Em 1929, quando houve a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, perceberam-se que mercadorias com alta durabilidade prejudicavam ainda mais o então cenário econômico. Com isso, os capitalistas criaram a obsolescência programada, reduzindo propositalmente a vida útil de suas mercadorias, o que tornava o ato de comprar um ciclo vicioso. Dessa forma, em razão do silenciamento e da ganância capitalista, emerge um problema complexo, que precisa ser revertido.
A priori, é preciso salientar que a falta de debates é uma causa latente da problemática. Segundo Foucault, na sociedade pós-moderna, muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Diante disso, verifica-se que a não socialização de informações acerca dos produtos ofertados no mercado, como sua durabilidade, qualidade, entre outras, fazem com que o consumidor se torne alienado frente aquilo que consome, o que inibe seu senso crítico e o torna mais suscetível a manipulações.
Ademais, a ambição econômica também é um fator que configura o impasse. De acordo com o filósofo Karl Marx, dentro de uma sociedade capitalista, qualquer relação é permeada pelo viés econômico. Assim sendo, dentro da sociedade brasileira, na qual sua população não usufrui das informações necessárias, o capitalista, dono dos meios de produção, acaba aderindo a atitudes que visem apenas seu lucro, como a obsolescência planejada, o que acaba afetando de forma negativa todo um mercado consumidor.
Logo, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, é preciso que o Ministério da Educação destine parte de sua verba para a criação de propagandas publicitárias a serem disseminadas em veículos midiáticos. Nelas deverão conter informações, de forma lúdica, acerca da obsolescência programada e como ela atua dentro de uma economia circular, explicitando as consequências disso sob a vida do consumidor. Para que assim, através da obtenção de informações e consciência, a população brasileira desenvolva um senso crítico e se tornem cidadãos mais atuantes na busca por resoluções.
NiziaT
Ola!!
Bom vamos lá, gostei muitos dos seus repertórios, realmente ficaram muito bons :
– No início voce poderia ter explicado melhor a relação disso com o tema, deixar uma brecha para sua tese.
– Lembre-se que expor seu ponto de vista de forma indireta é extremamente importante, seria válido voce utilizar adjetivos como “Essa perspectiva lamentável induz..” ou ” Essa realidade calamitosa deixa explícito”…
– Sobre sua intervenção faltou ainda um elemento : POR MEIO DE QUE?. Não esqueça de usar “por intermédio” ou “por meio” para explicar isso na intervenção se não essa informação fica perdida no parágrafo e dá margem pro corretor tirar 40 pontos por faltar elementos, é igual receitinha de bolo rsrs
Espero ter ajudado, muito sucesso pra ti! <3
BARBARA BRUNA DE ALMEIDA
Olá, tudo bem?
seu texto é muio bom mesmo, eu confesso que não sei muito sobre o tema , mas você deixou tão bem explicado que foi fácil de se entender , entretanto, tem alguns tópicos que eu devo citar aqui
1 – você não contextualizou na introdução
2 – a tese também não ficou explícita na introdução
3 – a citação do Foucault foi excelente e você argumentou muito bem encima dela trazendo uma bela interpretação da citação
4 – posso dizer que o desenvolvimento um ficou excepcional, parabéns
5 – pra deixar seu texto melhor ainda e mais argumentativo use termos dissertativos que assim vai dar mais ênfase as suas idéias
6 – cuidado com gerundismo pois deixa seu texto muito cansativo
7 – os seus tópicos frasais são muito curtos , desenvolva eles um pouco mais
Enfim espero ter ajudado , continue praticando e escrevendo ótimas redações ; )