” O importante não é viver, mas viver bem”, segundo Platão a qualidade de vida tem tamanha importância de modo que ultrapassa a da própria existência. Todavia, fora da Filosofia é possível perceber o contrário a esse pensamento, no que concerne a doação de órgãos no Brasil, que segue sem uma intervenção. Nesse contexto, ver-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, em virtude da ausência de conhecimento da temática e a carência de empatia humana.
Convém ressaltar, a princípio, que a escassez de informações sobre a doação de órgãos é um forte determinante no que se refere a decisão dos possíveis doadores. Afinal, dados estatísticos denotam que de 6 mil pacientes com morte cerebral, apenas 1.800 das famílias doam os órgãos. Em outras palavras, a falta de conhecimento atua como meio de auto-preservação pelos parentes, os quais optam por não autorizar a retirada, ocasionalmente provocando milhares de mortes.
Além disso, o egocentrismo humano também é considerado um empecilho à doação. Isto pode ser explicado segundo o autor-defunto Brás- Cubas, de Machado de Assis, o qual diz em suas “Memórias Póstumas” que não teve filhos e não transmitiu a nenhuma criatura o legado da nossa miséria. Assim, o personagem deixa claro a imperfeição do homem e destaca como isso é perpetuado no indivíduo por gerações. Dessa forma, a ausência de empatia pelo outro mostra-se como uma grande dificuldade para a doação de órgãos.
Portanto, ações são necessárias para remediar esse impasse. A Mídia deve agir para maior divulgação do tema, por meio de propagandas em rádio, televisão e nos diversos meios de divulgação em massa, então a população ampliará o conhecimento sobre a temática. Também, urge que as Escolas trabalhem para o desenvolvimento da solidariedade com os docentes, através de projetos educacionais que levem esse objetivo à sala de aula, com o intuito de gerar cidadãos compreensivos a realidade do próximo. Só assim, a ausência de informação e a falta de empatia será superado e a doação de órgãos ocorrerá naturalmente, concretizando o pensamento de Platão.
Se possível, corrijam de acordo com as competências do enem e deixem específico os erros de gramática( preciso urgentemente corrigi-los) .
Obg.
Emersonbr1t0
É a primeira redação que tento corrigir se não às minhas, então reavalie os pontos destacados por mim, por favor!
Competência 1: 180
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Competência 2: 180
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3: 180
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: 200
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência 5: 200
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Comentários: Introduziu bem o texto. Seu ponto de vista é muito bem explicado, dando exemplificações eficazes para fazer o leitor entender o problema. Além disso, os efeitos apontados são muito relevantes. A proposta é bem explicada e viável.
Erros gramaticais:
” O importante não”; É provável que não vá escrever as aspas no Enem com distância do que está sendo colocado em destaque, porém, é algo relevante na Competência 1.
será superado; neste caso, como se refere a 2 coisas, deveria utilizar o plural ajustando a frase.
Ex: serão superados…
Brás- Cubas; Não sei ao certo, mas me parece não ser necessário o traço.
Obs: Especifique o tipo de obra ou exponha um índice do que seja o que está sendo dito; filme, música, livro (neste caso romance).
Ex: o qual diz no romance “Memórias Postumas”
thaisssss
Oie, boa tarde!
Vamos lá!
Seu texto está extremamente bom! No entanto, tem duas coisas que, na minha opinião, você deveria observar com mais atenção.
1- No segundo parágrafo, quando você se refere a dados estatísticos, sempre deve-se colocar a fonte deles.
2- Na proposta de intervenção, as palavras “será” e superado”, no final do parágrafo, devem ser escritas dessa forma: “serão” “superadas”, já que você se refere a duas coisas.
Espero ter ajudado! :)
Parabéns pela redação!
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Boa tarde, a sua introdução está contextualizada com outras áreas do conhecimento e isso é importante.
No primeiro parágrafo de desenvolvimento o seu texto tem repertório sociocultural, mas faltou a marca de autoria.
No segundo parágrafo de desenvolvimento existe repertório sociocultural faltou a marca de autoria.
Na conclusão tem a retomada do tema mais o agente, meio modo, finalidade e detalhamento.