Segundo o filósofo Plantão, para o ser humano, o importante não é só viver, mas existir com regalia. Nesse viés, no corpo social brasiliano, existem inúmeros indivíduos com problemas mentais, o qual atrapalha a sua maneira de viver dignamente com saúde mental e física, devido à negligência governamental a se preocupar com essa classe, como também, a desorganização de pessoas, que se automedicam, a comprar medicação em farmácias, sem orientações e receitas medicas, usam apenas o “Gogle” e sua autoconfiança.
Em primeiro lugar, o governo é falho, pois não se preocupa como deveria ser, com seres humanos afetados com doenças psicológicas. Entretanto, a Constituição Federal de 1988 em seu artigo 6.°, garante a todo cidadão, direito a saúde plena. Pelo contrário, o que ocorre é uma série da população afetadas por doenças psiquiátricas. Porém, os governos deveriam olhar essa situação por ser inadmissível existir uma mega quantidade de seres humanos brasileiros a sofrerem dessas mazelas, sem terem os seus direitos atendidos e vivem com esses defeitos de saúde, que deveriam ser amenizados e excluídos de suas vidas.
Ademais, o homem também tem sua parcela de contribuição, pois muitos morrem e sofrem, porque usam procedimentos para curar suas enfermidades, sem a orientação de um profissional de saúde qualificado, porque para uma medicação ser bem administrada no humano, é inaceitável deixar de usar os 9 certos, como: paciente, via, hora, ação, dose, registro, medicação, forma e monitoração certa. Destarte, muitos homens adoecem e a se suicidam, porque não procuram a maneira correta, para cuidar dos males de sua saúde no Brasil.
Portanto, o Psiquiátrica Augusto Cury, deixa claro em uma de suas frases, que os homens são tão complexos, pois quando não existe nenhum problema em suas vidas, as criam. Além disso, os governos, com o SUS — Sistema Unico de Saude e OMS — Organização Mundial de Saúde, deveriam conscientizar a população do Brasil, que se automedicar, pode gerar uma série de doenças às suas vidas e isso e intolerável acontecer em nosso País.
Modelo FGV alguém corrigem pra mim??? GRATIDÃO
Raissa Rodrigues Dias
há erros gramaticais, falta de especificação, e falta explicação mais clara das intervenções sociais. De que forma ocorre? Como fazer?
Identifique as palavras chaves da redação
Defina mais a problemática
Faça um projeto de texto organizando melhor suas ideias
Exponha sua ideias de formas claras
Intervenção objetivas
jujuppiiyx
Em relação ao c1 c2 c3 e c4 há erros gramaticais, falta especificação, e explicar mais as intervenções sociais. De que forma ocorre? Como fazer?
Respeite as vírgulas, pontos e classes gramaticais.
Identifique as palavras chaves da redação
Defina mais a problemática
Faça um projeto de texto organizando melhor suas ideias
Exponha sua ideias de formas claras
Intervenção objetivas
Brenos2
Eu nao conheço muito bem pela correção da FGV , mas posso escrever sobre os erros que analisei ao decorrer da redação e além disso fazer uma analise como modelo enem para quem querer observar na sua correção , primeiro você escreveu plantão invéz de platão , gogle invés de google
2- a sua tese esta clara que você quer problematizar com negligência governamental e a automedicação, são ótimos argumentos para esse tema
3-infelizmente falando sobre a competência 1 eu nao vejo que você iria tirar 200 nessa competência devido a falta de complexibilidade nas estruturas, uso de travessões,dois pontos e inversões sintáticas na comp c1 do enem eu daria:120 pontos
4- na competência 2 a abordagem do tema foi deixada de lado gradativamente , identifiquei que seu desenvolvimento 1 abortou todos os apectos do tema essa estrategia é otima para usar na introdução , porém os argumentos utilizados nao foram produtivos que decaem entre 120 a 160 pontos eu daria c2 :120 pontos (devido as outras competencias analisadas)
