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Desigualdade social no Brasil e suas consequências .

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No livro  ”O cortiço” de Aluizo Alzevedo, o autor retrata a desigualdade social por meio de um cortiço no SÉC. XIX, com pequenas casa onde viviam pessoas de baixa renda, e ao lado um sobrado onde vivia Miranda um comerciante bem sucedido, com condições elevadas. Nesse sentido, pode-se afirmar que a desigualdade social, ainda presente na realidade atual, deriva-se de muitos fatores sendo necessária a avaliação eficaz do Governo.

Em primeira análise, é válido destacar que de acordo com dados da  ONU (Organização das Nações Unidas), em 2005 o país brasileiro foi representado como a oitava nação mais desigual do mundo. Permanece explícita, a forma como a desigualdade social afeta a população, ou seja, sendo o Governo económico responsável  pela alta elevação da pobreza, a diferença económica entre aqueles que estão na base social, é muito distante dos ricos da estratificação social. Nesse sentido, a desigualdade social na atualidade é o conceito que privilegia um determinado grupo social. Sendo necessária nesse contexto, medidas para que o quadro brasileiro seja revertido.

Ademais, segundo a sociólogo Karl Marx a desigualdade social está atrelada ao modo de produção capitalista, onde não é justo e nem igual. Além disso, a desigualdade social contribui para a falta de segurança no país, já que as oportunidades não são iguais para todos, muitas pessoas pobres tendem a viver sem condições de vida, que consequentemente acham a necessidade de ir para o lado criminoso, colaborando em altos índices para a criminalidade e/ou violência, o que é inaceitável. Desse modo, ações  precisam ser desenvolvidas para que a segurança no país e a desigualdade sejam combatidas.

Mediante o exposto, nota-se que a desigualdade social ainda é um problema presente no Brasil, no entanto, esse quadro deve ser revertido. Portanto, cabe ao Governo Brasileiro, melhorar a empregabilidade como medida eficaz , para que todos possam ter um bom emprego, fazendo com que a economia do país cresça, surgindo como efeito, a distribuição igualitária da Renda-per-Capita à população. Na sequência, as autoridades em parceria com o Ministério da Educação, atuariam através do desenvolvimento de programas de inclusão social, sendo o mesmo exposto através das redes sociais, investindo por sua vez na qualidade da educação pública. Dessa maneira, a desigualdade social será um marco deixado no passado e a qualidade educacional no país, será observada e aplicada de maneira respeitável.

 

 

OBS> Se possível corrijam me dando a nota. Obrigada e boa noite =)

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2 Correções

  1. Boa noite! Tudo bem? Espero que sim! Segue abaixo minha correção, com considerações finais e nota.

    INTRODUÇÃO: Temos inicialmente uma citação bem escrita, com devida referência ao autor e contextualização da obra, porém, a frase presente é muito longa, e isso dificulta a compreensão do leitor. Devemos nos atentar ao fato de que, no computador, 30 linhas não cabem em 30 linhas escritas à mão. Temos um problema quanto a estruturação da introdução pois, após a citação da primeira frase, temos uma finalização com ausência da devida argumentação a ser desenvolvida nos dois parágrafos futuros.

    A desigualdade social existe por quê? Para quem ela é um problema real? Qual o papel da desigualdade social nas bases da sociedade? São todas questões que serão usadas como argumentos. Você deve escolher, no máximo, dois ou três argumentos, que serão expostos nos seus dois desenvolvimentos. “Deriva-se de muitos fatores”, quais? Especificidade é necessária para fornecer um bom roteiro do texto.

    Cuidado! Citar a necessidade da intervenção do Governo (Federal/Estadual) ou poder público é necessário nesse tema, mas pode não funcionar em outros. Evite, quanto a sua conclusão envolver a iniciativa privada ou a ação popular.

    DESENVOLVIMENTO I: Existem dois erros com relação ao uso da vírgula em: “é válido destacar que(,) de acordo com dados da ONU (Organização das Nações Unidas), em 2005(,)…”. Evite o termo “país brasileiro”, pois é caracterizado como erro. Use apenas Brasil, nação brasileira, país ou República Federativa do Brasil. Ponto positivo para a primeira frase curta e sucinta (parabéns). Contudo, a afirmação em seguida também está mal colocada, cabendo uma reformulação, como:

    “em 2005, o Brasil foi elencado como o oitavo país mais desigual socialmente.”
    “em 2005, o país foi considerado o oitavo com maior desigualdade social.”

