Título: Descriminalização da maconha: benefícios e malefícios
A história da maconha no Brasil tem seu início com a própria descoberta do país, a maconha é uma planta exótica advinda da Angola e trazida pelos escravos. Desde a sua chegada existem discussões acerca da temática descriminalização da maconha, e os especialista se perguntam se o ato resultará em solução ou aumento de problemas. Nesse sentido, faz-se necessário analisar as raízes e frutos da proposta,que mescla conflitos nas esferas sociais e de saúde.
Precipuamente, é fulcral pontuar que a substância tem sido usada em países com fins medicinais. O Governo dos Estados Unidos da América assume que a cannabis pode de fato matar células cancerígenas,ademais são inúmeros os benefícios já comprovados advindos do tratamento com canabidiol (componente não psicoativo encontrado na cannabis). Entre eles está o combate à dor e a melhora do sono.
Em contrapartida, organizações criminosas serão beneficiadas com a descriminalização da mesma. Segundo o estudo do Instituto sou da paz, em 2013 eram 138 mil presos por tráfico de drogas no Brasil. Seguindo essa lógica, tem-se um aumento nesse dado caso ocorra uma liberação do uso,pois esses grupos venderiam cada vez mais. Ademais o vício na cannabis também se torna promotor do problema,visto que o desenvolvimento deste traz efeitos imensamente negativos sobre o corpo e o Cérebro. Análogo à isso,a maconha é uma das drogas populares mais disponível devido a fácil acessibilidade nos medicamentos.
Diante desse cenário, faz-se necessário criar ações que inibam os problemas e beneficiem os que precisam. De antemão,é de urgência que os Ministérios da educação e da segurança, criem palestras educacionais nas escolas e fortaleçam as leis de fiscalização acerca da maconha-através de profissionais capacitados e da legislação brasileira, a fim de Educar as crianças acerca dessa planta e evitar o contrabando da mesma. Apenas dessa forma, a coletividade alcançará o bem-estar social e o equilíbrio na discussão desse tema.
gabrielsiron
Olá, tudo bem? Vamos lá:
Introdução:
– Na minha avaliação, você fez bem. Você disse que trabalharia no desenvolvimento questões sociais e de saúde. Já se sabe, ao menos um pouco, do que o seu texto vai falar. Pra mim, ficou em falta apenas uma clareza maior da sua tese.
Desenvolvimento:
– Cuidado com excesso de formalidade. Parece bonito, mas você tem que lembrar que seu corretor vai estar avaliando VÁRIAS redações num único dia, e ele não vai estar com vontade de pegar um dicionário pra entender o que você disse (como em “Precipuamente, é fulcral”).
– Tudo que você falou pode ser verdade, mas não tem uma fonte trazida no texto. Você disse “O Governo dos Estados Unidos da América assume que a cannabis pode de fato matar células cancerígenas”, mas você não consegue me provar isso. Evite citar estudos que você não tem a fonte (nem o ano) do estudo. Quando você coloca esse tipo de argumento no texto, mas sem fonte, ele soa como opinião, não como verdade.
– No segundo parágrafo, você usa uma pesquisa de um Instituto. Ótimo. Você concluiu que a liberação da maconha seria prejudicial, pois haveria um aumento no tráfico. O argumento pró liberação da maconha vai exatamente no oposto a isso. A ideia é que, estando liberada, não haveria necessidade de contrabando, qualquer um poderia vender, o que enfraqueceria o crime organizado. Mas o argumento é seu, você pode concluir diferente disso, só trouxe a informação pra você ter um contraponto de seu ponto de vista.
Conclusão:
– A conclusão tem a maior parte dos elementos necessários. Acho que faltou um pouco mais no detalhamento de sua solução.
Você cometeu alguns erros de concordância (como em “a maconha é uma das drogas populares mais disponível [o correto seria disponíveis]”) e também faltou o seu ponto de vista, sua opinião. Num texto do tipo dissertativo argumentativo, estilo ENEM, você precisa se posicionar. Lá em cima, eu falei que não ficou clara a sua tese. Isso porque você não deu a sua opinião sobre o tema. Sua tese carrega seu ponto de vista sobre essa situação, e ela deve aparecer já na introdução.
Abraços e bons estudos!
BiancaSouza658
Não tem seu ponto de vista. Exponha seu ponto de vista.
Não argumentos que colaborem com seu ponto de vista.
erros gramaticais
com essa quantidade de informações parece mais texto expositivo ou informativo do que um dissertativo argumentativo.
teve uma estrutura boa
e a conclusão também trouxe os elementos necessários.
Klauck16
considerando que o modelo seja dissertativo-argumentativo:
-Você explica dois pontos de vista, como “os dois lados da moeda”, mas não deixou claro o seu ponto de vista, e não argumentou a favor desse ponto, afim de persuadir o leitor.
-Comeu erros gramaticais, como:
Instituto Sou da Paz, que você escreveu com inicias minúsculas.
Principalmente ( 1º linha do 2º parágrafo), por exemplo
E alguns erros ao colocar palavras no singular que deveriam estar no plural.
Apesar disso, teve uma estrutura boa e apresentou bem os dois pontos (seria ótimo caso seja outro tipo de texto, como expositivo) , e a conclusão também trouxe os elementos necessários.
Enzo4150p
A conclusão está ótima, mas falta detalhes para ser uma redação dissertativo-argumentativo de fato.
DETALHES:
1° – Não tem seu ponto de vista.
2° – Não argumentos que colaborem com seu ponto de vista.
3° – Com essa quantidade de informações parece um texto expositivo ou informativo.
Obs: Estou considerando que você tenha feito essa redação para ser dissertativo-argumentativo.
*Se você fez um redação informativa ou expositiva, sua redação está ótima *