Desmatamento no Brasil ( por favor coloca a nota da redação)

  • 2

“No pé que as coisas vão, Jão, doideira. Daqui a pouco não resta madeira nem pros caixão. Era neblina, hoje é poluição. Asfalto quente queima os pés no chão. Carros em profusão, confusão” esse é o trecho da música “passarinho” do Emicida em que faz uma representação sobre o desmatamento no Brasil que é pouco visto pelo governo e está reduzindo de forma significativa a cobertura vegetal do território brasileiro. Nesse contexto, indiscutivelmente, nota-se que o desmatamento no Brasil é um problema devido não só ao processo intensivo de urbanização, mas também a atividade agropecuária.
Sendo assim, é relevante abordar, primeiramente, que o processo de urbanização favoreceu a realidade vivenciada pelo desmatamento no Brasil, uma vez que com o aumento do processo de industrialização, os habitantes em busca de melhores condições de vida transferiram-se para as cidades. Com isso, segundo o IBGE, atualmente mais de 80% da população no país vivem nas áreas urbanas. E com o aumento de habitantes as cidades crescem espacialmente, fazendo necessário o desflorestamento do território.
diante disso, de acordo com o G1, a agropecuária foi responsável por 90% da perda de vegetação natural do Brasil. Sendo assim um grande fator que mais colabora para a derrubada da floresta, pois, para dar lugar ao plantio e a criação de animais é necessário desmatar um espaço significante do território. Logo, é
preciso uma intervenção para que essa inaceitável questão seja
modificada com o fito de alcançar a isonomia esperada pela sociedade.
Portanto, algo precisa ser feito com urgência para amenizar a questão. Logo, o Inpe, por meio de leis e projetos, deve apoiar o uso sustentável da floresta e melhores práticas agropecuárias além de implementar políticas públicas ambientais efetivas e perenes. Nesse sentido, o objetivo de tal ação é acabar com o desmatamento no país. assim, esse problema será gradativamente erradicado, pois, conforme Gabriel O pensador, “Na mudança do presente a gente molda o futuro.”

Compartilhar

6 Correções

  1. INTRODUÇÃO :
    ▪︎“No pé que as coisas vão, Jão, doideira. Daqui a pouco não resta madeira nem pros caixão. Era neblina, hoje é poluição. Asfalto quente queima os pés no chão. Carros em profusão, confusão” esse é o trecho da música “passarinho” do Emicida em que faz uma representação sobre o desmatamento no Brasil que é pouco visto pelo governo e está reduzindo de forma significativa a cobertura vegetal do território brasileiro. Nesse contexto, indiscutivelmente, nota-se que o desmatamento no Brasil é um problema devido não só ao processo intensivo de urbanização, mas também a atividade agropecuária.

    OBS:
    ▪︎Ausência de vírgula depois de (passarinho).
    ▪︎Ausência de vírgula depois de (Emicida).

    DESENVOLVIMENTO 1:
    ▪︎Sendo assim, é relevante abordar, primeiramente, que o processo de urbanização favoreceu a realidade vivenciada pelo desmatamento no Brasil, uma vez que com o aumento do processo de industrialização, os habitantes em busca de melhores condições de vida transferiram-se para as cidades. Com isso, segundo o IBGE, atualmente mais de 80% da população no país vivem nas áreas urbanas. E com o aumento de habitantes as cidades crescem espacialmente, fazendo necessário o desflorestamento do território.

    OBS:
    ▪︎Faltou o tópico frasal logo no início do parágrafo, este vai resumir em uma frase o assunto que vai ser abordado naquele parágrafo de desenvolvimento. E é obrigatório, pois faz parte da estrutura dos desenvolvimentos.
    ▪︎Erro de concordância em (80% da população no país “vivem” nas áreas urbanas) o correto é (80% da população no país “vive” nas áreas urbanas) uma vez que “vive” concorda com “população” que está no singular.
    ▪︎(crescem espacialmente) o que é “espacialmente” ? Substitua essa palavra.
    ▪︎Esse seu último período não faz sentido, você diz que “com o aumento de habitantes as cidades crescem, fazendo necessário o desflorestamento do território” é como se você estivesse dizendo que o “desflorestamento” é certo.
    ▪︎Utilize mais conectivos: Nesse sentido, Nesse parâmetro, Nesse viés, No entanto, Diante dessa perspectiva, Dessa forma, Desse modo, Dessa maneira, Entretanto. Esses conectivos servem para ligar um período ao outro e é avaliado na Competência 4.
    ▪︎Faltou o encerramento do parágrafo, este vai ser apenas uma reafirmação do seu problema.

