No que se refere à globalização, o consumismo vêm sido um dos grandes assuntos debatidos após ser intensificado no capitalismo – com a busca excessiva pelo lucro. Semelhante a isso, ecossistemas têm sido alterados com muitas espécies sendo extintas, afetando até o oceano e a vida marinha, ocasionado principalmente pelas faltas de saneamento básico com tratamento adequado, além de resíduos sólidos serem jogados nas praias sem um descarte correto. Sendo necessário o debate sobre essas problemáticas.
Primordialmente, o saneamento básico é algo fundamental para se medir, por exemplo, o IDH do país, e apesar de o Brasil possuir vasto recolhimento de esgoto no território, grande parte ainda não são designados ao tratamento adequado, sendo jogados diretamente nos rios e oceanos. De acordo com o jornal BBC News, medicamentos como anticoncepcionais mal descartados nas águas podem ocasionar uma mudança de gênero em peixes, mostrando o quanto isso afeta a vida nos rios e oceanos.
Ademais, o mal descarte de resíduos sólidos na praia pode sim alterar o ecossistema marítimo como demonstrado com os anticoncepcionais, porém com o turismo isso é alarmante nesses determinados locais, visto que visitantes aliados ao consumismo excessivo acabam não se preocupando com o local por não se tratarem de suas moradias por estarem apenas viajando, comprando muitos artefatos, os quais pela obsolescência programada acabam estragando e sendo descartados em locais inadequados, gerando poluição e infectando a vida nos oceanos.
Portanto, medidas são necessárias para a conservação dos oceanos e para a manutenção da vida na terra. Logo, cabe ao Ministério da Educação juntamente com o Ministério da Cidadania e a prefeitura garantirem com que as pessoas evitem o descarte inadequado de lixos nesses locais, como instalar placas de avisos, alertando das multas que podem ser geradas, além de carros publicitários reforçando a idéia do consumo consciente, a fim de que as pessoas tenham conhecimento das consequências que estarão causando ao mundo e a vida. Deste modo, poderá se reduzir o excessivo consumismo aliado ao capitalismo nesses locais, contribuindo com o resto do mundo.
MalluChiari
Boa noite!
Primeiramente, parabéns pela redação. Você escreve muito bem!
Notei que você cometeu alguns erros na estrutura, que pode te fazer perder pontos. Então vou deixar aqui o comentario que o Projeto Redação deixou quando corrigiu minha redação, pode te ajudar.
“▪︎1° parte – Tópico frasal: citação da ideia, também conhecida como tópico frasal. Aqui, ficaremos responsáveis em colocar nossa ideia central, alinhada à proposta da tese, ou seja, uma frase que irá resumir o assunto do seu parágrafo e ligado à tese e, geralmente, elaborada em uma frase, um único período. Seja breve nesse tópico frasal, se possível, em uma única linha, no máximo, duas.
▪︎2° parte – Explicação do tópico frasal: aprofundamento, também conhecido como ampliação. É nesse momento que deveremos explicar nossa ideia central (tópico frasal). Também composta por frases e períodos, unidos pelo uso de conectivos (competência 04). Para isso, inicie-o com um conector.
• Isso se deve ao fato de/da/do
• Isso ocorre porque
• Isso ocorre devido à/ao
• Isso acontece porque
• Isso acontece devido à/ao
• Isso decorre de/da/do
• Esse fato pode ser tomado como relevante, já que
▪︎obs.: utilize um desses e explique o porquê daquilo que você colocou no tópico frasal acontecer, em mais ou menos duas ou três linhas. Esses conectores evitam que o seu texto fique expositivo.
▪︎3° parte – Repertório: também conhecido como exemplo, local principal onde deve-se utilizar outras áreas do conhecimento (competência 2) e sustentar a opinião desenvolvida (competência 3). Pode ser qualquer área do conhecimento: série, filme, novela, documentário, frase direta e indireta de algum filósofo, etc. Lembre-se, não basta jogar o repertório no parágrafo, você deve explicar a relação desse exemplo com o seu assunto, pois você deve torná-lo produtivo. Não se prolongue muito, no máximo, em três linhas.
