Durante a pandemia de Covid-19 – ocorrida no ano de 2020 – muitas escolas tiveram que adaptar a EAD (educação a distância) como formato de ensino. No entanto, devido a má estrutura e falta de verbas não foi possível a acessibilidade deste formato com qualidade para os alunos. Neste contexto é imprescindível combater os desafios da educação a distância no Brasil, garantindo o acesso dos estudantes, combatendo a falta de investimento e mentalidade social ligada a sensação de superioridade.
Primeiramente, é importante ressaltar que segundo a declaração universal dos direitos humanos – promulgada em 1948 – assegura a todos os indivíduos o direito a educação. Em contraponto, a falta de investimento na educação a distância tornou inacessível e precário seu acesso para os estudantes, tal fato é prejudicial pois a educação é crucial para a formação do indivíduo podendo garantir a ascensão social.
Ademais, a mentalidade social ligada a sensação de superioridade é um entrave que tange ao problema. Segundo Chimamanda Adichie “A mudança do status-coa – estado das coisas – é sempre penosa”. Tal perspectiva aponta para o preconceito vivido por pessoas que praticam cursos através do EAD porque existe uma limitação de pensamento por parte da sociedade que visualiza como um ensino precário e mal estruturado, porém, verifica-se um bom ensino quando bem investido capaz de alcançar estudantes independentemente da idade, localidade e se é ou não trabalhador. Essa alternativa pode tornar a educação mais democrática e acessível, formando bons profissionais.
Portanto, o Estado deve destinar verbas para investir na educação a distância em todas as escolas e faculdades públicas brasileiras, afim de garantir o investimento educacional. Tal ação pode ainda ser divulgada por perfis em redes sociais, podendo alcançar o maior número de pessoas, democratizando assim a educação. Paralelamente é preciso intervir a respeito da mentalidade social, combatendo assim os desafios da educação a distância no Brasil.
Por favor, se possível colocar nota, agradeço desde já!
GabeYabe
Olá Stefany!
Antes de mais nada, agradeço a oportunidade de poder te ajudar com os estudos, simultaneamente praticando o meu.
Sobre a minha abordagem para correção
Utilizarei um sistema de sinais gráficos acompanhados de um número, que terão a função de chamar a sua atenção para que visualize o modo como pode melhorar. Ao final de cada parágrafo, deixarei a justificativa de cada ponto que mencionei, que você pode identificar no texto com o número correspondente.
Então, pode ser que o primeiro texto com a correção, fique um pouco poluído, mas abaixo deixarei uma segunda versão com as modificações.
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Parágrafo de Introdução – objetivos: 1. apresentar o tema, 2. apresentar a tese – argumento de defesa, e 3. fechamento para retornar na conclusão.
Durante a pandemia de Covid-19 – ocorrida no ano de 2020 – muitas escolas tiveram 1. *de se* adaptar 2.*à* modalidade de ensino EAD (educação a distância). No entanto, devido a má estrutura 3.*ção* e falta de verbas*,* não foi possível 4.*proporcionar* a acessibilidade 5.*desse* formato com qualidade para os alunos. Neste contexto 6*,* é imprescindível combater os desafios da educação a distância no Brasil (tese), garantindo o acesso *aos* estudantes, combatendo a falta de investimento e mentalidade social*,* ligada a sensação de superioridade (posicionamento).
comentários primeiro parágrafo:
1. Quando você conjuga o verbo na terceira pessoa, evita erros sintáticos – sentido do texto.
2. Adiciona-se o uso da crase, pois, acompanha verbo que indica destino – Adaptar(verbo) a algo, ou alguma coisa, nesse caso a palavra “modalidade”.
3. Estava certo, no entanto o seu argumento visa um problema que permeia a educação, e é algo que não deveria ocorrer. Por isso, o seu argumento tem que trazer a força do que você quer dizer. A palavra estruturação, trás o sentido de ter que se adaptar, no mundo ideal seria somente uma transição suave para o modo de estudos, porque você argumenta a favor do investimento, inconscientemente colocando em pauta a ausência desse fator.
