*se possível corrigir e pontuar de acordo com as 5 competências do ENEM! obrigado!
Durante o governo de Juscelino Kubistchek o ramo automobilístico ganhou altos investimentos, consequência hoje da grande concentração de veículos nas rodovias. Logo, os acidentes de trânsito se tornaram cada vez mais frequentes, cujos necessitam de uma intervenção legislativa. Por isso, a Lei Seca surgiu como forma de conscientização popular acerca de beber e dirigir e atua diminuindo o número de acidentes e óbitos no trânsito que tenham precedentes alcoólicos.
Por certo, a aprovação de uma lei como essa causa alerta na população sobretudo nos quais dirigem algum tipo de veículo frequentemente. Ainda, marcas de bebidas alcoólicas e bares aderiram à lei conscientizando seus consumidores a não dirigir se estiverem alcoolizados. Entretanto, de acordo com o poeta Pablo Neruda: você é livre para fazer suas escolhas mas é prisioneiro das consequências. Isso aplica-se àquela parcela de pessoas que insistem pelo contrário sabendo das consequências morais e legais, pondo sua vida e de outro em risco.
Todavia, a implantação da Lei Seca provocou efeitos nos números dos acidentes de trânsito envolvendo o álcool, causando diminuição dos óbitos e de atendimentos graves em hospitais. Certamente, ainda ocorrem acidentes de trânsito com várias outras causas, as quais podemos analisar conforme uma reflexão do livro “A Sociedade do Espetáculo” de Guy Debord: um espetáculo social não condiz com a realidade vivida. Então, por mais que essa lei seja aplicada, ainda existem outras causas para cuidar.
Assim sendo, a Polícia Rodoviária Federal pode ampliar as blitz de checagem com o “bafômetro” não somente em rodovias de alto risco, minimizando ao máximo o risco de acidentes. Ainda, o Ministério Público deve continuar promovendo conscientização através das marcas de bebidas alcoólicas e da mídia em geral. Assim, espera-se que os óbitos no trânsito permaneçam em decréscimo em função da Lei Seca no Brasil e seus efeitos.
Kha
Olá, tudo bem ? Primeiramente parabéns pela redação!
Bom você conheceu alguns erros e entre és alguns graves..
Introdução: o repertório sociocultural quando é feito de alusão histórica em modo de referência, é necessário você colocar o ano do governo do JK e uma vírgula logo após isso.
Você não apresentou a sua TESE! Erro gravíssimo! E nem abordou as CAUSAS da TESE! Outro erro gravíssimo!
Você não relacionou a sua TESE ao tema pois, houve falta da TESE
D1: faltou detalhamento na argumentação, seu texto ficou muito expositivo! A transição para o repertório está correto! Mas, quando se usa uma citação como coloca (aspas “”) no início e final do repertório.
D2: a argumentação está boa! Mas você não relacionou a tese pois, não há tese (isso ocorreu no D1 também) a transição para o repertório está ótima! Faltou um pouco de explicação para comprovar o seu repertório com os seus argumentos.
Intervenção: Faltou retomada da TESE e repertório sociocultural da INTRODUÇÃO! Faltou a problematização da intervenção ex. ( Portanto medidas devem ser tomadas para resolver esse empasse/problema). Faltou 3 agentes (como, porque e por onde)
C1: demonstrar conhecimento da norma culta da língua portuguesa – 80 pontos: apresenta muitos erros de ortografia, desvios de concordância verbal e ausência de vírgulas obrigatórias.
C2: compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo – 50 pontos: não compareceu a proposta, confundiu os hacks temáticos
C3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista –
40 pontos: ideias confusas, não apresenta um ponto de vista, no caso a problemática – tese.
C4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 50 pontos: apresenta muitos conectivos, mas poderia diversificar entre as frases, por exemplo, argumentação sem base levando em consideração que não há causas problematizadas abordadas
C5: elaborar proposta de intervenção para o problema, demonstrando respeito aos direitos humanos – 50 pontos: não apresenta os cinco elementos, soluções confusas e bem genérica, faltou retomada da tese e do repertório
NOTA: 320
letícia_
Você citou a Lei Seca no lugar da tese, em consequência disso, não apresenta seu ponto de vista em relação ao tema.
Bom, vamos lá
C1: demonstrar conhecimento da norma culta da língua portuguesa – 40 pontos: apresenta muitos erros de ortografia, desvios de concordância verbal e ausência de vírgulas obrigatórias.
C2: compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo – 80 pontos: repertórios socioculturais não apresentam contextualizados.
C3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista –
40 pontos: ideias confusas, não apresenta um ponto de vista, no caso a problemática – tese.
C4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 120 pontos: apresenta muitos conectivos, mas poderia diversificar entre as frases, por exemplo.
C5: elaborar proposta de intervenção para o problema, demonstrando respeito aos direitos humanos – 80 pontos: não apresenta os cinco elementos, soluções confusas e bem genérica.
Nota: 360
C1= 160 demostrou bom domínio da norma culta da língua portuguesa.
C2 = 200 compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
C3= 190 selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
C4 = 160 demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
C5 = 140 elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
TOTAL: 850
Considerações: A redação esta muito boa, mas falta algumas pontuações e tem muita repetição da palavra “lei” seria o ideal se pudesse articular melhor e utilizar menos. Outro ponto que poderia haver uma melhora
é na sua proposta de intervenção, ela ficou limitada ao senso comum e não houve um bom mecanismo linguístico.