A educação a distância tem tido uma demanda cada vez maior, principalmente nos últimos anos, passando de uma opção para uma necessidade e um meio presente na vida de muitos brasileiros.
A educação tradicional – presencial – passou a ser uma questão de escolha. Graças a tecnologia a comunicação pode ir muito além do limite de uma cidade ou até mesmo de um país. Esse estilo de ensino começa a ser usado por escolas, universidades e instituições de ensino em nível profissionalizante e técnico.
Apesar de ser um método mais abrangente e cômodo, também é preciso apontar as dificuldades que o mesmo enfreta. Infelizmente o Brasil enquanto país subdesenvolvido, possui uma parcela da população em situações que não permite a obtenção de um aparelho com acesso a internet, ficando estes prejudicados.
O EAD (educação a distância) é uma proposta bem elaborada e alternativa, que visa agilidade e economia de tempo. É de inteira responsabilidade do Ministério da Educação, garantir um ensino justo e igualitário a todos, devendo adotar medidas que irão assegurar o acesso a estes recursos à parte dos habitantes de classe social baixa.
*OBS: Se possível, pesso que avaliem com uma nota de 0 a 10 ou basedo nos critérios do Enem
Monielly
Olá, não sou profissional em correções e peço que leve em consideração principalmente as outras opiniões acima, pois está bem mais detalhada.
Competência 1 -Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. 0, 40, 80, 120, 160 200
Competência 2 Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de 0,40,80,120,160,200
conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto
dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência 3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e 0,40,80,120,160,200
argumentos em defesa de um ponto de vista
Competência 4Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação. 0,40,80,120,160,200
Competência 5 Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos
humanos. 0,40,80,120,160,200
No meu ponto de vista.
C1= 40
Você deve usar uma contextualização, tese, encaminhamento.
Ela está muito curta
C2= 80
Não apresentou nenhum dado ou citações, nem relacionou bem os argumentos
C3=120 ficou um texto coesivo porém n defendeu bem sua ideia
C4=80 você não defendeu bem argumentando
C5= 40 Não teve uma proposta de intervenção.
360 pontos
Minha nota 0-10 = 5
Você domina bem a escrita, conseque escrever mantendo uma lógica, só acho que vc deve se aprofundar em cada competência, ou seja, pesquise mais, veja vídeos. Você tem potencial, eu sei q vc consegue!
[email protected]
Olá Helen, irei avaliar sua redação de acordo com as competências do enem. Acrescento que eu sou apenas uma estudante e não tenho nenhum curso de capacitação no assunto. Portanto vou passar aqui as minhas considerações e com base na minha experiência de escrita nas edições do Enem 2016 – nota: 680 Edição 2019 – nota: 900 e Edição 2020 nota: 880.
Competência 1 -Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. 0, 40, 80, 120, 160 200
Competência 2 Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de 0,40,80,120,160,200
conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto
dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência 3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e 0,40,80,120,160,200
argumentos em defesa de um ponto de vista
Competência 4Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação. 0,40,80,120,160,200
Competência 5 Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos
humanos. 0,40,80,120,160,200
CORREÇÃO !!!
Competência1 nota: 160
2 : 120
Você precisa desenvolver melhor seu repertório sociocultural trazer mais dados e conhecimento de mundo para sustentar seus argumentos. No segundo parágrafo vc trouxe um ótimo argumento porem precisa embasar seus argumentos em dados e pensamentos de outros historiadores, filósofos, etc
3 80
Em relação a esta competência você precisa apresentar em sua introdução um projeto de texto que fornecerá ao corretor pistas do que será tratado nos próximos parágrafos. Para isto vc precisa deixar claro na sua introdução a sua tese (seu ponto de vista) defendida. Preciso que você se posicione em relação ao assunto, e infelizmente não observei em seu primeiro parágrafo. No seu texto precisa ser trabalhada sua coerência (a ideia de começo, meio e fim). Ficou um pouco confuso seu segundo parágrafo falando inicialmente de educação tradicional.
4 80
Nessa competência avalio no seu texto a escassez no uso de recursos linguísticos (conectivo) para relacionar seus argumentos o que prejudica a coesão textual ou seja o encadeamento de ideias.
5 120
Você precisa desenvolver melhor sua proposta de intervenção. baseando-se nos seguintes critérios. Acrescento que vc não precisa trabalhar várias propostas, uma já é o suficiente, porem deve ser bem elabora e aplicável.
O que preciso e possível ser feito? vc cumpriu
Quem? vc cumpriu
Por meio do que ?
efeito e finalidade?
detalhes sobre a proposta? não cumpriu
Sua nota: 560
Andrischul
Oie, Helen! Irei avaliar segundo os critérios do Enem.
