Infelizmente enfrentamos uma fase a qual dificulta o acesso a educação, que o principal motivo vem de uma pandemia mundial, que é altamente contagiosa e fatal para pessoas que participam da área de risco.
Essa faixa etária tende a buscar as instituições de educação presencialmente, mas com esses fatores que estão ocorrendo, obrigatoriamente teve que ocorrer mudanças. Graças ao avanço da tecnologia, obteve esse acesso em plataformas online.
Mas equivale lembrar que nem todos possuem condições para utilizar esse meios, como diz uma pesquisa divulgada em 2019 aponta que 58% dos domicílios no Brasil não têm acesso a computadores e 33% não dispõem de internet. Entre as classes mais baixas, o acesso é ainda mais restrito. Isso ocorre muitas vezes por falta de infraestrutura do local.
Entretanto é preciso ter um alto investimentos dos governos e das instituições para fornecer a internet para o uso do EAD a essas pessoas e principalmente da a devida atenção e incentivar aos jovens a acessarem esses mais novos meios de alcançar o ensino.
kat.ferreira
Oi, tudo bem? Corrigindo considerando o ENEM (perdoe-me se algo estiver errado, falarei conforme sei):
C1: demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
Várias conjunções e conectivos foram empregados erroneamente, faltou crase em “acesso a educação”, verbos foram conjugados de forma errada.
Nota: 40 (Demonstra domínio insuficiente da norma padrão, apresentando graves e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita)
C2: compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Compreendeu o tema e soube seguir a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Ainda assim, o segundo parágrafo não apresentou argumentação e o primeiro não apresentou uma tese. Houve pessoalidade com o uso de “infelizmente”, o que não pode ocorrer.
Nota: 120 (Desenvolve de forma adequada o tema, a partir de argumentação previsível e apresenta domínio adequado do tipo textual dissertativo-argumentativo)
C3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
A organização foi confusa e houve apenas um argumento consistente que, ainda assim, não citou a origem da pesquisa, o que tira um pouco a credibilidade. Além disso houve uma certa contradição entre eles, já que em um parágrafo parece que você defende o EAD e o elogia, contemplando a tecnologia, e no outro você o ataca. Não reconheci a sua tese.
Nota: 40 (Apresenta informações, fatos e opiniões fracamente relacionados ao tema e não apresenta um ponto de vista)
C4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Faltou coesão e coerência entre ideias, vou dar alguns exemplos para que você visualize melhor:
– Ao invés do uso de “a qual” no primeiro parágrafo, era preferível o uso de “que”;
– Você encerrou o primeiro parágrafo falando sobre o grupo e risco e começou o segundo da seguinte forma: “Essa faixa etária”. Dá a entender que você está mencionando a faixa etária dita anteriormente, até pelo empego do ESSA. Contudo, você fala sobre o acesso às escolas, o que não é coerente, já que o grupo de risco é formado por idosos e o grupo estudante por crianças e adolescentes;
– Começou o terceiro parágrafo com “mas”, que é inadequado e usou “equivale” para substituir o “vale”, não fez sentido. Além disso, quando cita a pesquisa fica bem confuso, justamente pela falta de coesão. Seria preferível você ter mantido uma estrutura. Exemplo: “Como diz uma pesquisa divulgada em 2019, 58% dos domicílios…” ou “Uma pesquisa divulgada em 2019 aponta que 58% dos domicílios…”;
– “Entretanto” é usado para contrariar ideias, e você dá uma proposta de intervenção que se relaciona com a ideia anterior, o que deixa o conectivo alheio. Era preferível “portanto”, “com isso”, “dessa forma”, etc.
Nota: 40 (Não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada)
C5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua proposta de intervenção não citou o agente e o meio/modo, ficando rala e pouco detalhada.
Nota: 80 (Elabora proposta de intervenção de forma precária ou relacionada ao tema, mas não articulada com a discussão desenvolvida no texto)
LucasTH.
Bom dia, boa tarde, boa noite.
No primeiro paragrafo você utiliza o termo “enfrentamos”, que esta em 1 pessoa; Jamais use primeira pessoa na redação. Acho que você poderia ter trazido mais a problemática do tema na introdução, exemplo: falta de acesso a computares e internet.
Consequentemente o desenvolvimento ficará um pouco sem ordem. ELE NÃO ESTÁ RUIM, mas se você tivesse aprofundado da problemática na introdução, ficaria com uma ordem melhor para o leitor.
A conclusão está OK.
Espero ter ajudado.