A ideia de desenvolvimento sempre esteve atrelada ao crescimento econômico. Este, por sua vez, seria o resultado do processo de industrialização e modernização. Nesse contexto, uma série de autores buscaram mostrar as condições necessárias para se alcançar tal modernização e diversos países do globo se atrelaram a essas ideias. O problema é que para atingir tal patamar, a natureza sofreu e sofre impactos significativos, com verdadeiros desastres ambientais.
Segundo a teoria do desenvolvimento proposta pelo economista W. W. Rostow, o mesmo será atingido por etapas, onde a última delas é a sociedade entrando em um nível de produção bem acima de suas necessidades. Isso é um enorme problema, pois quanto mais de produz, mais se desmata, mais se abusa dos recursos naturais que não suportam as altas demandas, e consequentemente, mais desastres acontecem, sejam eles em curto ou longo prazo.
Ademais, como exemplos marcantes na nossa história, tivemos as explosões nucleares de Chernobyl, Hiroshima e Nagazaki, o rompimento das barragens de Brumadinho e Mariana, o acidente radioativo em Goiânia, e mais recentemente, as queimadas na Amazônia e no Pantanal. Esses entre diversos outros desastres trouxeram mortes e graves problemas ao meio ambiente, onde os danos não somente atingiram plantas, pessoas e animais, mas também trouxeram muitos efeitos nocivos para o solo, à água, e o ar.
Portanto, pode-se concluir que o desenvolvimento é algo que de fato impulsiona o homem e gera “progresso”, mas quando feito de forma inconsciente, nos afasta do nosso elo mais profundo e importante: o planeta. É certo de que não se pode mudar o que já aconteceu, porém, é possível tomar medidas para evitar que aconteça de novo ou até pior. Cabe aos governos dos diversos países existentes criar normas conscientes para controlar e evitar esses crimes a natureza, e assim criar leis e políticas públicas para um desenvolvimento sustentável, com severas punições ao seus descumprimentos. Além disso é de extrema importância que a Mídia e as escolas informem e ensinem como e o porquê devemos cuidar do meio ambiente, junto com as consequências do contrário.
Desastres Ambientais: Qual o preço do desenvolvimento?
Compartilhar
CAROLMAT
Boa tarde. Você possui um bom domínio da norma culta, com poucos desvios gramaticais, porém sua proposta de tese não ficou clara , aparentando ter mais fatos do que umaproblematização. Além disso, é recomendado não abreviar o nome do autor, você citou um economista porém abreviou o nome, principalmente por não ser tão conhecido é necessário que o nome dele esteja completo. O desenvolvimento 2 ficou muito vago, e a proposta de intervenção também. Ficou faltando Como deve ser resolvido? Quem deve resolver? Por meio de quê? E qual será a finalidade?
Você tem potencial mas recomendo que leia mais a estrutura da redação exigida no enem para que você alcance uma nota mil. Por enquanto ao meu ver seria 640.
fernanda054mello
Bom Dia!!
Bom! Sua redação não teve sérios problemas, apenas pequenos detalhes que acabaram impedindo que ela ficasse nota 10!
1°\Introdução
Vc poderia ter desenvolvido um pouco mais essa questão econômica na introdução e ter definido mais sobre quais são de fato seus argumentos que vão ser tratados nos desenvolvimentos!
2°\Desenvolvimento
Seus argumentos foram legais, vc citou o desastre nuclear de Chernobyl, e as bombas de Hiroshima e Nagazaki, porém vc poderia ter aprofundado mais em um desses dois(dizendo. por exemplo, o seu contexto histórico de maneira simples!). OBS: Achei legal você comparar acontecimentos do ”passado” e junto com os que aconteceram mais recentemente, porém faltou uma ênfase(vc poderia ter detalhado e escrito de forma mais forte essa junção de fatos).
3°\Conclusão ou PI (PROPOSTA DE INTERVENÇÃO)
Achei muito grande a sua conclusão(juntando o 2° e 3° parágrafo dos desenvolvimentos dão quase o mesmo número de linhas, o que não pode acontecer).
Vc deveria ter sido mais direto nessa parte da sua redação, trazendo uma só proposta de preferência para que o número de linhas diminuísse(dessa forma evita errar na proposta).
OBS: O começo da sua proposta na minha opinião não achei legal, porque vc ficou repetindo e acrescentado de diferentes formas a mesma ideia de que tal fato, leva a tal coisa e que deve ser mudado.
OBS: GOSTEI DO USO DE CONJUNÇÕES!
Enfim! Você foi muito bem
Não darei nota, pois me sinto um pouco desconfortável quanto a isso!!
Nas redações que dou dicas, por enquanto não vou dar nota!
Fernanda Mello………………………………………………………………………………………………………………..
youngblzzd
bom dia.
vejo que vocè tem muito repertório sociocultural, o que é otimo. contudo, esses conhecimentos precisam ser usados junto a argumentação de forma mais organizada e no modelo enem para que sua nota passe de 600.
*
sua introdução comecou bem mas faltou a apresentação de suas teses.
*
os desenvolvimentos precisam ser organizados.
vou te dar algumas dicas mas é importante que estude mais sobre a estrutura dela ok?primeiro, nos desenvolvimentos é necessario 3 orações separadas por ponto.
– primeira oração: apresenta a tese
– segunda, desenvolve
– terceira: conclui
*
conclusão:
– retome o assunto depois apresente sua intervenção, que precisa ter:
– açao
– agente
– meio
– efeito
– detalhamento
EversonP1
Ao meu vê a introdução ficou meio confuso, poderia ter deixado mais claro sobre oque ia falar, deu a atender que você iria argumentar sobre modernização e crescimento Econômico, deixou de lado a parte ambiental, já no final da introdução você até citou os impactos ambientais mais foi de forma meio superficial, não ficou ruim, mas poderia ter deixado mais claro. Já no primeiro paragrafo de desenvolvimento você citou um economista, porém, abreviou o nome do mesmo, evite fazer isso quando a pessoa citada não for muito conhecido. Tente elaborar suas ideias de forma mais objetiva e menos confusa. Na parte da conclusão foque no Brasil independente do tema, Mostre o agente interventor, a ação e a solução. Ademais a redação foi bem construída, mostrou que tem conhecimento sobre o assunto. Creio eu que a nota giraria em torno de 720 pontos .
MariaEduarda_Segges
Boa noite!!! Vamos lá,
gostei bastante do seu tema, do seu desenvolvimento e seus argumentos!! Ótima citação de teorias e localidades que servem de exemplo.
Uma coisa muito importante que você não se esqueceu foi dar uma solução no fim da conclusão, o que é bem interessante e conta muitos pontos positivos. O que não achei muito legal foi colocar uma pergunta no título, talvez se você transformasse ela em uma afirmação, daria mais propriedade para sua redação! Dito isto, Não tenho mais observações, gostei bastante do uso de conectivos e a forma correta de conjugações. Parabéns! O que eu citei são apenas alguns ajustes nada difíceis de serem feitos!
MINHA NOTA: 920