Estudante

Dificuldades enfrentadas para a doação de órgãos no Brasil ( ajudem-me!!!!! :°(

  • 2

” O importante não é viver, mas viver bem”, segundo Platão a qualidade de vida tem tamanha importância de modo que ultrapassa a da própria existência. Todavia, fora da Filosofia é possível perceber o contrário a esse pensamento, no que concerne a doação de órgãos no Brasil, que segue sem uma intervenção. Nesse contexto, ver-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, em virtude da ausência de conhecimento da temática e a carência de empatia humana.

Convém ressaltar, a princípio, que a escassez de informações sobre a doação de órgãos é um forte determinante no que se refere a decisão dos possíveis doadores. Afinal, dados estatísticos denotam que de 6 mil pacientes com morte cerebral, apenas 1.800 das famílias doam os órgãos. Em outras palavras, a falta de conhecimento atua como meio de auto-preservação pelos parentes, os quais optam por não autorizar a retirada, ocasionalmente provocando milhares de mortes.

Além disso, o egocentrismo humano também é considerado um empecilho à doação. Isto pode ser explicado segundo o autor-defunto Brás- Cubas, de Machado de Assis, o qual diz em suas “Memórias Póstumas” que não teve filhos e não transmitiu a nenhuma criatura o legado da nossa miséria. Assim, o personagem deixa claro a imperfeição do homem e destaca como isso é perpetuado no indivíduo por gerações. Dessa forma, a ausência de empatia pelo outro mostra-se como uma grande dificuldade para a doação de órgãos.

Portanto, ações são necessárias para remediar esse impasse. A Mídia deve agir para maior divulgação do tema, por meio de propagandas em rádio, televisão e nos diversos meios de divulgação em massa, então a população ampliará o conhecimento sobre a temática. Também, urge que as Escolas trabalhem para o desenvolvimento da solidariedade com os docentes, através de projetos educacionais que levem esse objetivo à sala de aula, com o intuito de gerar cidadãos compreensivos a realidade do próximo. Só assim, a ausência de informação e a falta de empatia será superado e a doação de órgãos ocorrerá naturalmente, concretizando o pensamento de Platão.

 

Se possível, corrijam de acordo com as competências do enem e deixem específico os erros de gramática( preciso urgentemente corrigi-los) .

Obg.

Compartilhar

3 Correções

  1. Boa tarde, a sua introdução está contextualizada com outras áreas do conhecimento e isso é importante.
    No primeiro parágrafo de desenvolvimento o seu texto tem repertório sociocultural, mas faltou a marca de autoria.
    No segundo parágrafo de desenvolvimento existe repertório sociocultural faltou a marca de autoria.
    Na conclusão tem a retomada do tema mais o agente, meio modo, finalidade e detalhamento.

    • 0
  2. É a primeira redação que tento corrigir se não às minhas, então reavalie os pontos destacados por mim, por favor!
    Competência 1: 180
    Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
    Competência 2: 180
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    Competência 3: 180
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Competência 4: 200
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    Competência 5: 200
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Comentários: Introduziu bem o texto. Seu ponto de vista é muito bem explicado, dando exemplificações eficazes para fazer o leitor entender o problema. Além disso, os efeitos apontados são muito relevantes. A proposta é bem explicada e viável.
    Erros gramaticais:
    ” O importante não”; É provável que não vá escrever as aspas no Enem com distância do que está sendo colocado em destaque, porém, é algo relevante na Competência 1.
    será superado; neste caso, como se refere a 2 coisas, deveria utilizar o plural ajustando a frase.
    Ex: serão superados…
    Brás- Cubas; Não sei ao certo, mas me parece não ser necessário o traço.
    Obs: Especifique o tipo de obra ou exponha um índice do que seja o que está sendo dito; filme, música, livro (neste caso romance).
    Ex: o qual diz no romance “Memórias Postumas”

    • 1
  3. Oie, boa tarde!
    Vamos lá!
    Seu texto está extremamente bom! No entanto, tem duas coisas que, na minha opinião, você deveria observar com mais atenção.
    1- No segundo parágrafo, quando você se refere a dados estatísticos, sempre deve-se colocar a fonte deles.
    2- Na proposta de intervenção, as palavras “será” e superado”, no final do parágrafo, devem ser escritas dessa forma: “serão” “superadas”, já que você se refere a duas coisas.
    Espero ter ajudado! :)
    Parabéns pela redação!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.