Na Alemanha nazista, o ministro de propaganda Joseph Goebbels afirmou que uma mentira contada uma vez é uma mentira, mas uma mentira contada varias vezes é uma verdade. Infelizmente o governo de Hitler não foi o único a repetir embustes para controlar um grupo de pessoas, hodiernamente porém, chamamos isso de “fake news” e embora o termo tenha mudado, não podemos nos conformar com essa tendência.
É importante ressaltar, em primeiro plano, que desde a pré-história é a ficção que une grupos de homo sapiens, permitindo a cooperação e organização de povos por meio de crenças compartilhadas. Isso ocorre pois a confiança é construída usualmente com base na emoção e não na razão, o que possibilita a manipulação em massa. Nesse sentido, as narrativas comuns a um povo podem motivá-los tanto a serem benevolentes pela fé num deus misericordioso quanto ao racismo por acreditarem na supremacia branca. Portanto é de suma importância nos atentarmos a como as inverdades nos influenciam hoje.
Percebemos, em segundo plano, a facilidade de expormos e compartilharmos informações na internet atualmente, principalmente utilizando as redes sociais, ferramentas que facilitam a liberdade de expressão e o acesso à ciência, mas também são capazes de viralizar falsidades. E elas podem ser a desinformação produzidas por falta de pesquisa ou então as fake news que por sua vez são criadas no intuito de manipular a opinião pública. Sobre isso, o sociólogo Emile Durkhein afirma que o indivíduo só pode agir na medida que aprender a conhecer seu contexto, sendo assim, é de suma importância saber diferenciar o que é verídico do que não é, pois é a opinião pública que elege os governantes e define o rumo da história.
Logo, medidas públicas são necessárias para que os cidadãos aumentem sua consciência, melhorando suas decisões. O ministério da propaganda deve criar campanhas para alertar os indivíduos dos perigos de acreditar cegamente em informações divulgadas na internet, incentivando a procura de dados e fatos confirmados. O Ministério da Educação, por sua vez, deve incluir nas grades de licenciatura matérias que munam os professores com metodologias que estimulem o pensamento questionador nos alunos de ensino fundamental e médio. Serão formados, de tal forma, cidadãos que não tomem como verdade tudo que é repetido e a estratégia de manipulação de Goebbels, terá seu efeito suprimido.
ahyesterday
Olá
Não sei se a sua intenção era fazer uma redação no modelo ENEM, porque ela está muito mais adequada a outros tipos de vestibulares. De qualquer forma, vou corrigir como se fosse ENEM e se não for, me desculpa.
Não é recomendado usar palavras com teor pessoal na redação. Você usou um “infelizmente” na introdução. A palavra “hodiernamente” também não é incentivada, porque é um preciosismo. O uso da primeira pessoa também é vetado, mesmo que seja no plural. Você não pode dizer “não podemos nos conformar” em uma redação modelo ENEM.
No segundo argumento a relação entre a facilidade de compartilhar coisas na internet e as fake news não foi muito bem trabalhada e as estruturas dos períodos ficaram um pouco confusas.
De resto, a redação está muito boa :)
Thaisz21
olá, boa noite.
vou corrigir sua redação por cada parte da estrutura e dps atribuir uma nota para cada competência, ok? vamos lá
INTRODUÇÃO
-citação histórica
-relação com a realidade
-tese
DESENVOLVIMENTO 1
-conectivo
-tópico frasal
-repertório sociocultural
-causa
-consequências
-miniconclusão
DESENVOLVIMENTO 2
-conectivo
-tópico frasal
-argumentação
-citação sociocultural
-miniconclusão
CONCLUSÃO
-agente: ok
-ação: ok
-meio: ok
-detalhamento: ok
-finalidade/resultado: ok
C1:200pts
C2:200pts
C3:200pts
C4:200pts
C5:200pts
bem, é isso. sua redação ficou excelente, sério, uma das melhores que eu já corrigi. ao meu ver vc atendeu todos os requisitos solicitados da redação e argumentou muito bem utilizando várias áreas do conhecimento, além de ter feito uma conclusão que respeitou os direitos humanos e a diversidade.
parabéns e continue treinando, pois acho que vc irá conseguir uma nota mt boa no Enem.
abraço e bons estudos ;)