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Direito da criança e do adolescente: como enfrentar esse problema nacional

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Desda chegada dos portugueses , o Brasil sofre com o descaso de crianças e adolescentes nas ruas no trabalhando no subemprego e com isso aumenta a desigualdade no país. De acordo com o ECA (Estatuto da criança e do adolescente) todos aqueles menores de 18 anos devem ter os seus direitos garantido como proteção integral, educação e lazer, nesse sentido, nesse sentido, convém analisar: as principais causas, consequências e possíveis soluções para esse impasse.

A triste atualidade de grande parte das crianças e adolescentes brasileiras não condiz com o que viria ser o ideal. Com o histórico de falta de políticas públicas para os menores de idade o país sempre sofreu e uma das mais triste é a “chacina da Candelária” onde crianças de rua foram brutalmente mortas em 1993 na cidade do Rio Janeiro.

Em território nacional as consequências da deficiência da realização das fiscalizações dos direitos da criança e do adolescente é por sua grande parte a marginalização, principalmente nas grandes cidade onde as periférias essa realidade e exposta e cruelmente vividas por menores vulneráveis.

O futuro do país está nas mãos onde hoje são crianças e adolescentes. O retrato do país é como se cuida dessa grande parcela da sociedade, portanto devem ser feitos políticas públicas de qualidade por meio do governo e com apoio e participação de toda a sociedade, os grandes meios de comunicação em massa é um grande aliado por exemplo: rádio, tv e mídias sociais onde iria haver uma grande conscientização da população brasileira.

Obs: Gostaria que vocês me dessem nota de 0 até 1000, obrigado !

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7 Correções

  1. Oi,
    eu sou amadora aqui, também estou aprendendo. NÃO SEI O VALOR DE PONTOS RETIRADOS POR CADA ERRO, então vou dar uma nota que eu creio ser aproximada, mas pode estar errado. No geral, quero mais te dar dicas de como fazer uma boa redação a partir do que sei e não avaliar como um corretor. Mas vamos lá:
    A redação é a parte mais importante do Enem. Você pode zerar todas as outras áreas, mas se zera a redação, já era! Sugiro você dar uma pesquisada sobre coisas que não deve fazer na redação, tipo atacar os direitos humanos ou críticas ao governo de forma pessoal. Não que você tenha feito isso, pq até aqui ainda não li a sua redação, vou ler agora ;)
    Ok, vamos lá. Você tem 5 competências que PRECISA cumprir ou vai perder pontos Todas valem 200 pontos. São elas:
    1 COMPETÊNCIA – Demonstrar conhecimento da norma culta da língua. Basicamente escrever de forma padrão, colocando todos os acentos, vírgulas e sem gírias.
    *Eu tenho problemas nessa área quanto a a vírgula, mas professores já me indicaram que em caso de dúvida se há ou não vírgula, é melhor não colocar, pois pode prejudicar ainda mais a compreensão do texto. Nessa parte, assisti em uma aula que você pode ter até dois erros dentro dessa competência, um de gramática e outro de convenção de escrita. Se errar mais do que duas vezes, vai perder ponto. É sempre bom saber dessas dicas né ;)
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    PONTOS: 100
    *Lembrando que não sou a melhor referência nesse aspecto da redação ksksks
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    2 COMPETÊNCIA – compreender a proposta de redação/aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema/dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    *Separei a 2 competência em 3 partes para ficar mais claro. Acredito que você entendeu a proposta e escreveu sobre ela. Também conhece a estrutura do texto pedido para o Enem, porém os parágrafos ficaram pequenos e esteticamente não ficou muito bonito. O ideal são 7 linhas para cada desenvolvimento. Você também faz uma Alusão histórica no D1 que caiu bem com o tema, porém poderia ter introduzido mais algumas, talvez até dados para reforçar teus argumentos.
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    PONTOS: 140
    * E difícil organizar os parágrafos mesmo, mas você vai conseguir, relaxa. Eu também me perco nessa parte as vezes.
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    3 COMPETÊNCIA – Selecionar, relacionar, organizar, e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    *Tua argumentação ficou pouco fraca, apesar de você ter entendido o tema. Poderia ter se aprofundado mais. Tá confuso de entender também. Mas de boa, você vai conseguir! Continua estudando que você VAI muito longe ;)
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    PONTOS: 80
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    4 COMPETÊNCIA – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. (Coesão Textual).
    *Nessa parte entra os conectivos, isso é de EXTREMA importância para ajudar na compreensão do teu texto também. Por exemplo: Contudo, entretanto…
    Isso tudo ajuda a conectar tuas frases para que não seja só um monte de informações jogadas, entende? Na internet tem vários sites com esse tipo de conteúdo. Lembre-se de coloca-los no incio de cada desenvolvimento e conclusão. A introdução é mais livre, porém você pode começar com frase chaves para a introdução, basta pesquisar.
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    Pontos: 60
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    5 COMPETÊNCIA: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos Direitos Humanos. Aqui você precisa do AGENTE – AÇÃO – MEIO – OBJETIVO – DETALHAMENTO.
    *Em outras palavras, quem vai fazer? O que vai fazer? Por meio de quê vai fazer? Para que/quem vai fazer? E o detalhamento que é basicamente escrever sobre oq sera feito, detalhes como o nome já diz. Eu, no meu ponto de vista, encontrei ação e agente, embora só GOVERNO seja algo vago. Site orgãos, ministérios, ong’s… Tem uma infinidade de coisas aí, dá uma pesquisada ;)
    Ah, sim, Acho que o sei meio ficou meio perdido, mas posso estar errada. Não houve detalhamento nem objetivo para mim :(
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    PONTOS: 60
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    TOTAL: 440 PONTOS
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    Como aluna te digo que esse resultado provavelmente não está 100%, mas pode ter alguma proximidade de acordo com oq sei. Não desanima, redação é chatinha mesmo. O importante, te garanto, é nunca desistir, NUNCA. Estude e dê sempre o seu melhor! Acredito em cada um dessa comunidade como se fosse uma partezinha de mim, por isso sei que todos somos capazes de passar nessa desgraça de prova! kkkkkkk bons estudos e boa sorte no Enem!

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  2. Ei, boa tarde, achei sua redação boa e te aconselho a usar mais conectivos para melhorar a coesão do texto, mais atenção na pontuação e reformular a primeira parte da introdução que diz “o Brasil sofre com o descaso de crianças e adolescentes nas ruas no trabalhando no subemprego..”, ficou parecendo que o descaso é culpa das crianças e dos adolescentes e eu sei que não foi isso que quis dizer. Boa sorte !!

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  3. Olá, Boa tarde, eu nao sou especialista, sou nova mais a sua redação ficou boa, esse assunto é bastante importante, uma dica só cuidar mais a pontuação, e no primeiro paragrafo voce escreveu duas vezes nesse sentindo, e tentar usar palavras que tem ligação por exemplo: entretanto e todavia, mais na conclusão eu gostei porque voce colocou uma solução boa.

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  4. 1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa = 120 ;
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto = 120;
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista = 80;
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação = 40;
    5 = Proposta de intervenção = 40.
    Total = 640.

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