A Revolução Verde, surgida nos Estados Unidos na decada de 60, tinha como objetivo aumentar e melhorar a produção agrícola, diminuindo a fome.Entretanto, no Brasil hodierno, percebe-se um efeito contrário, visto que milhares de toneladas de alimentos são descartadas anualmente, diante das inúmeras dificuldades para o combate ao desperdício de alimentos, que ocorre tanto pela falta de logística de transporte dos insumos, quanto pela desinformação dos consumidores .Logo, esse cenário caótico atravanca o desenvolvimento socioeconômico do país.
Mormente, o sistema de transporte rodoviário, escolhido pelo presidente Juscelino Kubitschek, é muito demorado e prejudica a logística de transporte dos alimentos, assim ,grande parte dos produtos chega ao destino estragado e impróprio para o consumo, isso quando a carga não é perdida por acidentes nas estradas.Por conseguinte, toneladas de alimentos são desprezados, e prejudicam grandemente o meio ambiente, já que os insumos em decomposição produzem um gás extremamente tóxico :o chorume.
Ademais, de acordo com o filósofo Aristóteles no livro “Ética à Nicomaco”, toda ação deve visar o bem comum.Contudo, muitas pessoas compram muito mais mantimentos do que o necessário, presas apenas ao senso comum de que é melhor sobrar do que faltar, dessa forma, grande parte dos produtos saem de seu prazo de validade antes de serem consumidos e precisam ser descartados enquanto poderiam estar alimentando uma pessoa realmente necessitada.Assim, a falta de informação dos indivíduos contribui majoritariamente para a grave situação de desperdício atual, e o alimento desperdiçado faz grande falta àqueles que não tem o que comer.
Destarte, é necessário que o Estado invista em infraestrutura nas estradas por onde são transportados os produtos escoados para todo o país, através do Ministério da Infraestrutura, que deve fazer recapiamentos e asfaltos de qualidade, a fim de otimizar a logística de transporte desses insumos e evitar o desperdício alimentício.Cabe ainda a essa instituição investir em propagandas que mostrem à população a importância de um consumo consciente e sem descarte desnecessários, co o objetivo de fazer valer o esforço da Revolução Verde.
DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS NO BRASIL
Compartilhar
alizoneida
De início, sua redação segue a estrutura dissertativa-argumentativa, porém há erros que devem ser discutidos.
No 1º parágrafo:
– “decada” Correção “década”.
– Sua segunda frase é enorme: começa em “entretanto” e só termina em “consumidores”. Para isso, você usou várias vírgulas (,), as quais poderiam muito bem ser substituídas por ponto (.).
Lembre-se: sempre use palavras ou expressões que mostra que seu texto está coeso. Exemplo: ESTE desperdício; ISSO teve como consequência; etc.
Já sua tese é bem definida com 2 núcleos.
No 2º parágrafo:
Há expressões de uso coloquial. Por exemplo: “…escolhido pelo presidente…” O correto seria “Inaugurado”, “Construído”, etc.
De maneira geral, você comete o mesmo erro que na introdução (excesso de vírgulas) e defende uma ideia central que foi citada na sua tese. Porém, você cita algo totalmente desnecessário e incoerente, se comparado à ideia do parágrafo: “, já que os insumos em decomposição produzem um gás extremamente tóxico :o chorume.”
No 3º parágrafo:
Você não contextualiza a frase do filósofo com o seu argumento.
De maneira geral, há a presença de palavras de uso coloquial e o mesmo erro visto nos últimos dois parágrafos. Ademais, você defende corretamente a ideia central do parágrafo, a qual foi citada na sua tese.
No 4º parágrafo:
O mesmo erro também é visto neste parágrafo.
Há a presença de 2 propostas de intervenção:
Na primeira, consigo identificar o Agente, Modo e Finalidade; porém não existe Detalhamento e Meio. Por meio de que será este investimento em infraestrutura? Por meio de verba pública? E como serão estas estradas?
Na segunda, há a presença de Agente (o qual não ficou claro), Modo e Finalidade; porém não tem Meio e Detalhamento.
Dica: o Ministério da Infraestrutura não é responsável por propagandas na mídia e sim o Ministério das Telecomunicaçõs (MCTIC), portanto você deveria usar uma “colaboração”.
Exemplo:
“O Ministério da Infraestrutura junto com o Ministério das Telecomunicações…”
Portanto, embasando-me nas diretrizes do ENEM, avalio sua redação com uma nota de 640.
Competências analisadas:
1. Demonstrar domínio da escrita formal da língua portuguesa
Nota: 120
2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limiter estruturais do texto dissertativo-argumentativo
Nota: 160
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Nota: 120
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Nota: 120
5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
Nota: 120
selton.ang
Texto muito bem estruturado, com estratégia de abertura. O desenvolvimento está muito bem planejado e coeso. Há alguns erros de pontuação e vírgula.
Acentuação: Quando o verbo “ter” estiver na 3ª pessoa do plural, recebe acento circunflexo (Eles têm).
Há algumas palavras que não precisavam estar no texto, como o “apenas” no 3º parágrafo.
Não repita conectivos, o “assim” foi usado duas vezes, isso faz com que você perca pontos
Recomendaria substituir algumas palavras difíceis como “hodierno”, pois pode comprometer sua precisão vocabular. Minha nota é 880
Lara sanches
Oii migs, amei seu texto!! Sua introdução está ótima, só precisa colocar mais palavras de juízo de valor para que fique evidente pra o corretor sua tese!! Seria legal você colocar mais repertórios, pode até citar sobre o episodio que aconteceu no Brasil, quando teve o anúncio da quarentena e as pessoas começaram a comprar muitos alimentos, oq ocasionou na falta desses produtos no setor alimentício. Enfim, ficou muito boa.
brenno.fraga
amg adorei seu texto, n consigo enxergar nenhum erro em relação a estrutura dele, perfeito parabéns
mas, eu usaria mais repertórios como exemplo no d1 e d2, poderia citar o poço, tanto pra questão do desperdício, e na falta de empatia que as pessoas tem ao comprar cada vez mais, isso tbm abre portas pra questão do consumismo, outrossim seria tbm citar bauman, uma vez que a o individualismo é uma tendência da modernidade líquida a qual estamos inseridos
no mais é so isso msm, texto lindo parabéns
Olá, gostei de seu texto. Porém…
Na introdução notei a seguinte frase : ”Milhares de toneladas” essas duas palavras são desnecessárias juntas, use apenas uma ou outra.
No primeiro paragrafo de desenvolvimento senti falta de argumentação, detalhamento e explicação sobre os fatos mencionados.
No segundo paragrafo de desenvolvimento faltou coesão.
Assim como em todo o texto a erros de pontuação: Vírgulas em lugares que não deveriam estar ou mesmo faltando, tanto vírgula como ponto.
Os parágrafos não estão coesos entre si. Tente organizar melhor seu texto para que a leitura fique mais clara.
Ao meu ver a conclusão ficou boa.
CONTINUE ESTUDANDO!!!
BOA SORTE!!
Camisoliviera
1 Domínio da escrita formal da língua portuguesa.
2 Compreender o tema e não fugir do que é proposto.
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões.
4 argumentos em defesa de um ponto de vista.
5 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
> Os parágrafos estão meio confuso, você tem que separa-los.
>Virgulas e pontos também estão em muitas frases deixando o texto cansativo.
Fora isso, tem argumento e alusão histórica!