A saúde pública no Brasil é um problema que decorre desde décadas, iniciando com o surgimento das doenças tropicais, entretanto, com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) essa situação teve grande melhorar, tornando o acesso a saúde universal. Atualmente, apesar da presença desse sistema, o país sofre com a presença de doenças virais, que por sua vez, não são eliminadas facilmente através das unidades básicas de saúde, devido à falta de investimentos nestes, e falta de cuidados aos saneamentos básicos.
O SUS atende toda população brasileira por meio de instituições públicas, porém, a demanda é alta demais para a baixa quantidade de investimentos que recebem, e dessa forma, quando as doenças surgem, torna-se difícil eliminá-las, fazendo com que a transmissão se alastre e torne ainda mais difícil a eliminação, com filas e filas se instalando nos postos de saúde.
Ademais, o saneamento básico do país não recebe cuidados específicos para que a transmissão de doenças através destes seja evitada, deixando com quem vírus, bactérias, fungos, entre outros cheguem na população causando o surgimento de novas doenças. É evidente que medidas devem ser adotadas para que a situação atual seja resolvida.
A partir dos argumentos citados, é necessário que métodos sejam adotados para resolvê-los. As três esferas governamentais, dentre federal, estadual e municipal, devem se juntar para que estabeleçam que o fim dos impostos arrecadados da população sejam usados para investimentos de funcionários e máquinas para o SUS e o saneamento básico seja levado para uma estação de tratamento dentro de um prazo de 5 anos, para que dessa forma, as futuras doenças virais a se instalarem no Brasil, sejam cuidadas e esse deixe de ser um problema no país.
Viemilly
-Tinha erros de pontuação.
-Sua introdução ficou boa mas dava pra ter organizado ainda mais as informações que tinha, havia muitas informações e pra conseguir averiguar tudo é preciso muita atenção portanto dava pra deixar mais organizadinho.
-Bom, fora a introdução eu achei que ficou bom, ficou clara as ideias, os argumentos estão legais e ficariam ainda mais se tivesse uma embasamento, estatísticas e dados, isso daria firmeza pra sua redação.
Boa sorte!
Vitória01.1
O parágrafo introdutório me leva pensar que os motivo pelos quais o vírus se propaga são: falta de saneamento básico e investimentos, parece vago, entretanto é maior que o próprio segundo parágrafo de desenvolvimento. A estrutura não parece proporcional, além de, ao meu ver, não-coesivo.
Gabriela Biancalana
boa noite :)
não sou nenhuma profissional, vou corrigir de acordo com meus conhecimentos
*vc teve alguns erros de pontuação, principalmente na introdução onde usou muitas vírgulas
*faltou repertório sociocultural
C1: 120
C2: 140
C3: 160
C4: 140
C5: 160
Total: 720
*modelo enem
vc tem ideias boas, com um pouco de prática chega lá ;)