A série televisiva ‘Todo Mundo Odeia o Chris’, ambientada nos anos 80, retrata as desventuras de um jovem americano o qual é frequentemente oprimido por ser o único negro de sua conceituada escola, ‘Corleone Junior High School’. Paralelamente, pode-se associar a trama ao contexto brasileiro hodierno, visto que as políticas de inclusão, embora existentes, não têm sido efetivas para a supressão das desigualdades raciais. Nesse viés, tal panorama, acarretado por fatores históricos, acaba por promover discriminação, comumente atribuída aos indivíduos afrodescendentes.
Em primeira análise, é fato que a falta de medidas integrativas na conjuntura pós-abolicionista resultou nas desigualdades perceptíveis atualmente. Desse modo, por não terem sido concedidas oportunidades de trabalho dignas aos ex-escravos africanos, esses continuaram a ocupar postos insalubres, ao passo que as esferas de maior prestígio eram implicitamente destinadas apenas à elite colonial branca. Assim, tal herança ainda é, infelizmente, observada na modernidade. Consoante dados do Portal Brasil, mesmo com a Lei de Cotas somente 8,8% dos ingressantes no ensino superior são negros. Sendo assim, é possível afirmar que as senzalas contemporâneas são sentidas pelo descaso do corpo social que, depois de anos de exploração, pouco fazem para integrar efetivamente o negro no mercado de trabalho.
Por conseguinte, nota-se a perpetuação de preconceitos raciais, os quais afetam diretamente o cotidiano de suas vítimas. Um exemplo claro dessa grave realidade é o caso de Miguel, menino negro que caiu do 9º andar de um prédio luxuoso ao ser negligenciado pela patroa de sua mãe. Ademais, discriminações mais ‘brandas’ são percebidas na mídia brasileira, onde, nas telenovelas, os personagens marginalizados e de menor poder aquisitivo são geralmente interpretados por atores afrodescendentes. Sob esse viés, tais estereótipos prejudicam a evolução da sociedade como um todo, uma vez que, retomando crenças retrógradas, atuam na manutenção do racismo ao longo dos séculos.
Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Urge que o MEC (Ministério de Educação e Cultura), por meio de verbas governamentais, promova palestras em instituições educacionais de nível fundamental e médio, trazendo histórias de revolucionários negros, como Nelson Mandela e Martin Luther King, a fim de incentivar o debate acerca da relevância de uma concreta igualdade racial e, consequentemente, mitigar a ocorrência do racismo. Somente assim, a sociedade brasileira não mais será análoga à trama de Chris Rock.
Rita17
Gostei da sua redação . Apresentou áreas de conhecimento, usou conectivos, apresentou uma tese e uma bela proposta de intervenção. Não irei pontuar , pois não sou profissional , deixarei para quem realmente saberá pontuar corretamente. Continue assim, você irá muito longe e alcançará seus objetivos!
Mariane_Zimmerle
C1= 200, apresenta domínio da forma padrão da língua.
C2= 180, apresenta extenso repertório sociocultural, abordando bem o tema.
C3=160, apresenta argumentos coerentes, porém os exemplos poderiam ser melhor explicados.
C4=200, apresenta domínio dos conectivos inter e intra parágrafos.
C5=200, proposta completa respeitando os direitos humanos.
total: 940, você escreve muito bem, parabéns!!
Thamirysbds
Oii, Yane, tudo bem? Vou fazer uma correção por parágrafos e atribuir uma nota no final, pode ser? Não sou especialista, mas espero ajudar como puder. Qualquer dúvida, mande uma mensagem. =)
INTRO
-ausência de vírgula: “… jovem americano, o qual…”
-gostei muito que vc fez uma introdução por citação
-tese bem defendida e estruturada
-todo o parágrafo obedece à estrutura padrão do enem
D1
-ausência de vírgula após “pós-abolicionista”
-ausência de vírgula após “Leis de Cotas”
-amei! seu parágrafo está coerente e sua argumentação está plausível e pertinente, muito bom.
-não observei nenhum erro ortográfico
D2
-ausência de vírgula após “grave realidade”
-tbm muito bem desenvolvido, argumentado e estruturado
-a única observação é a respeito da noticia que vc citou, sempre informe o tempo, se é algo atual ou antigo
-sem erros ortográficos
CONCLUSÃO
-o que vem entre parênteses é a sigla
-vc citou “Chris Rock” na conclusão, mas não citou na introdução
-ação: promova palestras em instituições educacionais de nível fundamental e médio
-meio/modo: por meio de verbas governamentais
-agente: Ministério de Educação e Cultura
-finalidade: a fim de incentivar o debate acerca da relevância de uma concreta igualdade racial e, consequentemente, mitigar a ocorrência do racismo
-detalhamento: trazendo histórias de revolucionários negros, como Nelson Mandela e Martin Luther King
|FEEDBACK|
Yane, amei seu texto!!! Você escreve super bem! Sua argumentação é ótimo e bem trabalhada em cima dos seus repertórios. Com foco e treino, tenho certeza que você tirará uma nota excelente no enem. Parabéns! Fiz uma redação agora, gostaria que, se vc puder, dêu uma olhada. :)
C1: 180
C2: 200
C3: 200
C4: 180
C5: 200
NOTA: 960
Qualquer dúvida, só chamar, estou sempre à disposição! =)