4. Adicionamos um verbo que indica a ação que deveria ocorrer.
5.Você estará isolado o tipo de consequência com o uso do “desse” → tipo, enquanto que “deste” como estava antes, se encaixa no sentido de posição de algo que está perto de você).
6. Isolando o cenário com a vírgula, para que o corretor se centralize.
Tese + posicionamento: defendidas durante o desenvolvimento.
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Parágrafo de Desenvolvimento 1 – objetivo: Defender o primeiro argumento (investimento na educação).
Primeiramente, é importante ressaltar que segundo a declaração universal dos direitos humanos 1.* Declaração Universal dos Direitos Humanos* – promulgada em 1948 – assegura a todos os indivíduos o direito 2. *à* educação. Em contraponto, a falta de investimento na educação a distância (problema) 3.*,* tornou inacessível e precário |seu acesso para os estudantes| 4. substitui por → essa condição ←(consequência),*.* Tal fato é prejudicial 5.*,* pois a educação é crucial para a formação do indivíduo podendo garantir a ascensão social.
comentários segundo parágrafo:
1. É redigida dessa forma, pois deve seguir as regras de uso de letras maiúsculas da gramática normativa, assim como: início de frases, nome próprio, lugares, abreviaturas, citação, periódicos e datas oficiais.
2.Adiciona-se a crase antes da palavra “Educação”, pelo fato de usarmos o artigo diante dos substantivos abstratos – Direito + Educação = dois substantivos abstratos).
3. Aqui nessa frase, você engloba dois fatores, o problema e a consequência da persistência, separamos com a vírgula pois assim você os enfatiza simultaneamente.
4. Substituindo “seu acesso para os estudantes”, para “essa condição” você consegue fechar direitinho o seu argumento trazendo a força do que você citou anteriormente, pois, tudo o que consta na “declaração”, deveria ser seguido pelo simples fato de se viver sobre a tal vigência, então você acaba ironizando um pouco, porque você utiliza um fundamento para reagir diante de um problema.
5. Note que depois de adicionar o ponto final que indica a junção do problema mais sua consequência direta, veja que quando você adiciona a vírgula após a próxima exposição argumentativa, você centraliza a importância do seu ponto de vista, fazendo com que a capacidade de persuasão seja enaltecida.
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Parágrafo de Desenvolvimento 2 – objetivo: Defender o segundo argumento (estigma social relacionado a modalidade de ensino EAD).
Ademais, a mentalidade social ligada a sensação de superioridade 1. (retomada introdução)*,* é um entrave que tange 2. *o* problema. Segundo Chimamanda Adichie “A mudança do status-coa – estado das coisas – é sempre penosa”. Tal perspectiva*,* → aponta para o preconceito vivido por pessoas que praticam cursos através do EAD←*,* porque existe uma limitação de pensamento por parte da sociedade 3.*,* que *o* visualiza como um ensino precário e mal estruturado*.* Porém, verifica-se um bom ensino*,*quando *é* bem investido *e* capaz de alcançar estudantes independentemente da idade, localidade e se é*,*ou não trabalhador. Essa alternativa pode tornar a educação mais democrática e acessível, formando bons profissionais.
comentários terceiro parágrafo:
1. Posicione a vírgula após superioridade, pois assim você enfatiza o seu segundo argumento de autoridade. Vírgulas também são utilizadas para dar ênfase. Assim, para essa técnica você deixa a parte que queira enfatizar entre vírgulas. veja um exemplo acompanhando pelas setas.
2. Adicionamos o artigo “o” para trazer aquela função de seleção. Entre tantos problemas acerca da modalidade de ensino EAD, você seleciona aqui a “Sensação de superioridade”, relacionada a ter ou não um local de ensino para se ter uma educação de qualidade.
3. Isolando que a forma de pensamento parte da sociedade, assim automaticamente você diz que é um problema persistente, pois uma sociedade não se é formada em apenas um dia.
4. Apenas algumas lacunas sem vírgula, e adicionamos alguns conectivos que fazem com que a frase tenha começo e fim.
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Parágrafo de conclusão – objetivo: retomada dos objetivos do texto, e dos parágrafos.