    DESENVOLVIMENTO 2:
    ▪︎diante disso, de acordo com o G1, a agropecuária foi responsável por 90% da perda de vegetação natural do Brasil. Sendo assim um grande fator que mais colabora para a derrubada da floresta, pois, para dar lugar ao plantio e a criação de animais é necessário desmatar um espaço significante do território. Logo, é preciso uma intervenção para que essa inaceitável questão seja modificada com o fito de alcançar a isonomia esperada pela sociedade.

    OBS:
    ▪︎O início sempre é com letra maiúscula.
    ▪︎Não use o repertório logo no início, pois o início é o tópico frasal.
    ▪︎Repetição da palavra (sendo assim) uma repetição no início do D1 e outra aqui, evite repetições de palavras, pois afeta a competência 4.
    ▪︎Equívoco de vírgula depois de (pois)
    ▪︎Esse seu segundo período está um pouco desconectado com o primeiro.
    ▪︎No último período é o encerramento do parágrafo, você não deve dizer o que fazer, visto que isso é na conclusão.
    ▪︎Utilize mais conectivos.
    ▪︎Evite estar trazendo dados estáticos, renove com frases de filósofos, alusões históricas, situações do cotidiano etc.

    CONCLUSÃO:
    ▪︎Portanto, algo precisa ser feito com urgência para amenizar a questão. Logo, o Inpe, por meio de leis e projetos, deve apoiar o uso sustentável da floresta e melhores práticas agropecuárias além de implementar políticas públicas ambientais efetivas e perenes. Nesse sentido, o objetivo de tal ação é acabar com o desmatamento no país. assim, esse problema será gradativamente erradicado, pois, conforme Gabriel O pensador, “Na mudança do presente a gente molda o futuro.”

    OBS:
    ▪︎Repetição do conectivo (logo) existem vários, pra que repetir o mesmo ?
    ▪︎Evite usar siglas na conclusão, escreva por extenso.
    ▪︎Ausência de vírgula depois de (agropecuárias).
    ▪︎Após um ponto final inicia-se uma nova palavra com letra maiúscula (Assim).
    ▪︎Faltou organização e detalhamento na sua solução.

    NOTA:
    ▪︎C1: 160
    ▪︎C2: 140
    ▪︎C3: 160
    ▪︎C4: 140
    ▪︎C5: 160
    ▪︎TOTAL: 760

    Na próxima redação pule uma linha de um parágrafo para outro, pois do jeito que você fez não é a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, pareceu um resumo. Utilize, também, mais conectivos e outros tipos de repertórios sem ser dados estatísticos, não estou dizendo que não pode usar, mas tente diversificar.

    • 1
  2. A introdução ficou ótima com repertório de uma música que da autoria a sua dissertação. apresentou a tese no final do parágrafo.
    O desenvolvimento 1, está com elemento coesivo bem articulado apresentando o desenvolvimento do prometido na tese da introdução.
    O desenvolvimento 2, está cumprindo com o que a tese deixa claro.
    A conclusão possui o agente, meio modo, ação, detalhamento e a finalidade.

