Desde sua colonização pelos portugueses, o Brasil é um país com alto índice de desigualdade social. De acordo com a ONU o país é o segundo no ranking da má distribuição de renda. Tal empasse tem suas causas e consequências, como causa pode-se citar falta de oportunidades dadas a população desde a época colonial e a consequência disso é um país violento e marginalizado. Portanto se faz necessário reverter esse quadro.
Vale ressaltar que durante a colonização somente filhos de famílias ricas tinham acesso a educação. Ela só foi democratizada a partir do século XX com o governo de Getúlio Vargas. Essa uniformização tardia da educação contribuiu para as desigualdades que se vê atualmente, porque um bom ensino abre portas para várias oportunidades de emprego, que faram a sociedade se desenvolver. Dados de uma pesquisa do IBOPE e UNICEF revelaram que 21% dos entrevistados afirmaram que já passaram fome, providências devem ser tomadas para se resolver o entrave.
Ademais, é importante salientar que a medida que a desigualdade aumenta, a criminalidade aumenta também. Segundo o ranking da Forbes cerca de 104 milhões de pessoas vivem no Brasil com 413,00, o que é inaceitável perante a inflação e a quantidades de impostos a serem pagos, esse quadro de pobreza leva as pessoas a caírem na criminalidade, por enxergarem nela uma maneira de se melhorar de vida facilmente. Diante disso é indispensável que medidas sejam tomadas.
Conclui-se que mediante aos fatos anteriormente expostos cabe ao Governo por meio dos Ministérios da Educação e Economia -responsáveis pela educação de qualidade e melhorias na economia do país- criar oportunidades para as pessoas de baixa renda, entre elas o ensino bom e a disponibilidade de empregos para que impeçam essas pessoas de caírem no mundo do crime, desta forma o problema da desigualdade social no Brasil será uma mazela superada na história
Ana Leticia GIniciante
Desigualdade social no Brasil: causas e consequências
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KazuroRock
C1: 120
Você tem um bom vocabulário, mas comete muitos desvios relacionadas a pontuação, principalmente com vírgulas.
C2: 160
Bom repertório, coerente com o que você quis argumentar no tema.
C3: 80
Muitos dados simplesmente jogados, você não soube organizar bem o que trouxe.
C4: 120
Cabia um uso maior de conectivos.
C5: 100
Tem agente, ação e finalidade. Existe uma tentativa de meio/modo, mas achei inválida. Parece mais um outro agente. Detalhamento ausente, proposta extremamente vaga, o que acaba quase penalizando a ‘ação’. Tem uma, mas não diz muita coisa.
Vou te dar um exemplo: existem colégios públicos de boa qualidade, como ETECs e IFs. Você poderia colocar como ação, a criação de novas dessas instituições, alcançando regiões de interior. Ou o aumento de vagas nelas, enfim. Por sinal, >por meio da criação de novas instituições públicas de alta qualidade, como ETECs e IFs<. Isso é um meio/modo claro.
Bons estudos, espero ter ajudado!
Não adianta falar de melhorar o ensino, se você nem
Cassiane Leandro
Olá,tudo bem?
Sou iniciante,mas espero ajudar
A sua redação é bem escrita,apresentou um bom repertório na introdução e o encaixe correto das tese,argumentou de forma legal,defendeu bem as suas teses e prendeu a atenção do leitor e conclusão apresentou uma boa proposta de intervenção,resolvendo a problemática.
Meus parabéns,você está indo no cominho certo,boa sorte!
EvillynNaiana
Boa noite!
Achei sua redação riquíssima, muito boa…
Em sua introdução associou um contexto histórico com o tema.
Já no desenvolvimento, demonstrou suas ideias e embasou de maneira clara, finalizando cada tópico…
E na conclusão, finalizou contextualizando todo seu texto.
Não sou profissional na área, mas pelo meus estudos presumo estar no caminho exato dos 1000.
Um grande abraço!
LucasTH.
Olá!! Achei sua redação muito boa, trazendo vários dados de pesquisas, para reforçar o seu tema principal que é a desigualdade social no Brasil.
Penso que os finais de seus parágrafos tenham sido repetidos (usando palavras diferentes, com mesmo sentido), que deixou o texto um pouco repetitivo. Talvez se tirasse essa repetição e coloca-se num final, por exemplo, “Com todos os fatos apresentados, vimos o quanto necessário reverter o quadro…”
Achei uma introdução, o desenvolvimento está ok, e a conclusão também (talvez seria melhor se não começa-se com o “conclui-se, poderia ter utilizados outros termos como “portanto).
Do mais está muito bom, espero ter ajudado :)