Educação nos presídios no século XXI

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Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, há a retratação de uma sociedade perfeita, onde essa se padroniza pela ausência de problemas. Contudo, ao observar a realidade cotemporânea, nota-se que o exposto de More apresenta um equívoco, já que os poucos investimentos da educação nos presídios concluem-se como empecilhos para a efetivação do plano do autor. Nesse viés, convém avaliar os frutos dessa questão, que mescla conflitos entre as áreas governamental e social.

Primordialmente, faz-se necessário citar a falta de aplicabilidade das leis como sedo um fator fomentador da problemática. Segundo a Constituição Federal Brasileira, é dever do Estado promover à população, entre outros aspectos, bem-estar e educação. Entretanto, contradizendo a teoria legislativa, esses direitos acabam sendo negligenciados pelo setor estatal, tendo os presidiários como um dos afetados por isso. Paralelamente, de acordo com o site Brasil.gov.br, apenas um em cada dez dos detentos participa de atividades educacionais nos presídios. Nessa perspectiva, é indubitável que essa postura governamental é prejudicial.

Ademais, os conflitos da educação nas prisões encontram forma de expansão na mente individualista da sociedade. Na obra “Modernidade Líquida”, Zygmunt Bauman infere que a pós-modernidade é fortemente influenciada pelo individualismo. Em virtude disso, há, como consequência, a falta de empatia, pois, para compreender problemas coletivos, é importante deixar de olhar apenas para si. Essa liquidez que influi a respeito da educação nas prisões no século XXI coíbe sua resolução, uma vez que a população desacredita que esse seja um problema real, não dando verdadeira importância para essa realidade.

Portanto, a fim de mitigar os efeitos desse fato, medidas devem existir. Para que isso ocorra, urge que o Ministério da Educação realize palestras com educadores, bem como entrevistas com presidiários. Tais ações devem ser transmitidas via “web” e publicadas nas redes sociais do órgão supracitado, objetivando alcançar um maior público e trazer mais lucidez acerca da educação nos presídios na atualidade. Dessa maneira, talvez, seja promulgado o plano proposto pelo autor Thomas More.

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4 Correções

  1. olá, boa noite!
    gostei demais da tua redação, mas queria te atentar a alguns pontos:
    coloca mais algumas referências relacionadas ao teu ponto de vista e opinião. presta um pouco mais de atenção e se dedica um pouco mais a conclusão, coloca uma proposta de intervenção mais forte e direta.
    no geral, tua redação está muito boa, terias uma média de 880-920.
    boa sorte!

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  2. seu tecto ficou muito bom,parabéns.Entretanto,senti falta de algumas coisas como:
    1-é sempre recomendável que você cite os dois argumentos na introdução,pois assim você conseguiria retomar esses ao longo da dissertação.
    2-Não prejudicou sua redação mas tente evitar o gerundismo(repetição de gerúndio,opte pela voz passiva sintética)
    tirando isso sua redação foi praticamente impecável

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  3. Antes de tudo, Dani, gostaria de elogiar a foto do Jimin no seu perfil!
    Olha, sua redação está maravilhosa! Não encontrei erros grandes e os pequenos contei apenas um! No segundo parágrafo você esqueceu da letra N em “seNdo”. Somente isso.
    Seu texto é coerente, coeso, cheio de elementos coesivos inter e intra-parágrafos, argumentos consistes e fortes durante toda a dissertação.
    Contudo, gostaria de te atentar para a conclusão: é uma conclusão sucinta e objetiva, mas que esquece de pontuar algumas coisas, como por exemplo:
    1- Quais ações devem ser transmitidas via web? As palestras ou as entrevistas?
    2- É interessante você relembrar o plano do Thomas More, porque o leitor pode ter se perdido no texto. Acontece!
    Para quem- ?
    Como deve ser feito – Através de palestras. Sugiro você dar mais atenção às medidas que serão tomadas, pois os corretores consideram palestras um assunto muito batido. A criação de leis e políticas públicas é uma boa! Mas, caso prefira, não tem problema! :)

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  4. Ficou boa, clara e objetiva! Só faltou mais conhecimento sociocultural, citações ou dados, algo que defenda seu ponto de vista e que confirme ( perderia um pouco na competência 3 e 4) tente decorar citações ou citar dados que possa ter nos textos motivadores!
    Assim sua redação ficaria perfeita, parabéns!!

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