Portanto, o Estado deve destinar verbas para investir na educação a distância em todas as escolas e faculdades públicas brasileiras (agente), afim 1. *a fim* de garantir(repetição de palavras) *fornecer* o investimento educacional (efeito). Tal ação *,* pode ainda ser divulgada por perfis em redes sociais (modo). Podendo alcançar o maior número de pessoas, democratizando assim a educação . Paralelamente é preciso intervir a respeito da mentalidade social, combatendo assim os desafios da educação a distância no Brasil (detalhamento).
1. A grafia “A fim” é uma locução prepositiva que significa com o objetivo de, com a finalidade de, com o desejo de.
*A minha dica para conclusão é somente investir um pouco mais no detalhamento, essa parte em especial demonstra que você está realmente destemido a lutar pela educação, fazendo com leiam o seu texto, e vejam que você pode mudar as coisas pelo seu modo de pensar.*Pontos EXTRAS! =D*
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Resultado final,
Durante a pandemia de Covid-19 – ocorrida no ano de 2020 – muitas escolas tiveram de se adaptar à modalidade de ensino EAD (educação a distância). No entanto, devido a má estruturação e falta de verbas, não foi possível proporcionar a acessibilidade desse formato com qualidade para os alunos. Neste contexto, é imprescindível combater os desafios da educação a distância no Brasil, garantindo o acesso aos estudantes, combatendo a falta de investimento e mentalidade social, ligada a sensação de superioridade.
Primeiramente, é importante ressaltar que segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos – promulgada em 1948 – assegura a todos os indivíduos o direito à educação. Em contraponto, a falta de investimento na educação a distância, tornou inacessível e precário essa condição. Tal fato é prejudicial, pois a educação é crucial para a formação do indivíduo podendo garantir a ascensão social.
Ademais, a mentalidade social ligada a sensação de superioridade, é um entrave que tange o problema. Segundo Chimamanda Adichie “A mudança do status-coa – estado das coisas – é sempre penosa”. Tal perspectiva, aponta para o preconceito vivido por pessoas que praticam cursos através do EAD, porque existe uma limitação de pensamento por parte da sociedade, que o visualiza como um ensino precário e mal estruturado. Porém, verifica-se um bom ensino, quando é bem investido e capaz de alcançar estudantes independentemente da idade, localidade e se é, ou não trabalhador. Essa alternativa pode tornar a educação mais democrática e acessível, formando bons profissionais.
Portanto, o Estado deve destinar verbas para investir na educação a distância em todas as escolas e faculdades públicas brasileiras, a fim de fornecer o investimento educacional. Tal ação, pode ainda ser divulgada por perfis em redes sociais, podendo alcançar o maior número de pessoas, democratizando assim a educação. Paralelamente é preciso intervir a respeito da mentalidade social, combatendo assim os desafios da educação a distância no Brasil.
Parabéns pelo o seu desempenho! espero que tenha entendido, não deixarei uma nota, pois, creio que minha função se aplica com mais afinco quando você consegue entender claramente o quanto você foi bem, e como poderá melhorar.
Myrian
Oi, vou corrigir alguns erros que percebi na sua redação
Introdução:
Durante a pandemia da Covid-19 – ocorrida no ano de 2020 – muitas escolas tiveram que se adaptar ao EAD (educação a distância) como formato de ensino. No entanto, nota-se aque ouveram desafios em sua adaptação no Brasil – como a acessibilidade, com qualidade – para a maioria dos alunos. Isso se deve a falta de investimentos destinados a essa nova forma de ensino e a uma mentalidade social que é preconceituosa com esses estudantes – por causa da sensação de superioridade. Nesse contexto, é imprescindível combater os desafios da educação a distância em nosso país, visando garantir o acesso dela a todos os indivíduos.
