmide etária brasileira. A partir disso, são imprescindíveis ações do Ministério da Educação, voltadas para a capacitação dos estudantes, através de incentivo aos estudos e mais investimentos na área. Ademais, o Ministério da Saúde deve criar projetos que incentivem a especialização dos profissionais que trabalham em sistemas de saúde, através de cursos gratuitos. Desse modo, os efeitos negativos da inversão da pirâmide etária serão evitados e obteremos o equilíbrio.
Thamirysbds
Oi, Paula! vi sua mensagem, vou te ajudar como puder. :)
INTRO
-> essa repetição “ao”, ficou um pouco estranha e não era necessária, vc poderia trocar: “ao traçar” por “traçando” ou, ainda, para evitar esse gerúndio: “Semelhante à realidade atual…”
-> tire a vírgula antes de “vivenciada”
D1
-> tire a vírgula antes de “devido ao menor número”
-> evite a repetição: “devido à diminuição de contribuintes e ao aumento dos beneficiados”
-> argumente mais sobre a questão da educação, vc disse que era mau, mas não disse nada a respeito, fez apenas uma abordagem por cima. No topico vc trouxe a ma educação como o pilar principal, então deveria falar mais sobre. Caso queria trocar o assunto pela questão da aposentadoria, reveja o topico.
D2
-> evite repetição: “ que já enfrenta problemas como a falta de recursos, médicos e leitos, bem como o grande tempo de espera dos pacientes e a má administração”
-> coloque vírgula antes de “os quais o sistema”
-> “evidencia-se”, nao “evidenciasse”
CONCLUSÃO
-> “através” não, quer dizer atravessar. Use “por meio/intermédio de”
-> faltou a finalidade de ambas as propostas. Esse “objetivo” q vc citou no final é apenas o fechamento do parágrafo.
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 160
=840
Boa sorte na entrega!
ananás
Bom dia :) ainda sou nova em correção de redação, mas vou dar o meu máximo p ajudar
Sobre a introdução e o desenvolvimento 1, achei muito bem feitos e há nenhum erro gramatical. Eles têm uma boa estrutura e cumprem suas respectivas funções. Além disso, gostei muito do repertório sobre Albert Einstein.
DESENVOLVIMENTO 2
Além disso, a saúde está diretamente ligada à expectativa e qualidade de vida dos idosos. De maneira análoga, de acordo com o IBGE, até 2060 um a cada quatro brasileiros será idoso. Sem dúvidas, essa mudança evidencia o sobrecarregamento do SUS, o Sistema Único de Saúde, que já enfrenta problemas como falta de recursos, falta de médicos, grande tempo de espera, falta de leitos, e má administração, o que gera um atendimento sem qualidade e, infelizmente, prejudicial aos idosos os quais o sistema é de extrema importância. Logo, evidenciasse [1] uma situação na qual [2], de forma lamentável, o idoso é passado para trás e não obtém seu amparo necessário.
[1] Erro gramatical: “evidencia-se”
[2] Evidenciar é um verbo transitivo direto, ou seja, ele não “pede” preposição. Troque “na qual” por “a qual”
CONCLUSÃO
> Detalhe pelo menos um dos elementos (agente, ação, modo, finalidade) e deixe-o explícito. Uma das maneiras de fazer isso é por meio de exemplos
Fora esses erros que apontei, sua redação está muuuito boa, coesa e coerente. Continue assim e você vai voar. Bons estudos.