Segundo, Sigmund Freud, percurso da psicanálise no século XX, o homem moderno está em constante mal-estar, pois encontra-se em uma dicotimia entre os seus impulsos e civilização. Analisando a teoria do psicanalista vienense, essa realidade imediata perpetua-se com o desemprego no Brasil. Dessa maneira, é necessária a análise concreta da problemática , com ênfase na substituição da mão de obra e a falta de qualificação na sociedade , que tem contornos específicos no mal-estar da sociedade.
Deve-se pontuar de início, a ausência de medidas governamentais para combater a substituição da mão de obra. Desde a revolução industrial do século XVIII, a mão de obra vem sendo substituída por máquinas e atualmente essa modificação cresce junto a tecnologia e, como consequência, tirando empregos de muitos indivíduos do mercado. Logo, o que os profissionais devem fazer para evitar essa mudança, é se manterem atualizados no mercado. Contudo, a falta de recursos enviados a educação não permite que isso se suceda. Desse modo , faz-se necessária a reformulação dessa postura estatal urgente.
Em segunda lugar, pode-se citar a falta de qualificação da sociedade como promotor desse problema. Sob a perspectiva do filósofo kant, o homem não é nada sem a educação. Seguindo está linha de raciocínio, pode se comparar ao cenário brasileiro, visto que á uma ausência de uma educação de qualidade no Brasil, que impede a formação de profissionais qualificados. Este cenário, pode-se confirmar com os dados informados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, na qual mostra que a taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade foi estimada em 6,6%. Partindo desse pressuposto, percebe-se que essa desigualdade social, pode gerar um aumento da pobreza e da criminalidade. Destarte, tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a falta de qualificação de profissionais contribui para a perpetuação desse cenário caótico.
Em vista disso, percebe-se que como o desemprego no país, pode se aprofundar no aumento da pobreza e da criminalização. Para combater esses empecilhos, o Governo Federal deve atuar por meio do Ministério da Educação, através de verbas disponibilizadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, deve investir nas escolas públicas do país, com a finalidade de garantir uma igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formar profissionais qualificados, com o intuito de diminuir a desigualdade social e, consequentemente, a diminuição do desemprego. A partir disso, a teoria psicanalista vienense não mais representará o comportamento negligente do governo diante o desemprego.
maria.giordani
– “kant” seria com letra maiúscula.
– segundo parágrafo , quarta linha , ” visto que á uma ausência” presumo que o “á” está errado, seria: há .
– segundo parágrafo, terceira linha, “Seguindo está linha de raciocínio” presumo que “está” seria sem acento, o correto seria: esta.
bom desenvolvimento :)
Laís Oliveira Silva
1° parágrafo: a utilização do repertório não foi pertinente ao tema, porém como foi apresentado outros repertórios no decorrer do texto não se perde ponto nessa competência.
A tese não foi bem elaborada, ficou um pouco vago nesse sentido.
O projeto de texto ficou bom.
2° e 3° parágrafos: os fatos foram bem apresentados , só faltou um pouco mais de argumentação.
E também é necessário colocar conectivos no início dos parágrafos para pontuar na consequência 4.
4° parágrafo: foi bem elaborado, a proposta de intervenção está interesante apesar de que não consegui encontrar o detalhamento…
skaynicolas1021
Boa tarde. Não sou especialista mas vamos lá.
Introdução:
Bela alusão utilizada, não começando diretamente no tema, mas abordando algo fundamentado sobre este.
Tese 1 – substituição da mão de obra
Tese 2 – falta de qualificação na sociedade
Desenvolvimentos:
Bom uso do conectivo na 1° tese, apresentou sua tese corretamente, não abordando diretamente o desenvolvimento mas interligando junto com uma bela alusão histórica sobre a Revolução fazendo com que os argumentos sejam fundamentados.
Sua 2° tese está perfeita, somente com uns erros de português, mas nada muito agressivo.
Conclusão:
Agente: Ministério da Educação
Modo: através de verbas disponibilizadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Ação: deve investir nas escolas públicas do país
Efeito: garantir uma igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formar profissionais qualificados, com o intuito de diminuir a desigualdade social e, consequentemente, a diminuição do desemprego.
Detalhamento: Há detalhamento.
Conclusão perfeita.
No geral:
1 – Domínio da norma padrão – 120
2 – Compreensão da proposta de redação – 200
3- Os verbos que comandam a avaliação de redação do ENEM são: relacionar, selecionar, organizar e interpretar – 200
4 – Conhecimento da estrutura do texto argumentativo – 200
5 – Elaboração de propostas de intervenção para o problema abordado – 200
Total: 920 – Parabéns!