O que concerne aos casos de desastres ambientais no Brasil: é, infelizmente, uma realidade que, através dos meios midiáticos advindos, apresentam-se dia após dia no contexto social e econômico da nação em forma de interpéries a serem combatidos por toda uma sociedade e em todas as suas esferas.
A priori, vale destacar o papel fundamental das instituições básicas de ensino no Brasil no tocante à preservação do meio ambiente em ativa conscientização e veiculação da mesma em sala garantindo a consolidação da consciência ecológica dos alunos desde infantis almejando, assim, uma sólida aspiração nos pequenos a bem tratar do planeta.
Ressalta-se também a vigoração de leis promulgadas no código penal à criminalização de ações de cunho hediondos no tocante às riquezas naturais do Brasil mostrando que o governo não trata com negligência ou desdém quaisquer tipos de ameaças à fauna e à flora brasileira, apesar dos dados exibirem o estado de Mato Grosso como campeão em focos de queimadas florestais nos últimos anos. Em resumo: há leis, mas falham infortunadamente quando se trata de aplicabilidade.
Diante disto é notório que a instalação de uma aparelhagem sofisticada, como câmeras, sensores e irrigadores na finalidade de combate a incêndios por parte do Ministério do Meio Ambiente se faz necessária para salvaguardar a integridade ambiental e punir efetivamente os responsáveis garantindo a amenização senão o fim dos prejuízos ambientais tomados.
Nathalya Beatriz
Olá concurseiro!
Bom, caso sua redação seja voltada para o gênero dissertativo-argumentativo, é necessário vc saber estruturar seu texto da forma que esse gênero textual cobra, pois é nítido que sua redação não seguiu tal estrutura. Na dissertação-argumentativa vc sempre deve elaborar sua introdução seguindo a ordem: CONTEXTUALIZAÇÃO + PROBLEMÁTICA + TESES QUE VC DEFENDERÁ. No desenvolvimento também existe uma estruturação a seguir, sendo: TÓPICO FRASAL (resumo do que vc defenderá naquele parágrafo) + ANÁLISE CRÍTICA (com sustentação de argumento) + CONCLUSÃO DA ARGUMENTAÇÃO (deixando sempre um gancho para o que será abordado no parágrafo seguinte). E por sim, na conclusão é necessário fazer a reafirmação de tudo que vc argumentou (deixando clara a relevância do problema) e colocar a proposta de intervenção (SE SUA REDAÇÃO FOR VOLTADA PARA O ENEM), da qual deve seguir os cinco critérios: ação, agente(s), modo/meio, finalidade e detalhamento de um desses aspectos.
Por não seguir esse esqueleto, aconselho que vc estude a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, desenvolvendo seu texto em cima do que é exigido. Além do mais, sua redação também apresenta alguns desvios de construção sintática, carência de conectivos e de elementos de retomada. Busque melhorar isso estudando um pouco gramática (ela é essencial independentemente do gênero textual). Invista também no repertório para enriquecer sua redação e lembre-se de sempre trazer sustentação para o que vc está defendendo (seja um dado estatístico, um argumento de autoridade, um acontecimento histórico relativo à temática..).
Corrigindo esses erros e praticando bastante tenho certeza que vc progredirá muito.
Espero ter ajudado. Abraços e bons estudos!
JeffersonFelipeSabinodaSilva
Competência 1: se analisa bastantes erros(põe bastantes nisso) como pontuação, acentuação(erros gramaticais como um todo). Oque deve ser estudado em caso de compreender ser um ponto fraco. Estude gramática, pois passa mais de dez erros. Oque é uma tragedia gramatical no Enem.
Competência 2: A redação não tem basicamente nem um repertório explícito, oque passa a comprometer sua nota final, estude repertório, analise como é a estrutura da redação e não procure fugir ou ao mesmo tangenciar o tema.(é necessário um repertório legitimado, pertinente e produtivo) oque não é compreendido na sua redação.
Competência 3: a redação não mostra esta, intrinsecamente, ligada de modo coesivo entre os parágrafos, ate mesmo pela gramática, oque se tona um sacrifício para o leitor entender. Além disso, sua argumentação precisa estar mais forte em relação ao seu ponto de vista, oque também tem relação com a competência 2.
Competência 4: parágrafos único, presença de truncamento , falta de nexos, parágrafos não, consequentemente, ligados entre si, oque prejudica.
Competência 5: esta, consideravelmente, desorganizado, faltando meio/modo e ate mesmo detalhamento. Procure organizar e estudar cada elemento que a conclusão pede.
OBS: estude gramática, repertórios, nexos, estude a proposta de intervenção. Veja vídeos aulas de como fazer uma redação detalhadamente, e até mesmo, mas é opcional, mas fundamental no entendimento, estude as competências.
Nota–
C1: 80
C2: 120
C3: 120
C4: 80
C5: 120
Total: 520
Willyans
Olá.
Introdução: vc escreve bem, porém não há algum repertório social, citação etc. Acho que seria bom que vc colocasse para fazer uma problemática “sustentada”. Seria bom também q vc desenvolvesse mais esse parágrafo e explicitasse com mais clareza oq seria tratado no D1 e D2.
Desenvolvimentos: notei alguns erros gramaticais, mas nada que não possa ser corrigido. Também, novamente, senti falta das citações, dados etc.
Conclusão: Achei um pouco vaga suas propostas, é bom que faça um detalhamento maior com oq vai ser feito, quem vai fazer, como etc.
Nota: 520.