[Deleted User]
  • 0

Eco-Economia TEMA: “Possíveis ações de promoção do desenvolvimento econômico sustentável no Brasil”

  • 0

A “Hipótese de Gaia”, proposta por James Lovelock, defende que a Terra é um organismo vivo com capacidade autorreguladora. Entretanto, o cenário econômico brasileiro dificulta essa capacidade, uma vez que há uma carência de economia circular no país, a qual implica mais produção de lixo, e baixos investimentos no setor tecnológico e científico, que estagnam o processo de soluções sustentáveis para o meio ambiente.

Nesse contexto, a quase inexistente prática da economia circular, que MacArthur teoriza como a reutilização de resíduos sólidos como matéria-prima, no Brasil, gera o aumento da quantidade de lixo produzido pela sociedade. Ademais, esse fato constantemente traz outros problemas, como o entupimento de bueiros – ocasionando enchentes –, a poluição dos solos e dos mares, dentre outros agravantes. Investimentos em tecnologias de reutilização de resíduos sólidos poderiam criar os necessários mercados “eco-friendly”, tão necessários ao país.

Além disso, os escassos recursos destinados ao setor de Ciência e Tecnologia em solo nacional estagnam os processos de inovação e substituição tecnológica que visam a sustentabilidade ambiental. Isso traz grandes prejuízos para o país quando, por exemplo, se depara com a questão do petróleo, finito e de substituição emergente, sendo utilizado como combustível. Além dos problemas ambientais, o Brasil fica refém de um recurso que já poderia ter sido trocado por energia elétrica, como vem acontecendo nos EUA. Assim, há que se buscar inovações tecnocientíficas sustentáveis no Estado brasileiro.

Portanto, medidas devem ser tomadas para melhorar o desenvolvimento econômico sustentável no Brasil. Nesse viés, o Poder Legislativo, aliado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, deve adotar medidas que fomentem, respectivamente, a reutilização de matéria-prima nos processos de produção fabril e inovações eco conscientes nos ramos tecnocientíficos. Assim, o Poder Legislativo deve criar a Lei “Eco-Econômica”, tornando crime a não reutilização de resíduos sólidos reaproveitáveis como matéria-prima. Paralelamente, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações deve investir 3% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional em “startups”, universidades e institutos que objetivam produzir tecnologias sustentáveis e amigáveis para o meio ambiente. Dessa maneira, a “economia verde” brasileira poderá se desenvolver e permitir a busca terrena por equilíbrio que Lovelock teorizara.

Compartilhar

2 Correções

  1. A “Hipótese de Gaia”, proposta por James Lovelock, defende que a Terra é um organismo vivo com capacidade autorreguladora.(2) Entretanto, o cenário econômico brasileiro dificulta essa capacidade, uma vez que há uma carência de economia circular no país(1), a qual implica mais produção de lixo, e baixos investimentos no setor tecnológico e científico(1), que estagnam o processo de soluções sustentáveis para o meio ambiente.
    1 – de que forma a carência de economia circular faz com que haja um baixo investimento nesses setores? E de que forma esses setores se relacionam à dificuldade de sustentabilidade?
    2 – o que é capacidade autorreguladora?
    Nesse contexto, a quase inexistente prática da economia circular, que MacArthur teoriza como a reutilização(3) de resíduos sólidos como matéria-prima, no Brasil, gera o aumento da quantidade de lixo produzido pela sociedade. Ademais, esse fato constantemente traz outros problemas, como o entupimento de bueiros – ocasionando enchentes –, a poluição dos solos e dos mares, dentre outros agravantes. Investimentos em tecnologias de reutilização(3) de resíduos sólidos poderiam criar os necessários mercados “eco-friendly”(4), tão necessários ao país.
    3 – evitar repetição de palavras próximas
    4 – o que são esses mercados e por que são necessários?
    Além disso, os escassos recursos destinados ao setor de Ciência e Tecnologia(5) em solo nacional(5) estagnam os processos de inovação e substituição tecnológica que visam a(6) sustentabilidade ambiental. Isso traz grandes prejuízos para o país quando, por exemplo, se depara com a questão do petróleo, finito e de substituição emergente, sendo utilizado como combustível(7). Além dos problemas ambientais, o Brasil fica refém de um recurso que já poderia ter sido trocado por energia elétrica(8), como vem acontecendo nos EUA. Assim, há que se buscar inovações tecnocientíficas sustentáveis no Estado brasileiro.
    5 – vírgula
    6 – crase
    7 – de que forma o investimento em setores tecnológicos poderia resolver a substituição do petróleo? Por que o petróleo é de substituição emergente? Por que o petróleo traz grandes prejuízos ao país?
    8 – Qual recurso substitui a energia elétrica nos EUA?

    Observação: Você escreve bem, mas recomendo tentar não deixar lacunas no seu texto, e também seguir o projeto de texto.
    Portanto, medidas devem ser tomadas para melhorar o desenvolvimento econômico sustentável no Brasil. Nesse viés, o Poder Legislativo(agente), aliado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, deve adotar medidas (ação) que fomentem, respectivamente, a reutilização de matéria-prima nos processos de produção fabril e inovações eco conscientes nos ramos tecnocientíficos. Assim, o Poder Legislativo(agente) deve criar a Lei “Eco-Econômica”(detalhamento), tornando crime a não reutilização de resíduos sólidos reaproveitáveis como matéria-prima. Paralelamente, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações(agente 2) deve investir 3% do PIB (ação 2)(Produto Interno Bruto) nacional em “startups”, universidades e institutos que objetivam(detalhamento 2) produzir tecnologias sustentáveis e amigáveis para o meio ambiente. Dessa maneira, a “economia verde” brasileira poderá se desenvolver e permitir a busca terrena por equilíbrio que Lovelock teorizara. (finalidade 2)

    Observação: Se for fazer o ENEM, procura deixar os 5 elementos necessários mais explícitos, está difícil de identificar.

    • 1
  2. De forma geral, seu texto está bem desenvolvido. A tese está esclarecida no 1º parágrafo, os argumentos foram bem elaborados e o repertório usado na introdução foi bem utilizado. Você soube relacionar as diferentes partes do texto.
    Na proposta de intervenção, há a ausência do “COMO”. Tu disseste os agentes, as ações e as finalidades das ações (além de ter dado detalhes), mas não colocou COMO a ação será feita.

    Ortografia: Na 4ª linha do 2º parágrafo, a palavra “constantemente” deve vir entre vírgulas, uma vez que se trata de um adjunto adverbial deslocado de sua posição original.

    C. I = 200
    C. II = 200
    C. III = 200
    C. IV = 160
    C. V = 160

    Nota final: 920 pontos.

    Caso tenha alguma dúvida, podes me chamar.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.