Desde o início da Revolução Técnico-Científico-Informacional, as tecnologias começaram a ultrapassar as barreiras de uso militar e industrial e passaram a, gradualmente, fazer parte do cotidiano da população. Já nos primeiros anos do século XXI, coisas inimagináveis décadas atrás, como smartphones e computadores portáteis, são comuns. Inevitavelmente, a tecnologia também atingiu a educação e já reflete suas influências nos ambientes escolares e na relação professor-aluno.
Em primeiro plano, o advento tecnológico atingiu as famílias e relações interpessoais, facilitando o contato com parentes distantes, por exemplo. Contudo, quase duas décadas depois, grande parte das crianças e adolescentes possuem acesso irrestrito à internet, dedicando horas do seu dia a jogos online, uso de redes sociais e vídeos de entretenimento. Apesar da enorme mudança comportamental, o corpo humano continua a funcionar da mesma forma que há 20 anos, e a quantidade demasiada de dopamina liberada no cérebro pelo uso contínuo de tecnologia segue sendo prejudicial, uma vez que diminiu a concentração e a vontade de realizar tarefas pouco prazerosas, como estudar e ler.
Além disso, a tentativa de muitos países desenvolvidos de incluir a tecnologia nas salas de aula, disponibilizando um laptop por aluno, se mostrou ineficaz para o aprendizado. É o que mostra a ação do governo americano ao retirar os aparelhos das salas de aula no ano de 2007. Partindo desse ponto de vista, fica claro que crianças e adolescentes não possuem o discernimento necessário para extrair apenas benefícios de seu acesso à tecnologia. Por outro lado, pais, professores e adultos responsáveis, podem ser um meio seguro pelo qual o aluno a usa. Ademais, a internet pode ser usada a favor dos professores e profissionais da educação, possibilitando cursos à distância.
Dessa maneira, é necessário que o advento tecnológico seja utilizado em prol dos alunos e com a supervisão dos professores. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação, em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação, promover, por intermédio da plataforma do Inep, cursos voltados aos profissionais da educação básica, a fim de que aprendam como exercer o uso correto dessa ferramenta, beneficiando a relação professor-aluno e aumentando o aprendizado. Assim, a Revolução Técnico-Científico-Informacional será melhor aproveitada pelas instituições de ensino e pelos cidadãos que ali se desenvolvem.
Jujuggomes
1- Bom domínio da modalidade escrita formal da lingua portuguesa, mas com algumas inadequações > 160
2- Bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, mas procure elaborar mais sua redação > 160
3- Está faltando algumas informações e fatos > 160
4 – O texto é pobre em repertório sociocultural > 80
5 – Excelente proposta de intervenção > 200
Nota Final: 760 ( Continue estudando e não desista de seus sonhos e o 1000 vem ) <3
[email protected]
Acredito que você trouxe um bom repertório referente a esse tema, porém na segunda oração da sua introdução a falta de determinadas palavras prejudicou o entendimento do leitor. Contudo, você desenvolve bem as suas ideias, além do mais sua conclusão está perfeita pois atende os cinco elementos e ainda retoma o repertório da introdução o que mostra que você tem um bom planejamento!!
Notas por competência
C1 160
C2 200
C3 200
C4 140
C5 200
Geral : 900
Parabéns!!!!
Bethânia
Na introdução vc trás teses a favor da tecnologia, já no desenvolvimento vc contrária esse contexto, seria de grande importância você se posicionar em relação aos argumentos para melhor compreensão do seu ponto de vista.
Sua conclusão está ótima, atende todos os requisitos necessários!!!
Laisa Teixeira
Oi, Bethânia! Obrigada por corrigir minha redação! Poderia, por favor, especificar por que eu trago teses a favor da tecnologia, mas as contrario no desenvolvimento?
A minha tese é: a tecnologia também atingiu a educação e já reflete suas influências nos ambientes escolares e na relação professor-aluno. Acredito ter desenvolvido esses assuntos.
O restante da introdução é a contextualização…
Pode me explicar melhor teu ponto de vista? Muito obrigada!
reness0
Sua redação já apresenta boas características de um gênero dissertativo argumentativo. Porém, peca em alguns fatores, por exemplo:
1. Ausência de recursos coesivos após períodos.
“fazer parte do cotidiano da população. Já nos primeiros anos do século XXI ” Para substituir esse já, podia colocar, por exemplo: Hodiernamente ou Na contemporaneidade.
2. Ausências de fontes para dados no texto.
” Contudo, quase duas décadas depois, grande parte das crianças e adolescentes possuem acesso irrestrito à internet, dedicando horas do seu dia a jogos online, uso de redes sociais e vídeos de entretenimento. ” Seria interessante que você comprovasse isso com algum dado do cotidiano, para pontuar melhor na competência 3.
Pontos positivos
– Na introdução você mostrou ter um repertório citando a Revolução Técnico-Científica-Informacional.
– A respeito da estrutura do texto dissertativo argumentativo, você está indo muito bem.
– A sua conclusão é impecável, atende todos os requisitos necessários
Nota:
C1 – 160
C2 – 200
C3 – 160
C4 – 120
C5 – 200
NOTA: 840