Quando se debate sobre o desarmamento no Brasil, é necessário lembrar que a medida foi pouco eficaz. Diante disso, discutir sobre o aumento no número de homicídios, a falta de políticas de segurança pública e acerca do exemplo de países que adotaram a mesma providência pode ser o caminho para ampliar o entendimento da questão.
Em primeiro lugar, deve ser analisado o aumento no número de homicídios após a implantação do estatuto. No período de julho de 2004(implementação do desarmamento),observa-se 34 mil homicídios por arma de fogo. Em julho de 2014(10 anos depois), observa-se 46 mil homicídios segundo o Ipea. Fazendo uma comparação do ano de implementação com o ano em que se completa 1 década de desarmamento, temos um aumento de 35,3% nos homicídios. com isso, a retirada das armas tem pouca influência na redução dos homicídios, pelo contrário, percebe-se um aumento gerando um efeito contrário ao esperado.
Em segundo lugar, é importante analisar a falta de políticas de segurança pública. Tem sido pouco o investimento dos estados, por exemplo, para contratação de policiais militares, onde, na maioria dos estados, o efetivo encontra-se abaixo do ideal estipulado pela ONU e por leis estaduais. A exemplo o estado de Pernambuco, que deveria, por lei, ter um efetivo de 26 mil homens, mas só conta com 18 mil policiais em seu quadro.
Em terceiro lugar, podemos observar o exemplo de outros países que adotaram o desarmamento, como a Inglaterra, que aderiu a rígidos requisitos para obtenção de armas e que sofre com aumento de violência bem maiores que em países armamentistas, como, por exemplo, os Eua. Assim, a necessidade de rever as políticas de desarmamento no Brasil, em virtude do aumento no número de homicídios, da negligência do estado com a segurança e o exemplo dos demais países, faz-se necessário uma reflexão sobre o assunto.
Desarmamento no Brasil
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Gabriel0000000
Competências
I: demonstrar domínio da língua portuguesa;
Nota:160
II: compreender a proposta de redação e os conceitos das áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
Nota:120
III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
Nota:120
IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
Nota:120
V: elaborar uma proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Nota:140
Dúvidas: [email protected]
brunalismo
Olá!! Boa tarde!!
//INTRODUÇÃO\\
Seu texto introdutório, achei que ficou curto demais e foi direto ao ponto das soluções, algo que ficaria prudente se incluísse a solução dentro da conclusão.
//DESENVOLVIMENTO 1\\
Antes da inclusão de siglas, como Ipea, é obrigatório colocar seu nome por extenso. Por mais óbvio que seja, nem todo mundo sabe sua significância.
Além disso, coloque em letra maiúscula ao iniciar uma frase.
//DESENVOLVIMENTO 2\\
Gostei da sua ideia. Só encontrei alguns erros pequenos de português. Atente-se a ortografia.
//CONCLUSÃO\\
Ficaria mais estilístico e original, caso utilizasse alguma locução conjuntiva em sua conclusão. Por exemplo: Por fim, enfim, portanto, e outros.
Por minha análise, enxergo uma mistura de ideias que deixou a estrutura do seu texto confusa. Há horas que entendo ser soluções que você quisera dar ao problema. Por outros momentos, não consegui identificar a problemática. Não sei… achei que a sua redação ficou desordenada.
Recomendo a você procurar nos sites focados em aprendizado sobre a língua portuguesa, isto é, como funciona a estruturação textual.
Não sou especialista, mas assim como muitos quero aprender e correção é uma forma de aprendizado. Enfim, vamos que vamos! Avante!
Renata_Garcia
Olá! Além de alguns erros ortográficos, faltou explicação na introdução pq apesar de ser verdade a sua afirmação, é necessário comprovar que ta certo através de um repertório ou dizendo o motivo para o ato. O segundo parágrafo ficou bom, mas deu a impressão que vc encheu linguiça com 2 repertórios. O terceiro parágrafo tem o mesmo problema que a introdução e recomendo usar o ultimo parágrafo como proposta de intervenção. Pq apesar desse último parágrafo ter ficado bom, o INEP exige que sempre tenha uma solução na conclusão.