Iniciante

Educação, causa de transformação social.

  • 1

          Atualmente a educação é tida como algo fundamental e meio pelo qual se atinge a evolução pessoal e consequentemente social. Ressalta-se que o termo educação inclui além da educação formal que é aquela realizada em estabelecimentos de ensino, a educação informal que é aquela à qual todo indivíduo é submetido desde os primeiros anos de vida.

          Muito se fala que a educação se tratada com atenção especial e estimulada trará vários benefícios sociais como por exemplo a redução da criminalidade, fato que incontestavelmente é verdadeiro. Porém, não se deve esquecer que não são apenas as pessoas com baixo nível de escolaridade que cometem crimes. Como é de conhecimento comum a prática de crimes também está presente nas altas classes sociais, constituídas por indivíduos que apesar de terem tido uma boa educação formal alguns deles cometem infrações penais conhecidas como “crimes do colarinho branco”.

          Tal fato realça que a educação vai muito além do que aquela transmitida em escolas e universidades, evidenciando a importância da educação informal. Pode-se dizer que é por meio da educação informal normalmente exercida pelo meio social em que o indivíduo vive, que são transmitidos os valores éticos e morais, elementos fundamentais na formação de um cidadão consciente de seus direitos e deveres.

          Verifica-se que quanto ao quesito educação a nação brasileira se mostra deficitária, fato que é causa de inúmeros problemas sociais. É necessário que se valorize mais a educação informal que aliada a formal dá ao indivíduo condições de vida digna. É imprescindível também que a educação por estar prevista na Constituição Federal de 1988 como um dos direitos sociais seja oferecida a todos sem distinções de qualquer natureza pelo Poder Público.

Compartilhar

1 Correção

  1. Bom dia, Lucas. Tudo bem?
    Amigo, a sua redação possui muitos argumentos bons, porém temos de colocar os assuntos na estrutura dissertativo-argumentativo do ENEM. Sugiro que você veja algumas videoaula dela. O seu texto ele é dissertativo, porém, em sua maioria, há, ao invés de uma argumentação, uma exposição o que pode acarretar uma grande desfalque na competência 2. Por exemplo a sua introdução a qual é tomada de exposição. Lembre-se de que o Enem sempre irá trazer uma situação que devemos problematizar. A falta de conectivos deixa o seu texto bagunçado e sem fluidez, você precisa reler várias vezes para notar a ideia que você está ligando.
    Além disso, a sua proposta de intervenção, conforme a cobrança do Enem, não existe. uma vez que falta o agente claro e explícito. é evidente que precisamos valorizar, mas no seu texto, quem vai fazer isso? o quê vai fazer? como? para qual finalidade e, por fim, qual é esse detalhamento.
    Para finalizar, coloque o seu “juízo de valor” na introdução, o corretor precisa ler e notar a sua opinião. Coloque seu texto na estrutura dissertativo-argumentativo do Enem que irá alavancar a sua nota! Parabéns!!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.