Desenvolvimento 1: ficou curto, tente fazer ele maior
Primeiramente, é importante ressaltar que, segundo a declaração universal dos direitos humanos – promulgada em 1948 – todos os indivíduos têm o direito a educação. Em contraponto, no nosso país, a falta de investimentos nessa área – durante a pandemia – tornou inacessível e precário seu acesso à quase 90% dos estudantes, visto que existe uma grande parcela da sociedade que não tem aparelhos eletrônicos e Internet – objetos indispensáveis para esse tipo de ensino. Tal fato é prejudicial, pois a educação é crucial para a formação do indivíduo podendo garantir a ascensão social.
D2: Só esqueceu de algumas vírgulas e o repertório poderia estar mais relacionado com o texto, por exemplo: A mudança de estado das coisas é sempre penosa, ou seja, é difícil. Dessa forma, algumas pessoas sentem dificuldade ao mudar para o EAD,
Ademais, a mentalidade social ligada a sensação de superioridade é um entrave que tange ao problema. Segundo Chimamanda Adichie “A mudança do status-coa – estado das coisas – é sempre penosa”. Tal perspectiva aponta para o preconceito vivido por pessoas que praticam cursos através do EAD, porque existe uma limitação de pensamento por parte da sociedade que visualiza como um ensino precário e mal estruturado, porém, verifica-se um bom ensino quando bem investido capaz de alcançar estudantes independentemente da idade, localidade e se é ou não trabalhador. Essa alternativa pode tornar a educação mais democrática e acessível, formando bons profissionais.
Conclusão: lembre-se de retomar as teses, mas sem repetir as mesmas palavras
Portanto, o Estado deve destinar verbas para investir na educação a distância em todas as escolas e faculdades públicas brasileiras, afim de garantir o investimento educacional. Tal ação pode ainda ser divulgada por perfis em redes sociais, podendo alcançar o maior número de pessoas, democratizando assim a educação. Paralelamente é preciso intervir a respeito da mentalidade social, combatendo assim os desafios da educação a distância no Brasil.
Espero ter ajudado 😊
carlasthefany
você fez uma ótima redação, porém vou citar alguns pontos onde você precisa se atentar um pouco mais :
no primeiro parágrafo você diz que os estudantes tiveram que se adaptar “a” EAD tente trocar esse a por ao.
no segundo parágrafo vc cita a declaração universal dos direitos humanos de 1948 , não está errado você citar essa declaração pois ela é universal, porém tente focar mais no Brasil ,para isso vc podia usar o artigo 6 de constituição federal de 1988 que diz que todos os cidadãos brasileiro tem direito educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados
ainda no segundo parágrafo você generaliza os estudantes dizendo que a falta de investimento na educação a distância tornou inacessível e precário seu acesso para os estudantes, não foram todos que tiveram essas grande dificuldade de acesso ao ensino remoto.
você citou como resolver o problema , mas tente se aprofundar um pouco mais na conclusão .
tirando isso você fez uma ótima redação , parabéns .
giovana_ueno
Olá Stefany! Irei fazer alguns apontamentos sobre seu texto:
Introdução:
1- “tiveram que adaptar a EAD” –> tiveram que se adaptadar ao EAD
2- “acessibilidade deste formato com qualidade para os alunos.” –> aqui você generaliza, será que são todos os alunos mesmo ou somente aqueles com condições mais precárias?
3- Você citou no último período como resolver esse problema, mas é recomendável apontar as suas teses, ou seja, quais são os fatores que impulsionam esse problema, e assim, desenvolvê- los nos próximos parágrafos
desenvolvimento 1:
1- “declaração universal dos direitos humanos” –> nome com letras maiúsculas
2- “tal fato é prejudicial pois a educação” –> vírgula antes do pois
3- Se aprofunde um pouco mais nas causas e apresente as consequências do que foi apontado
desenvolvimento 2:
1- “através do EAD porque” –> vírgula antes de porque
conclusão:
1- Por qual meio será realizada essa proposta?
2- É necessário algum detalhamento
3- “Paralelamente”–> vírgula após paralelamente
4- Te indicaria a fazer somente duas propostas de intervenção, sendo uma delas completa com os 5 elementos.
Nota: 840
C1: 160
C2: 200
C3:200
C4:160
C5: 120