5-sobre as competencias c3 e c4 eu colocaria 120 pontos na c3 eu gostei da retomada da argumentação no 2 paragrafo , porei falta períodos mais complexos entre as argumentaçoes , uma estrutura mais complexa de argumentação é fazer retomada do seu repertório fica a dica
6-analisei que sua introdução compreende apenas com 1 periodo
Brenos2
Continuando … por sua introdução apresentar 1 período por isso sua c2 ,c3 e c4 fortalecem a ideia de ser 120 pontos
7-conclusao : a analise de correção do enem voce utilizou 2 oraçoes para complementar o paragrafo identifiquei o agente,detalhamento que cada um compromete a 40 pontos lhe daria na c5:80 pontos ou seja, nota total:560 pontos
Importante estude inversões sintaticas ,travessões e dois pontos dará um upgrade na sua redação
Estude conectivos e seus usos nas frases
Estude estruturas argumentativas para ter um repertorio legitimado, pertinente e produtivo
Faça retomadas dos repertórios nas frases
Coloque todas as palavras do tema na introdução
Conclusao no enem segue essa linha das 5 perguntas , porém mesmo que nao fosse avaliado pelo enem seria interessante colocar o agente , o modo meio e a ação e explicar o efeito da sua proposta de intervenção na sociedade, vc tem uma otima estrutura com mais um pouco de treino ,tenho certeza que sua nota vai subir muito.
Le.Le.Lê
Olá!
Eu não entendo muito sobre a FGV, mas sei que o aspecto gramatical é sempre cobrado, então, vou tentar contribuir nesse ponto. Isso porque, de resto, seu texto parece bom para mim.
Erro de digitação: Plantão => Platão (ficou até engraçado pensar numa planta grande rs)
“existem inúmeros indivíduos com problemas mentais, *o qual atrapalha* a sua maneira de viver dignamente”
Concordância: problemas mentais, os quais atrapalham
“negligência governamental *a* se preocupar com essa classe”
a => ao não
“devido à negligência governamental […], como também, *a* desorganização de pessoas”
Paralelismo: devido À negligência […], como também, À desorganização […]
“Gogle” => “Google”
” pois não se preocupa * como deveria ser, com seres humanos ” (faltou uma vírgula)
” a Constituição Federal de 1988 * em seu artigo 6.°, garante * a todo cidadão, direito a* saúde plena. ” (faltou duas vírgulas e crase)
” uma série da população *afetadas* por doenças psiquiátricas ”
Concordância: uma série […] afetada
“os governos deveriam olhar essa situação * por ser inadmissível” (vírgula)
“existir uma *mega* quantidade de seres humanos brasileiros a *sofrerem* dessas mazelas, sem *terem* os seus direitos atendidos e *vivem* com esses defeitos de saúde”
Mega: como advérbio de intensidade é característica de linguagem informal. Opte por grande, enorme, alarmante, preocupante, etc.
Concordância: quantidade […] a SOFRER dessas mazelas, sem TER os seus direitos atendidos e VIVENDO com esses problemas de saúde.
Os verbos se referem ao substantivo “quantidade”, e não a “seres humanos”, que é o adjunto adnominal.
O terceiro parágrafo ficou com uma frase muito longa, com muitos “pois” e “porque”
Como eu reescreveria:
“Ademais, o homem também tem sua parcela de contribuição. Nesse sentido, muitos morrem e sofrem na busca por curar suas enfermidades, valendo-se de procedimentos sem a orientação de um profissional de saúde qualificado. Assim, para uma medicação ser bem administrada no humano, é crucial considerar os “nove certos”: paciente, via, hora, ação, dose, registro, medicação, forma e monitoração certos.”
“Destarte, muitos homens adoecem e a se suicidam, porque não procuram a maneira correta, para cuidar dos males de sua saúde no Brasil.” (remover as duas vírgulas)
“Portanto, o *Psiquiátrica* Augusto Cury, * deixa claro * em uma de suas frases, que os homens são tão complexos, *pois quando não existe nenhum problema em suas vidas, *as criam”
Nesse viés, o psiquiatra Augusto Cury deixa claro, em uma de suas frases, que os homens são tão complexos que, quando não existe nenhum problema em suas vidas, o criam.