    • 1
  3. Gostei muito da sua redação, soube bem segurar o tema e não fugiu dele, além de se manter bem informada, só invista mais na sua intervenção, assim você pode desenvolver mais opções para a solução do problema, tente também mostrar seu ponto de vista e no D2 já ir mostrando sua intervenção mas está excelente, você está indo no caminho certo, daria 840

    • 1
  4. “No pé que as coisas vão, Jão, doideira. Daqui a pouco não resta madeira nem pros caixão. Era neblina, hoje é poluição. Asfalto quente queima os pés no chão. Carros em profusão, confusão” esse é o trecho da música “passarinho” do Emicida em que faz uma representação sobre o desmatamento no Brasil que é pouco visto pelo governo e está reduzindo de forma significativa a cobertura vegetal do território brasileiro. Nesse contexto, indiscutivelmente, nota-se que o desmatamento no Brasil é um problema devido não só ao processo intensivo de urbanização, mas também a atividade agropecuária.

    》 ótima introdução!

    Sendo assim, é relevante abordar, primeiramente, que o processo de urbanização favoreceu a realidade vivenciada pelo desmatamento no Brasil, uma vez que com o aumento do processo de industrialização, os habitantes em busca de melhores condições de vida transferiram-se para as cidades. Com isso, segundo o IBGE, atualmente mais de 80% da população no país vivem nas áreas urbanas. E com o aumento de habitantes as cidades crescem espacialmente, fazendo necessário o desflorestamento do território.

    》 seu D1 é bom, mas pode ser melhor.
    Vou dar alguns dicas pra vc 1° comece seu D1 como um tópico frasal curto no máximo 2 linhas ,por exemplo, PRIMEIRAMENTE, É RELEVANTE ABORDAR O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO COMO IMPULSIONADOR DO PROBLEMA.
    》 logo após vc uso um conectivo para começar seu argumento , tais com: NESSE VIÉS, NESSA PERSPECTIVA……
    》no final vc fecha o D1 como um posicionamento crítico.

    diante disso, de acordo com o G1, a agropecuária foi responsável por 90% da perda de vegetação natural do Brasil. Sendo assim um grande fator que mais colabora para a derrubada da floresta, pois, para dar lugar ao plantio e a criação de animais é necessário desmatar um espaço significante do território. Logo, é
    preciso uma intervenção para que essa inaceitável questão seja
    modificada com o fito de alcançar a isonomia esperada pela sociedade.

    》 Esse D2 está muito curto e mais expositivo do que argumentativo tente melhorar isso.

    Portanto, algo precisa ser feito com urgência para amenizar a questão. Logo, o Inpe, por meio de leis e projetos, deve apoiar o uso sustentável da floresta e melhores práticas agropecuárias além de implementar políticas públicas ambientais efetivas e perenes. Nesse sentido, o objetivo de tal ação é acabar com o desmatamento no país. assim, esse problema será gradativamente erradicado, pois, conforme Gabriel O pensador, “Na mudança do presente a gente molda o futuro.”

    》 ótima! Começou com tópico frasal.
    Trocaria o LOGO por Para isso é também colocaria outro agente. Em geral sua conclusão está muito boa só faltou a finalidade para ganhar 200 pontos na competência 5.

    NOTA: 680

    • 1
  5. Olá, Flávia
    Sua introdução está excelente, conseguiu contextualizar e elaborar bem a sua tese.
    O desenvolvimento 1 ficou muito bom também, mas sugiro que você coloque primeiro os dados ou exemplo e depois o seu argumento, para ter uma sequência lógica de causa e consequência.
    O desenvolvimento 2 ficou bom, mas acho que você poderia dar uma melhorada no seu argumento, ou seja, explicar com o seu ponto de vista, explicar o que você defende, ali você só explicou como um contexto de introdução. Outra coisa, não se conclui de forma direta no desenvolvimento, você poderia colocar conjunções de prioridade, como: desse modo, nesse contexto, com isso, por interpretação, diante disso, por analogia.
    Conclusão: Ficou excelente com todos os elementos, só acho que você poderia colocar o que é o Inpe, porque não tem como saber sem dizer o que é a sigla.

    Com essa análise sua nota é: 860

    • 1
  6. gostei bastante da sua redação. as estatísticas bem colocadas, os desenvolvimentos corretos, notei a autoria no fim dos desenvolvimentos. eu deixaria só a partir do inep, mas a sua proposta de intervenção está bem relacionada com o tema. olha, vc tá muito bem na redação. minha nota é de 800

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.