A série “Grey’s Anatomy” conta a história de um grupo médico de uma clínica, que em muitos capítulos passam por um momento delicado e importante para a saúde dos pacientes, a doação de órgãos de um indivíduo. De maneira análoga é possível comparar esse com o atual cenário brasileiro,em que a doação de órgãos se torna uma difícil escolha entre o respeito ao parente perdido e a solidariedade aos pacientes que aguardam por um doador. Isso se dá não só pelo preconceito das famílias ao serem informadas sobre a doação, mas também ao conhecimento tardio dessa possibilidade.
Em primeiro plano é necessário discutir como o olhar dos cidadãos sobre esse assunto dificulta no processo, muitos dos parentes próximos à vítima não entendem como funciona o procedimento da doação e sentem que estarão desrespeitando o corpo do falecido. Segundo o filósofo Sócrates:”O homem é sua alma ,o corpo é somente um instrumento dela”,ou seja, depois de finado a contribuição e compartilhamento dos órgãos não será um desrespeito ao indivíduo. Além disso é importante deixar claro que o corpo será tratado com o devido cuidado pelos profissionais da saúde.
Segundamente é possível analisar como as campanhas de doação tem dado falta no contexto brasileiro, assim mutas pessoas só tem conhecimento desse no momento inadequado e com tempo curto para refletir a decisão. O site jornalístico “Espaço Aberto” afirma que :”as campanhas não são o suficiente, para que os cidadãos entendam o processo é necessário muito preparo ,apoio e diálogo dos médicos com os familiares para que não reste dúvidas”. Consequentemente a escolha entre doar ou não se torna difícil para as pessoas que tem receio da decisão errada.
Com vista no que foi mencionado é necessário que o Ministério da Saúde crie um programa de incentivo à doação, por meio de verbas governamentais em que será passado nos canais televisivos como funciona a doação e sua importância, com isso espera se que a população brasileira tome conhecimento deste assunto o quanto antes para evitar confusões futuras e decisões prematuras como muitos fazem na série “Grey’s Anatomy”.
Nityele
Só de ter usado Grey’s Anatomy eu já me interessei pela redação kkkkkk
Sua redação está incrível! Bem clara e com excelentes argumentos.
Em “Além disso é importante deixar claro que o corpo será tratado com o devido cuidado pelos profissionais da saúde.”, faltou uma vírgula após o “Além disso”. Tal erro também corre em outros trechos.
Você precisa estruturar e desenvolver melhor sua conclusão. A primeira frase deve ratificar a tese, esclarecendo seu ponto de vista.
Se atente à conclusão e alguns problemas de pontuação.
Mônicatitto
Oi, boa noite! Tudo bom?
Introdução PERFEITA! Trouxe a série para contextualizar, apresentou as duas teses.
Desenvolvimento 1: Sentir falta das vírgulas, dê uma revisada nisso! Mas, o sentindo do desenvolvimento tá ótimo.
É sempre bom colocar conectivos, tem uma competência no ENEM que eles avaliam isso.
PARABÉNS!
Não posso colocar nota, pois ainda tô aprendendo :)
Mariastela
Olá!
Parabéns pela sua redação, ela se encaixa no texto dissertativo-argumentativo e está bem elaborada. Contudo,acho que vc poderia ter aproveitado melhor a sua citação sobre a série grey’s anatomy . Você poderia dizer que em algum episódio ocorre de alguns familiares não aceitarem doar os órgãos do mento da família e que isso ainda é um problema no mundo, assim vc aproveitaria para falar sobre isso no seu desenvolvimento. No mais, está ótimo. Parabéns e bons estudos! Amo grey’s anatomy kkkk