O conectivo “portanto” fazia sentido ali, porque isso dá uma ideia de conclusão, como se o Cury tivesse escrito sua tese baseado no texto que você acaba de escrever. Além disso, eu aprendi que é melhor não trazer novas informações na conclusão, então, o ideal seria usar esse repertório antes.
“os governos, com o SUS — Sistema Unico de Saude e OMS — Organização Mundial de Saúde, deveriam conscientizar a população do Brasil”
Faltaram acentos em Único e Saúde. Os travessões foram usados incorretamente. Você precisa abrir e fechar, a menos que tenha um ponto final (aí basta só abrir e o ponto cumpre a função de fechar). Nesse sentido, eu optaria por usar parênteses. O travessão serve para dar destaque. Eu já ouvi a seguinte analogia: parênteses é um sussurro, travessão é um grito. Não é preciso destacar o significado de uma sigla.
=> os governos, em parceria com o SUS (Sistema Único de Saúde) e com a OMS (Organização Mundial de Saúde), deveria conscientizar a população do Brasil
“conscientizar a população do Brasil, que se automedicar, pode gerar uma série de doenças às suas vidas e isso e intolerável acontecer em nosso País.”
Você usou duas vírgulas que “quebram” a frase, portanto, não deveriam estar ali.
Faltou acento no “é”.
País não se escreve mais com letra maiúscula, mesmo ao se referir ao Brasil. Isso se deve ao novo acordo ortográfico.
=> conscientizar a população do Brasil de que se automedicar pode gerar uma série de doenças, sendo intolerável que isso perdure no país.
Espero ter ajudado!
Boa sorte!
Le.Le.Lê
Perdão, eu esqueci uma palavra no trecho: “O conectivo ‘portanto’ fazia sentido ali”. Eu quis dizer que *não* fazia sentido.
Dua
Em relação ao c1 c2 c3 e c4 há erros gramaticais, falta especificação, e explicar mais as intervenções sociais. De que forma ocorre? Como fazer?
Respeite as vírgulas, pontos e classes gramaticais.
Identifique as palavras chaves da redação
Defina mais a problemática
Faça um projeto de texto organizando melhor suas ideias
Exponha sua ideias de formas claras
Intervenção objetivas
gabriela082
Boa tarde!
Percebo que há grandes erros relacionados às competências C1, C2, C3, C4 e C5, que regem, respectivamente, a predominância gramatical, a compreensão do tema e repertório, o projeto textual e a argumentação. A perda de pontos nessas competências pode resultar em uma diminuição significativa na avaliação geral, especialmente nas competências C3 e C4, o que provavelmente já afetou a C1. Sugiro revisar essas competências com maior atenção e clareza para melhorar a qualidade do texto.
Segundo o filósofo Plantão, para o ser humano, o importante não é só viver, mas existir com regalia. – aqui, você errou o nome do filósofo, o que demonstra que você não tem conhecimento sobre o repertório sociocultural utilizado. O correto é: Platão, outrossim, é que você poderia abordar outra citação muito mais coerente com o tema. Ao retomar sua perspectiva, nesse viés não é adequado, pois, comumente, você não vai dar início a ideia. Use: Entretanto, no corpo social hodierno, é analisado que, – tema / o qual você não apresentou. A redação possui muitos erros, primeiramente, refaça sua introdução, irei refazer ela aqui para você ver como seria o “correto”.
O filósofo alemão Friedrich Nietzsche afirma: “Aquele que tem um porquê para viver pode suportar quase qualquer como.” Neste contexto, a aplicação desse pensamento à realidade brasileira revela uma questão atual e crucial: as doenças mentais e os desafios para mitigar essa questão em uma sociedade que muitas vezes se mostra alienada e inerte. Com isso, a negligência governamental, que demonstra pouco interesse pela saúde mental dos brasileiros, aliada à expansão massiva da mídia, contribui para o obstáculo enfrentado.
Aqui temos os seguintes requisitos para o Enem – Repertório PPA pertinente, produtivo, autoral / sobrepor o repertório e colocar na atual realidade brasileira e apresentação do tema bem clara / conectivo, conclusivo, tese.