O filme “O lorax: em busca da trúfula perdida” retrata em desenho animado, um mundo onde tudo, inclusive plantas e arvores são artificiais. A obra cinematográfica, apesar de ilustrativa, remete a atual sociedade, onde são vistos diariamente o desmatamento em função da construção de novas metrópoles e o uso excessivo de recursos naturais. Com efeito, evidencia-se que, em razão do desflorestamento as pessoas estão sujeitas e expostas a novas doenças.
De acordo com o escritor romano Séneca, para a ganância, toda natureza é insuficiente. O pensamento, além de histórica, é também reflexivo, pois representa a ambição da sociedade em construir e transformar de forma extremamente excessiva, sem pensar nas consequências que esse mal hábito pode causar, como por exemplo, a perda da biodiversidade, a contaminação do solo, redução da umidade do ar, o aterramento de rios e lagos que por sinal é garantia de sobrevivência de muita gente, sendo assim, é possível afirmar que o ato de desmatar trás para população, danos irreversíveis. Faz-se imprescindível, portanto, a dissolução dessa conjuntura.
Além disso, conforme o filósofo Umberto Eco, justificar tragédias como vontade divina tira da gente a responsabilidade por nossas escolhas. De maneira analógica, pode-se dizer que o ato de alegar que calamidades, como doenças, é de total vontade de Deus, arranca a culpa de atos incertos cometidos, ou seja, culpar a divindade por enfermidades que surgiram em razão do caos da sociedade em querer desmatar o meio ambiente, faz com que todos não assumam o papel de bem feitores em cuidar e zelar pela natureza que é um fator principal no bem estar e na sobrevivência de todos os seres vivos incluído o ser humano. É extremamente deplorável esta situação.
Em virtude dos fatos mencionados, faz-se necessário que o Estado juntamente com o Ministério do Meio Ambiente tome medidas de fiscalização, através inspeção aérea com helicópteros e com imagens obtidas do satélite, em áreas onde o índice de desmatamento é maior, a fim de coibir esta prática. Além disso, deve-se investir na divulgação da importância da conservação do meio ambiente, em TVs, rádios e redes sociais com intuito de instruir a população a evitar qualquer tipo degradação da natureza tanto, na zona urbana quanto na zona rural. Deste modo, a natureza natural estará conservada, cuidada e não transformada em artificial como constatada no filme “O lorax: em busca da trúfula perdida”, da mesma forma que consequentemente os seres humanos estarão imunes a novas doenças em razão do desmatamento.
Mylena Ramos
Perfeito………………………….
mas faltou um conectivo iniciando o primeiro argumento
e a proposta, tente fazer só uma, com os 5 elementos
Ação
Agente
Modo
Detlhamento
Finalidade
comp 1: 180
comp 2: 200
comp 3: 200
comp 4: 160
comp 5: 160
…………….
…………
………..
…………
layllagrasi
NOTA: 870, texto bem aplicado, com apresentação de repertório sociocultural produtivo, com os cinco elementos da Proposta de Intervenção estruturados. Houve alguns erros de concordância, e também vale ressaltar o uso de mais conectivos para deixar o texto mais claro e rico, e no segundo parágrafo do desenvolvimento faltou desenvolver melhor o argumento Espero ter ajudado!
C. 1: 160
C. 2: 160
C. 3: 180
C. 4: 170
C. 5: 200