O direito ao saneamento básico é assegurado pela Constituição Federal de 1988. No entanto, em algumas áreas do Brasil o cenário é diferente, principalmente nas comunidades, onde o governo não exerce o direito previsto na constituição. Portanto, convém analisarmos as principais causas, consequências e possível solução para tal problemática.
Em primeiro plano, é evidente o descaso do governo com a população, uma vez que utiliza-se do dinheiro público para investir em obras que potencialmente atraem mais votos nos períodos eleitorais, como; hospitais e clínicas. Porém, uma das coisas mais importantes para evitar mais doenças e mortes, não está recebendo a devida atenção.
Ademais, vale salientar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o objetivo do saneamento básico é promover saúde à população, pois devido a falta desses serviços o ambiente fica propício para o surgimento de doenças. Outrossim, de acordo com o relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), a falta de saneamento básico resulta na morte de 1,8 milhões de crianças por ano.
Ao analisar os fatos expostos, o direito do saneamento básico deve se estender a todo contingente demográfico . Portanto, cabe ao Governo Federal analisar e priorizar os planos de saneamento básico no Brasil, por meio de um investimento maior nesse serviço, iniciando nas áreas mais afetadas, onde a população não tem acesso a água potável. Além disso, deve-se construir estações de tratamento de esgoto, para diminuir a poluição em rios e poder reaproveitar a água. Nesse sentido, espera-se que todos possam desfrutar desse direito e viver com dignidade.
Descaso no saneamento básico
Compartilhar
madriele03
Nota 1 – 160 – demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita.
Nota 2 – 160 – desenvolve bem o tema proposto.
Nota 3 – 140 – seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, o que configura autoria.
Nota 4 – 160 – recebe essa pontuação ao demonstrar domínio dos recursos coesivos, por meio de partes do texto bem articuladas, com poucas inadequações no uso dos recursos coesivos.
Nota 5 – 140 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. Os
KatiaRitzmann
Parabéns!!
Exelente texto, domínio sob o português, boa apresentação e defesa dos argumentos.
Acho interessante a utilização de dados, pois, deixa sua redação mais incorpada, demonstrando que está buscando informações e leituras complementares para produção de seus textos.
Sugiro tomar cuidado com a repetição de palavras.
karinarjo
Sua redação é muito boa,apresenta tudo que o Texto Dissertativo pede
Vamoxxxx lá.. (vou colocar a nota,mas estou com pressa,então não vou explicas os defeitos (como geralmente faço),caso queira,me diga amanhã que lhe passo)
Comp 1- Domínio na Norma
190
Comp 2 – Compreender Conceitos
200
Você mostra ter uma base boa no assunto
Comp 3- Opiniões em defesa do ponto
160
Poderia ter usado um conhecimentos socioculturais
Comp 4- Coesão Textual
150
Atenção nas repetiçoes de palavras
Comp 5- Proposta Intervenção
160
Ela é uma das partes mais importantes da redação,você precisa detalhar ela o máximo que precisar para que fique clara
Ta boa,mas fale sobre Ministerios ou Ongs
LaisaCosta53627
Competência 01:200
Competência 02:200
Competência 03: 160
Competência 04: 160
Competência 05: 160
Oiii, parabéns esse é um ótimo texto. Vc demonstrou um bom domínio sob a língua portuguesa e soube reunir todas as suas ideias para defender o seu ponto de vista, te orientaria escrever mais mecanismos linguísticos e tente responder todas as perguntas necessárias para uma boa conclusão, vi q vc respondeu essas: quem? Oq? E como?, mas não deixou explícito o Pq.
Cuidado com a utilização dos dados, pois seu texto pode ficar expositivo. Espero te ajudado, bons estudos
Geovaniarc
ah, esqueci de colocar, se puderem me dar nota eu agradeço, é bom para ter uma base……………………………………………………………………………………………………………………………………………………~……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..