–INTRODUÇÃO; ficou muito pequena. A introdução deve introduzir a problemática do tema. Há alguns erros de concordância e de pontuação.
–ARGUMENTAÇÃO: segundo os critérios do Enem, a argumentação deve apresentar dados (alusões, pesquisas, filmes, músicas, etc.), que reforcem o seu ponto vista. Busque elaborar mais seus argumentos para esclarecer o seu ponto. Há alguns erros de concordância e de pontuação.
–CONCLUSÃO; a conclusão deve apresentar o agente (quem?), a medida (o quê?), os meios (como?) e a consequência (por quê?), além de estar bem detalhada. Há alguns erros de concordância e de pontuação.
C1; 80
C2; 80
C3; 100
C4; 120
C5; 100
BONS ESTUDOS!
Anaazeved
Oi, tudo bem? Sou a Ana e vou tentar te ajudar com a correção com base no meu conhecimento.
Introdução:
Sua introdução está muito pequena e com poucas informações
É legal na sua introdução você colocar um repertório sociocultural que tenha relação com o tema.
É obrigatório colocar sua TESE (ponto de vista) na introdução, você não colocou. Além disso, é bom colocar seus dois argumentos também (opcional, mas demonstra organização textual)
Procure redações nota mil, você vai ver que as introduções são muito maiores e completas.
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1° parágrafo: .
É obrigatório (norma ENEM) que você coloque um conectivo no começo de cada parágrafo argumentativo. Nesse, por exemplo, você pode começar assim: Sob essa perspectiva/Sob esse viés, vale ressaltar que a educação tradicional – presencial – passou a ser uma questão…
O texto modelo Enem é argumentativo e não informativo, você apenas colocou as informações como se fosse uma notícia. Você tem que problematizar, defender a sua TESE.
É obrigatório colocar repertório sociocultural (filmes, séries, músicas, dados, estatísticas, conceitos, filósofos, citações) nos dois argumentos.
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2° parágrafo:
Faltou conectivo de início de parágrafo novamente. Exemplo: Ademais/Outrossim, apesar de ser…
Não é legal contradizer seu ponto de vista, ou você é a favor (como deu a entender no primeiro argumento) ou é contra, por isso é tão importante a tese.
Novamente sem repertório legitimado. O que é repertório legitimado? É a referência que tenha um agente legitimador como criador, exemplo: filósofos, instituições como a OMS ou IBGE.
Novamente você não argumenta como pede o texto dissertativo-argumentativo ENEM, você só expõe fatos como se fosse um texto expositivo. Pesquise mais sobre o gênero do ENEM.
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Conclusão:
Agente: correto.
Ação: correto.
Modo/meio: INCORRETO
Detalhamento: INCORRETO
Efeito: INCORRETO
Você tem que responder 5 perguntar na sua proposta:
Quem vai resolver o problema? (AGENTE)
O que ele fará? (AÇÃO)
Como ele vai fazer isso? Através do que? (MEIO/MODO)
Quais os detalhes dessa proposta? (DETALHAMENTO)
Que objetivo tem essa ação? (EFEITO)
Você tem 30 linhas para argumentar, aproveite todas elas, seus parágrafos estão muito pequenos, procure redações nota mil e perceba que elas têm um padrão de linhas.
C1: LÍNGUA PORTUGUESA 200 (demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa) você escreve bem, não teve muitos erros gramaticais, parabéns.
C2: ABORDAGEM GÊNERO 120 (compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites ESTRUTURAIS do texto dissertativo-argumentativo) você fez a estrutura certa: introdução,desenvolvimento e conclusão. No entanto, faltou repertório sociocultural e entender o gênero argumentativo
C3: DEFESA E CORERÊNCIA 0 (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista) Você não expôs sua tese, nem defendeu nenhum ponto de vista e muito menos argumentou. Você expôs fatos como se fosse uma notícia, pesquise mais sobre textos dissertativo-argumentativo
C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 80 (demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação) não tem conectivos, os parágrafos não estão bem estruturados
C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 120 (elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural) faltaram 3 elementos obrigatórios
NOTA FINAL: 520
Você escreve bem e vai evoluir cada dia mais, não preocupa, se precisar que eu corrija mais alguma redação me manda mensagem no meu instagram de estudos que é: study.anav, avisando que postou, porque aqui as mensagens são muito ruins😊. Além disso, tente ler redações nota mil e assistir vídeos no youtube do “CORRETOR SINCERÃO” que com certeza você vai evoluir mais ainda.
Se você puder me dar a melhor correção, pois da muito trabalho corrigir assim com detalhes eu ficarei muito grata 😊 .
ESPERO TER AJUDADO!