▪︎4° parte – Encerramento do parágrafo: é aqui que você fecha o seu parágrafo. Nesse momento, expõe-se uma opinião, reafirmando o seu ponto de vista para o leitor. Lembre-se sempre que deve ser concluído com um conectivo conclusivo: dessa forma, dessa maneira, desse modo, diante disso, diante dessa perspectiva, logo, assim, portanto, em suma. ”
>>Ademais, também senti falta de repertorios que dialogassem com sua tese e faltou desenvolver melhor seus argumentos.
C1: 160
C2: 120
C3: 160
C4: 160
C5: 160
Nota: 760
Espero ter ajudado :)
arqjoy
Olá, tudo bem? Espero que sim. A sua redação está muito boa, você mostrou que você tem repertório e sabe montar um argumento, mas precisa melhorar na estrutura, prestar mais atenção na gramática e na hora de conectar as ideias:
→ INTRO:
No que se refere à globalização, o consumismo vem sido [aqui o vem não possui acento pois a oração está no singular, logo seria: vem sendo] um dos grandes assuntos debatidos após ser intensificado no capitalismo – com a busca excessiva pelo lucro. Semelhante a isso, ecossistemas têm sido alterados [acho que aqui faltou algum conectivo para linkar as ideias: por isso, consequentemente, devido a isso…] com muitas espécies sendo extintas, afetando até o oceano e a vida marinha, ocasionado [faltou uma vírgula aqui] principalmente [faltou uma vírgula aqui] pelas faltas de saneamento básico com tratamento adequado, além de resíduos sólidos serem jogados nas praias sem um descarte correto. Sendo necessário o debate sobre essas problemáticas.
→ D1:
[Senti falta do tópico frasal mas o restante do seu argumento está bem feito e conectar as ideias de forma inteligente] Primordialmente, o saneamento básico é algo fundamental para se medir, por exemplo, o IDH do país, e apesar de o Brasil possuir vasto recolhimento de esgoto no território, grande parte ainda não são designados ao tratamento adequado, sendo jogados diretamente nos rios e oceanos. De acordo com o jornal BBC News, medicamentos como anticoncepcionais mal descartados nas águas podem ocasionar uma mudança de gênero em peixes, mostrando o quanto isso afeta a vida nos rios e oceanos.
→ D2:
[Senti falta do tópico frasal mas o restante do seu argumento está bem feito e conectar as ideias de forma inteligente] Ademais, o mal descarte de resíduos sólidos na praia pode sim alterar o ecossistema marítimo como demonstrado com os anticoncepcionais [achei tudo que você retomou o parágrafo anterior], porém com o turismo isso é alarmante nesses [aqui por você já ter mencionado as praias o correto é usar nestes, pois retoma] determinados locais, visto que visitantes aliados ao consumismo excessivo acabam não se preocupando com o local por não se tratarem de suas moradias por estarem apenas viajando [ oração bem longa e sem muitos conectores para ligar a ideia que você quer passar], comprando muitos artefatos, os quais pela obsolescência programada acabam estragando e sendo descartados em locais inadequados, gerando poluição e infectando a vida nos oceanos.
→ CONCLUSÃO:
Portanto, medidas são necessárias para a conservação dos oceanos e para a manutenção da vida na terra. Logo, cabe ao Ministério da Educação juntamente com o Ministério da Cidadania e a prefeitura garantirem com que as pessoas evitem o descarte inadequado de lixos nesses locais, como instalar placas de avisos, alertando das multas que podem ser geradas, além de carros publicitários reforçando a idéia do consumo consciente, a fim de que as pessoas tenham conhecimento das consequências que estarão causando ao mundo e a vida. Deste modo, poderá se reduzir o excessivo consumismo aliado ao capitalismo nesses locais, contribuindo com o resto do mundo. [gostei muito da sua conclusão só que tive dificuldade de encontrar o efeito, acho que você poderia evidenciá-lo]
C1: 120
C2: 120
C3: 120
C4: 120
C5: 160
Nota: 640