Mestre

Educação a Distância

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O advento da terceira revolução industrial culminou na difusão da internet. Essa última alterou o viver humano sob vários aspectos, dentre eles, a forma de aprender. Assim, cursos de terceiro grau EAD tronaram-se uma realidade frequente. Porém, a frequência não implica necessariamente em qualidade.

Outrossim, de acordo com o MEC – Ministério da Educação, o número de cursos superiores a distância cresceu mais de 20 vezes, entre 2003 e 2013. De forma a mostrar um avanço quantitativo evidente na disponibilidade do ensino superior. No entanto, o distanciamento decorrente da modalidade corrobora para o que Zygmunt Bauman denomina: Realidade Líquida, sob a qual impera a superficialidade, de maneira a comprometer a qualidade do processo de aprendizagem.

Ademais, Segundo Paulo Lemann, homem mais rico do Brasil; formado pela Universidade de Harvard, o diferencial de seu curso superior não foi a qualidade das matérias em si. Pois, apesar de muito boas, de acordo com ele, tiveram um papel qualitativo secundário frente aos “insights’ proporcionados pelo meio social no qual estava imerso. Por outro lado, esse meio é muito diminuto, quando não completamente extinto, na modalidade EAD.

Portanto, é necessário que o MEC crie diretrizes para a Academia no sentido de fomentar maior socialização nos cursos a distância. Como aulas videoconferenciadas em grupo ao vivo ,e métricas avaliativas relacionadas à participação em redes sociais acadêmicas. Assim, poder-se-á manter a flexibilidade do ensino não presencial sem perder o fator social, indispensável ao nível superior.

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8 Correções

  1. Gostei do seu texto, mais cuidado com a falta de pontuações
    No último parágrafo você usou o COMO, porém ele indica que você iria dar exemplos na sua conclusão, portante exclua o ponto final e escreva o COMO em letra minúscula.
    No último parágrafo, você não retomou o que foi falado na introdução.
    Sentir falta de desenvolvimento nos seus parágrafos como sua própria opinião..

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  2. Gostei muito do seu texto, muito rico em informações e alusões históricas que colocou o seu texto em um nível bem acima da média !
    Gostaria de te dar algumas dicas em relação a conectivos, por exemplo, no inicio do primeiro parágrafo você ter usado “Outrossim” , é um conectivo de contraposição e geralmente é usado no segundo parágrafo, pois se for utilizado no primeiro, não faz muito sentido pq vc não está contrapondo nenhuma informação, pois está começando a argumentar naquele momento.
    Outra dica em relação a conectivo também acrescido de parágrafo incompleto (conclusão) : SEMPRE a conclusão deve ter para ser completo: (Retomada da tese + Agente + Ação + Meio/Modo + Detalhamento + Finalidade) , o seu parágrafo está quase todo completo mas senti falta da retomada da tese e é um ponto importante, pois no momento da leitura, seu leitor deve saber qual é o problema que será resolvido, aí sim você irá apresentá-lo como será feito.
    Espero ter ajudado ! :)

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  3. A sua redação ficou muito boa! As citações e os dados estatísticos contribuíram foram de peso para sua nota, mas você citou alguns exemplos e particulamente acho que deveria desenvolver mais sobre eles porque comprometeu um pouco com o desenvolvimento do texto e tornou alguns trechos confusos para o leitor, mas ficou excelente sua redação!

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  4. Essa correção foi editada.

    Gostei bastante de seu texto! Ele é muito rico em informações. Peço que apenas reveja algumas pontuações, adicionando e retirando algumas. Acho também magnifico ter apresentado pontos de vista de pessoas/instituições diferentes . Mas acho que faltou uma pessoa com opinião contrária a deste brasileiro.

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