No filme “Parasita” de 2019, o diretor quer apresentar a sua visão sobre as diferenças de classes sociais na sociedade sul-coreana entre duas famílias, entre as principais diferenças está a econômica. Diante da conclusão do filme é notável a preocupação em mostrar a dura realidade da classe baixa e as regalias da classe alta. No Brasil, a realidade não é distante, conhecido por sua alta concentração de renda, o 1% mais rico da população detém 28% da renda total, se tornando o país mais desigual do mundo. Nesse sentido, em virtude das desigualdades entre as classes sociais e a desigualdade econômica surge um complexo problema na contemporaneidade.
Em primeiro plano, cabe ressaltar as desigualdades sociais. Segundo o Instituto de Geografia e Estatística ( IBGE), o atual Índice de Gini, coeficiente que mede o nível de desigualdade do país onde quanto mais próximo do zero melhor está o país, mostra que o Brasil está em 0,543. Existe uma série de fatores que levou o brasil a esse nível de desigualdade, como o legado colonial, a escravidao e os padrões de posses latifundiárias. Como consequência pode gerar alto nível de desemprego, desnutrição, doenças, violência, miséria, marginalização, mortalidade. Por conseguinte o quadro precisa ser mudado.
Ademais, é importante salientar a desigualdade econômica. De acordo com o filme, a distribuição de renda é um ponto a ser discutido, onde a família de classe baixa tenta a todo custo ter uma vida igual a outra família rica, e mesmo trabalhando muito mais, nunca conseguirão o tanto de renda quanto. Sob esse viés, se entende que no Brasil a função redistributiva é um assunto em destaque quando falamos de desigualdade. Theo Ribas Palomo, pesquisador e economista, em sua pesquisa mais recente diz que os tributos diretos têm um efeito progessivo limitado, enquanto os tributos indiretos têm um impacto regressivo, assim resultando em uma carga tributária maior para os mais pobres em comparação com os mais ricos. Assim sendo de suma importância medidas que interfiram nesse problema.
Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, é preciso que o governo faça um trabalho extenso, desde de reformas no sistema tributário como o fortalecimento de programas sociais e diminuir a regressividade dos impostos indiretos são medidas fundamentais para alcançar na distribuição de renda. A partir dessas ações, poderá-se consolidar um Brasil com mais equidade econômica e social.
Edson Lage
Olá, Jhulya!
Aqui estão algumas sugestões para melhorar a sua redação:
Introdução: A introdução apresenta bem o tema, mas poderia ser mais concisa. Sugiro revisar a frase inicial para torná-la mais direta e impactante. A conexão entre o filme “Parasita” e a realidade brasileira está bem feita, mas poderia ser elaborada de forma mais clara.
Desenvolvimento (Parágrafo 1):
A citação do Índice de Gini é relevante, mas poderia ser contextualizada com mais detalhes sobre como ele se compara a outros países. Isso daria mais peso ao argumento.
A listagem das consequências da desigualdade é válida, mas poderia ser melhor organizada. Tente ligar os pontos para mostrar como esses fatores interagem entre si.
Desenvolvimento (Parágrafo 2):
A comparação entre as famílias no filme e a realidade brasileira é um bom ponto, mas a explicação sobre a redistribuição de renda pode ser mais detalhada. Explicar melhor o conceito de tributação progressiva e regressiva ajudaria a fortalecer o argumento.
A citação de Theo Ribas Palomo é interessante, mas poderia ser complementada com exemplos ou dados adicionais que ilustrem o impacto dessas políticas no dia a dia das pessoas.
Conclusão:
A conclusão sugere soluções adequadas, mas poderia ser mais assertiva. Ao invés de “poderá-se consolidar”, utilize uma estrutura mais direta, como “essas ações consolidarão um Brasil com mais equidade”.
Seria interessante finalizar com uma frase de impacto que reafirme a importância das mudanças propostas.
Essas mudanças ajudarão a tornar a redação mais coesa e convincente. Continue praticando, pois você já tem uma boa base!
DaianeGelinski
Boa tarde, o primeiro parágrafo contendo uma obra de identificação de nível nacional e logo após contextualizando com a atual conjuntura no Brasil além de abordar o problema foi excelente. Já no segundo parágrafo em que se de fato entra na problemática e traz dados e citações no meio do texto, inclusive as consequências , causas e sintomas do que se é abordado achei excelente; na conclusão vi que havia ação, agente, efeito, modo, no entanto não vi explicação, detalhamento ou até mesmo exemplos de como seria essa proposta de resolução.
GabrielFreittas
C1:
No segundo parágrafo: “brasil”, se você se refere ao nome geográfico escreva-o com maiúsculas, ou seja, Brasil.
