No filme ” Um sonho de liberdade”, um dos presidiários não conseguiu concluir o ensino médio, porém, com a ajuda e ensino do personagem principal, na cadeia, ele estuda e consegue concluí-lo. Fora das telas, o filme incentiva uma discussão a respeito da importância da educação nos presídios brasileiros no século XXI. Nesse ponto, é preciso refletir sobre a formação educacional deficitária dos detentos antes do cárcere e também sobre o impacto positivo que o ensino terá na ressocialização dos indivíduos após o cumprimento da pena.
A priori, cabe destacar a defasagem educacional que grande parte da população carcerária possui. Segundo dados da pesquisa do Governo Federal, realizada em 2012, cerca de 66% dos encarcerados não concluiu o ensino fundamental e, dos que concluíram, menos de 8% terminaram, também o ensino médio. Tais dados demonstram que é necessário direcionar um olhar mais humano para o ensino nos presídios, já que a maioria dos detentos não teve acesso a ele na época devida. Portanto, a educação nos presídios configura-se como uma medida de diminuição das desigualdades anteriores à detenção.
A posteriori, outro ponto que merece destaque é o benefício que o aprendizado trará para os detentos após o cumprimento da pena. Em uma reportagem da BBC News, nos presídios holandeses em 2018, é mostrado que eles investem na reabilitação dos presidiários, para que estes tenham uma fonte de renda e não voltem a praticar crimes após a soltura; essa prática deu resultado, posto que, a maioria das penitenciárias da Holanda foi fechada por falta de habitantes. A reportagem denota como medidas de reabilitação educacional são lucrativas, tanto para os indivíduos quanto para o próprio governo do país que, por investir na educação, não precisará mais gastar tanto dinheiro na manutenção de muitos complexos prisionais. Sendo assim, as medidas holandesas podem e devem ser replicadas em outros países, como o Brasil.
Diante dos fatos apresentados, cabe ao Ministério da Educação realizar, por meio de parcerias com o Poder Judiciário, reformas nos presídios para que eles possam receber escolas e bibliotecas, onde os detentos irão aprender, as reformas poderão ser feitas pelos próprios presidiários, já iniciando sua reabilitação. Além disso, o Poder Judiciário pode, por meio de palestras, mostrar ao Poder Executivo municipal como a educação carcerária é importante para a cidade, para que eles passem a investir mais nela, o investimento pode ser o envio de livros e professores voluntários. Assim, o que foi retratado no filme ” Um sonho de Liberdade” poderá ser visto com mais frequência na vida real.
Thaiane
Sua introdução ficou perfeita! Bem estruturada, a tese está clara e a contextualização ficou mto boa
Seus parágrafos de desenvolvimento estão mto bem estruturados, a reportagem e os dados ajudaram mto a embasar a sua opinião e não apresenta desvios gramaticais
Na sua conclusão, senti falta da finalidade, mas o restante ficou ótimo
Sua escrita está excelente, certamente você tirará 1000 na redação do Enem
Nota: 1000 (nem tinha como ser diferente, parabeeeens)
gaabssyll
Achei perfeita a redação, pois apresentou todos critérios do enem e uma ótima proposta de intervenção! Acredito que sua nota iria varias de 900 a 1000 pontos.
Aprensentou uma ótima introdução citando uma produção cinemática com o tema da redação e sustentou essa argumentação até o final com a proposta de intervenção.
PARABÉNS!!!
0Leidiane
Oi boa tarde, que redação linda, gostei muito!!!!….
===============================
Sobre sua introdução: ficou muito boa, trouxe um contexto bem conectado com o tema, parabéns, e soube apresentar bem as causas, ficaram todas bem clara na tese !!!.
===============================
Sobre seus desenvolvimentos: o primeiro desenvolvimento foi muito bem apresentado, falo muito bem da causa e soube apresentar provas, ficou muito bom!!!…
.
No segundo desenvolvimento: trouxe uma reportagem que se encaixou muito bem no seu texto, parabéns também ficou muito bom.
===============================
Sobre sua conclusão: já na sua conclusão ficou meio confuso isso de poder judiciário, você poderia rever outros agentes fica aí minha sugestão, boa sorte!