Segundo a Constituição Federal promulgada em 1988, é garantido a erradicação da pobreza e a redução das desigualdades sociais e regionais. No entanto, quando se observa a desigualdade social no Brasil se observa que a prática desse direito garantido pela constituição é utópica. Destaca-se o grave problema de altíssima concentração de renda nas mãos de poucas pessoas e a disparidade educacional no Brasil. Portanto, nessa perspectiva esses desafios devem ser superados para que uma sociedade íntegra seja alcançada.
Certamente, a diferença educacional ofertada a ricos e pobres no Brasil é um dos maiores causadores da desigualdade social no país, com a maioria dos calouros que ingressam em universidades federais sendo vindos de escolas particulares, as cotas para escolas públicas conseguiram amenizar o problema, mas ainda é algo perceptível no Brasil. Em comparação com oitenta países, o Brasil apresenta a quinta maior desigualdade em matemática e a terceira maior em ciência e leitura segundo o PISA.
Ademais, a altíssima concentração de renda nas mãos de poucos é um fator trágico no agravamento da desigualdade social, com essa influenciando a saúde, educação e segurança. Segundo o sociólogo Karl Marx “a miséria é utilizada como um instrumento pelas classes dominantes”, O que acaba favorecendo o domínio da minoria rica sobre a maioria pobre do Brasil, fazendo com que essa classe trabalhadora acabe sendo prejudicada pelo capitalismo selvagem perpetuado pela burguesia brasileira.
Dessa forma, percebe-se a ineficácia do estado no que se refere a redução na desigualdade social. São necessárias políticas públicas que possibilitem o maior acesso a educação de qualidade, emprego e renda, é indispensável através de medidas governamentais a criação de leis que taxem grandes fortunas para o investimento em educação pública e técnica para a população vulnerável do Brasil. Dessa forma o país poderá superar o problema da desigualdade social.
belatrix
oioi
houve repetição de expressões e palavras
boa tese!
os corretores provavelmente iam embaçar, porque não tem o detalhamento do que é PISA,
em todo o texto retomou a problemática da introdução, muito bom
a conclusão não ficou utópica, mas ficou normal. Tente da próxima vez usar os 5 porques: o que, quem, como, porque e onde
parabéns, ótimo texto!
Guilhermepin
Iae Ryan, gostei bastente da sua redação.
Introdução
– Uma boa citação
– Duas problemática evidentes ” 1°o grave problema de altíssima concentração de renda nas mãos de poucas pessoas e 2°a disparidade educacional no Brasil”
Desenvolvimento
-Poderia ter dito o que é “PISA”
-Trouxe bons agumentos
-Retomou com clareza a problemática da Intro
Conclusão
– Conseguiu amarrar tudo o que foi dito
OBS: Você repetiu “desigualdade social” 5 vezes durante o texto sendo duas vezes, só na conclusão.
– A leitura ajuda no crescimento do repertório
Melhor correção? kkkkk vlw mano.
van
Olá, o seu texto apresenta alguns desvios, na C1, erros gramaticais prejudicam e desvalorizam o seu texto, na C2, você compreendeu a proposta, mas a estrutura ainda está precisando de ajustes. A C3, esta regular, pois foi apresentado conhecimentos. Na C4, percebe-se a ausência de conectivos, na C5, falta detalhamento, inovação.
NOTA: 720