A educação domiciliar ou “homeschooling” é uma modalidade de ensino em que os pais ou tutores responsáveis assumem o papel de professores dos filhos. Ademais, este fenômeno tem tomado espaço na realidade brasileira, tendo em vista a ocorrência de sua regulamentação em 2019 no Governo Bolsonaro. Isso demonstra a importância da democratização do conhecimento acerca dos sucessos que essa modalidade pode trazer para as crianças e jovens, seja pelo fortalecimento das relações familiares ou do ensino moral adequado às crianças.
Em primeiro lugar, a educação domiciliar proporciona significativamente o fortalecimento das relações familiares das crianças com os pais e irmãos. Uma vez que a permanência da criança no lar garantirá a continuidade da relação construída desde o seu nascimento. Consoante a isto, a psicologia moderna apresenta estudos que afirmam que o processo educacional se inicia antes da criança ser capaz de formar as primeiras sílabas e palavras, porque já no berço ela é capaz de observar e absorver o que acontece ao seu redor. Essa continuidade de laços através da educação domiciliar irá proporcionar a construção de um lar harmônico e a formação de melhores cidadãos para sociedade, uma vez que esta realidade já é vivenciada pela criança no lar.
Em Segundo Lugar, o “homeschooling” permite no espaço doméstico uma melhor afirmação de valores, crenças e visão de mundo adequada às crianças. Este fato permite a pluralidade no ensino dos menores através da liberdade dos pais de ensinarem ao seus filhos, além dos conteúdos de materiais didáticos, os seus valores e crenças garantindo uma melhor associação na mentalidade da criança dos dois assuntos. Desta forma, a Associação Nacional de Educação Domiciliar afirma que o ensino tradicional é “conteudista” e isto não seria positivo para a criança. Com isso, a função dos pais deve sobrepujar o ensino tradicional, através do treinamento dos seus filhos para o aprendizado de conteúdos programáticos integrados aos valores morais como a empatia e respeito, que são essenciais para a formação de um cidadão.
Portanto, a Educação Domiciliar permite a continuidade e o fortalecimento dos laços familiares e a integração completa do ensino moral e dos conteúdos programáticos para formação de crianças que executem futuramente a plena cidadania. Para isso é necessário que o Ministério da Educação e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direito Humanos desenvolvam dispositivos que garantam proporcionem aos pais que optarem por esse ensino, recursos como materiais e livros que viabilizem o ensino dentro dos lares, através da destinação de recursos financeiros para que família de baixa renda tenham as condições necessárias para ensinarem seus filhos da melhor forma, afim de que todos tenham a oportunidade de fazerem parte no processo de aprendizado de seus filhos.
Peço se possível que façam a correção com base nas competências do ENEM e que atribuiam uma nota para cada uma. GRata!
Cristinajulia389
Na introdução eu colocaria a tese na última frase pra quando lermos já saber o que será dito no desenvolvimento, no desenvolvimento um eu colocaria uma base ou dados pra melhorar sua nota mesmo e no segundo também, até mesmo para que haja melhor entendimento do leitor, na conclusão eu leria com mais ânimo se tivesse maior detalhamento direto e uma frase no final fechando seu texto deixando claro sua opinião