No segundo parágrafo, erro ortográfico: “escravidao”. O correto seria: escravidão
No terceiro parágrafo: “De acordo com o” é uma expressão prolixa. É preferível dizer “conforme o”, “segundo o” ou “consoante o”.
No terceiro parágrafo, erro ortográfico: progessivo. O correto seria: progressivo.
No quarto parágrafo, duas preposições seguidas. Verifique: “desde de”.
No quarto parágrafo, forma verbal não existente: “poderá-se”.
C3:
No segundo parágrafo: “Em primeiro plano, cabe ressaltar as desigualdades sociais.” Essa frase ficou sem sentido e muito pequena. O correto seria, por exemplo: Em primeiro plano, cabe ressaltar as desigualdade sociais como fator agravante para o revés.
No terceiro parágrafo: “Ademais, é importante salientar a desigualdade econômica.” Esta frase possui apenas 8 palavras. Distribua melhor suas ideias em frases maiores.
Seria melhor assim: Ademais, é importante salientar a desigualdade econômica visto que potencializa essa problemática no cenário brasileiro.
C4:
Os conectivos são importantes para expressar claramente suas ideias. As redações nota 1000 têm de 2 a 3 conectivos por parágrafo, então considere usa-los no seu texto.
No segundo parágrafo: a palavra “nível”, você repetiu essa palavra ou variações dela muitas vezes nesse parágrafo. Tente usar sinônimos e evitar repetições para não perder pontos.
C5: Reformule sua proposta de intervenção, seguindo esses passos:
1. Ação: o que será feito?
2. Agente: quem fará?
3. Modo/meio: como será feito?
4. Finalidade: qual o efeito da ação no problema?
5. Detalhamento: quais são os detalhes importantes para essa ação dar certo?
Nota: 720
cvictorlemos
[Olá, Jhullya.
Irei propor aqui uma correção de sua redação.]
Competência 1 (norma-padrão): nível 1 (40 pontos).
Estrutura sintática: deficitária.
Justificativa: a quantidade substancial de falhas sintáticas compromete decisivamente a fluidez da leitura do texto.
Exemplo: “No filme ‘Parasita’ de 2019, o diretor quer apresentar a sua visão sobre as diferenças de classes sociais na sociedade sul-coreana entre duas famílias, entre as principais diferenças está a econômica.”
Desvios: muitos.
Exemplos: “Diante da conclusão do filme é notável…”; “…o atual Índice de Gini, coeficiente que mede o nível de desigualdade do país onde quanto mais próximo do zero melhor está o país, mostra que o Brasil está em 0,543.”; “Theo Ribas Palomo, pesquisador e economista, em sua pesquisa mais recente diz que…”; “desde de”.
Competência 2 (tema e repertório): nível 5 (200 pontos).
Abordagem do tema: completa.
Justificativa: tanto a desigualdade social quanto a econômica foram abordadas no texto.
Partes do texto: todas.
Justificativa: o texto claramente apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão.
Repertório: é legitimado, é pertinente, e seu uso foi produtivo.
Justifcativa: para justificar um argumento, você menciona, de maneira competente, a pesquisa feita por um especialista (Theo Ribas Palomo).
Competência 3 (projeto de texto) : nível 2 (80 pontos).
Projeto de texto: apresenta muitas falhas.
Justificativa: apesar de abordar o tema completamente e de trazer uma quantidade substancial de argumentos e dados, falta ao texto o cuidado com a articulação sistematizada desses recursos (argumentos e dados), o que acaba por aproximá-lo demasiadamente de textos orais.
Competência 4 (uso de mecanismos linguísticos): nível 3 (120 pontos).
Inadequações: há algumas.
Exemplos: “Diante da conclusão do filme é notável a preocupação em mostrar a dura realidade da classe baixa e as regalias da classe alta.”; “Nesse sentido, em virtude das desigualdades entre as classes sociais e a desigualdade econômica surge um complexo problema na contemporaneidade.”; Segundo o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), o atual Índice de Gini, coeficiente que mede o nível de desigualdade do país onde quanto mais próximo do zero melhor está o país, mostra que o Brasil está em 0,543.”; “desde… como… e…”.
Competência 5 (proposta de intervenção): nível 3 (120 pontos).
Elementos presentes: agente, ação e efeito.
Elementos que não estão presentes: modo/meio e detalhamento de um desses quatro elementos.
Justificativa: na conclusão há, na verdade, uma lista de 3 ações. Assim, tal lista não pode ser considerada um detalhamento de um elemento (nesse caso, a ação). Além disso, não há a menção ao modo/meio de executar nenhuma delas.
Pontuação total: 560 (40+200+80+120+120).