Iniciante

Economia circular e obsolescência programada: desafios e soluções.

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Em 1929, quando houve a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, perceberam-se que mercadorias com alta durabilidade prejudicavam ainda mais o então cenário econômico. Com isso, os capitalistas criaram a obsolescência programada, reduzindo propositalmente a vida útil de suas mercadorias, o que tornava o ato de comprar um ciclo vicioso. Dessa forma, em razão do silenciamento e da ganância capitalista, emerge um problema complexo, que precisa ser revertido.

A priori, é preciso salientar que a falta de debates é uma causa latente da problemática. Segundo Foucault, na sociedade pós-moderna, muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Diante disso, verifica-se que a não socialização de informações acerca dos produtos ofertados no mercado, como sua durabilidade, qualidade, entre outras, fazem com que o consumidor se torne alienado frente aquilo que consome, o que inibe seu senso crítico e o torna mais suscetível a manipulações.

Ademais, a ambição econômica também é um fator que configura o impasse. De acordo com o filósofo Karl Marx, dentro de uma sociedade capitalista, qualquer relação é permeada pelo viés econômico. Assim sendo, dentro da sociedade brasileira, na qual sua população não usufrui das informações necessárias, o capitalista, dono dos meios de produção, acaba aderindo a atitudes que visem apenas seu lucro, como a obsolescência planejada, o que acaba afetando de forma negativa todo um mercado consumidor.

Logo, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, é preciso que o Ministério da Educação destine parte de sua verba para a criação de propagandas publicitárias a serem disseminadas em veículos midiáticos. Nelas deverão conter informações, de forma lúdica, acerca da obsolescência programada e como ela atua dentro de uma economia circular, explicitando as consequências disso sob a vida do consumidor. Para que assim, através da obtenção de informações e consciência, a população brasileira desenvolva um senso crítico e se tornem cidadãos mais atuantes na busca por resoluções.

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2 Correções

  1. Ola!!
    Bom vamos lá, gostei muitos dos seus repertórios, realmente ficaram muito bons :
    – No início voce poderia ter explicado melhor a relação disso com o tema, deixar uma brecha para sua tese.
    – Lembre-se que expor seu ponto de vista de forma indireta é extremamente importante, seria válido voce utilizar adjetivos como “Essa perspectiva lamentável induz..” ou ” Essa realidade calamitosa deixa explícito”…
    – Sobre sua intervenção faltou ainda um elemento : POR MEIO DE QUE?. Não esqueça de usar “por intermédio” ou “por meio” para explicar isso na intervenção se não essa informação fica perdida no parágrafo e dá margem pro corretor tirar 40 pontos por faltar elementos, é igual receitinha de bolo rsrs

    Espero ter ajudado, muito sucesso pra ti! <3

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  2. Olá, tudo bem?
    seu texto é muio bom mesmo, eu confesso que não sei muito sobre o tema , mas você deixou tão bem explicado que foi fácil de se entender , entretanto, tem alguns tópicos que eu devo citar aqui
    1 – você não contextualizou na introdução
    2 – a tese também não ficou explícita na introdução
    3 – a citação do Foucault foi excelente e você argumentou muito bem encima dela trazendo uma bela interpretação da citação
    4 – posso dizer que o desenvolvimento um ficou excepcional, parabéns
    5 – pra deixar seu texto melhor ainda e mais argumentativo use termos dissertativos que assim vai dar mais ênfase as suas idéias
    6 – cuidado com gerundismo pois deixa seu texto muito cansativo
    7 – os seus tópicos frasais são muito curtos , desenvolva eles um pouco mais
    Enfim espero ter ajudado , continue praticando e escrevendo ótimas redações ; )

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