    Temos um novo erro, dessa vez com relação a concordância da frase “Permanece explícita…”, pois não apresenta sentido completo. Caracteriza erro de concordância verbal. A seguir, temos uma confusão de ideias com relação ao tema, a partir do ponto em que você cita “Governo econômico”. O termo é inadequado e não basta para expressar a ideia que você pretende formular. Ao culpar o poder público, é necessário focar na ideia, iniciando e finalizando com devida atenção, sem citar qualquer outro argumento antes disso. Se o governo é o responsável pela desigualdade social, por que a estratificação social privilegia as classes mais abastadas e criou os mais ricos do país? Qual o real problema do poder público com relação à desigualdade social, então? Seria a concentração de riquezas? Ou talvez a falta de políticas públicas eficientes? O funcionamento excludente do capitalismo moderno? Responder essas perguntas caracterizam argumentos. Nota-se a ausência disso no seu parágrafo. Tanto a ausência de um argumento que justifica o seu texto, quanto referências que confirmem esse argumento são indispensáveis e caracteriza redução da nota final.

    DESENVOLVIMENTO II: Novamente ausência de vírgula em: “Segundo Karl Marx(,)…”. A finalização dessa frase está gramaticalmente ruim, ficando melhor com, por exemplo:

    “… a desigualdade social está atrelada ao sistema econômico capitalista, que baseia-se na concentração de riquezas e acúmulo do capital, o que potencializa as desigualdades.”

    Uma nova abordagem sobre segurança surge na segunda frase do parágrafo, que também não foi citada na introdução. Pode caracterizar tangenciamento do tema! A transição da população mais pobre para uma vida criminosa e demais questões relacionadas ao sistema da Justiça Brasileira são temas de peso e precisam ser melhores trabalhados e previamente adiantados na introdução. Se isso aparece no seu texto sem que haja uma necessidade real de estar ali, o corretor vai devidamente desqualificar esse recurso argumentativo pois, além de não apresentar propósito adequado, também aparece sem referências que confirmem a afirmação.
    A última frase é boa, está colocada na hora correta e expressa a ideia de possível conclusão do tema a seguir, o que é positivo e o mais adequado para a última frase do desenvolvimento 2.

    CONCLUSÃO: Boa frase introdutória, que teve como propósito descrever um panorama de todo o texto, além de deixar claro uma possível conclusão em seguida (ponto positivo!). A frase que se segue tem um erro do emprego da vírgula em: “cabe ao Governo Brasileiro,(x) melhorar a empregabilidade como medida eficaz…”. Há um problema com relação à proposta de intervenção, porque, de acordo com o tema, a desigualdade social é um problema antigo do Brasil, portanto, não sendo geracional, precisa de uma solução mais consistente e realmente eficaz. Melhorar a empregabilidade é, sim, necessário, mas se fosse possível na situação atual, já teria sido feito. Existem outros erros com relação ao emprego da vírgula em:

    “Na sequência, as autoridades(,) em parceria com o Ministério da Educação, atuariam através do desenvolvimento de programas de inclusão social, sendo o mesmo exposto através das redes sociais,(x) investindo(,) por sua vez(,) na qualidade da educação pública.”

    NOTA: Utilizar “o mesmo” para fazer referência ao sujeito não basta! Não tem a eficácia necessária e é um vilão no Enem, se for o seu objetivo. Os corretores tem uma certa aversão à utilização desse “o mesmo” a fim de retomar o sujeito da oração. Evite usar ou tente substituir por um pronome mais adequado.

    Cuidado novamente sobre a proposta de intervenção. Você propõe, em seguida, o desenvolvimento de programas sociais. O problema é que alguns já existem, e sabemos que não foram suficientes para solucionar o problema da desigualdade social ou, ao menos, diminuir os indicadores. Se você quer inserir um programa social como proposta de intervenção, crie um. Especificidade constrói um bom argumento sempre.

    A última frase é sempre opcional e de escolha livre do autor da redação, mas precisa ser coerente com relação ao tema. Você não falou sobre educação ao longo do texto, então precisa reformular melhor essa frase, a exemplo:

    “Dessa maneira, utilizando-se das possíveis soluções descritas, será possível atenuar os indicadores das desigualdades, através da equidade proporcionada por uma educação de qualidade para todos.”

    POSSÍVEL NOTA: 690. A estrutura textual é regular, proporcionando uma leitura decente. Existem alguns erros de concordância e de uso da vírgula, além dos critérios para construção ideal dos parágrafos não serem totalmente atingidos. A falta de referências para validar os argumentos torna o texto inconsistente. O tangenciamento do tema também interferiu diretamente na nota do(a) autor(a).

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