Durante o período de Ditadura Militar no Brasil, o jornalista do partido comunista Vladmir Herzog foi dado como desaparecido após publicar matérias com ideais contrários ao regime ditatorial. Não obstante, na conjuntura hodierna, centenas de pessoas desaparecem todos os dias devido a diversas circunstâncias. Nesse sentido, torna-se evidente que haja uma melhora no Sistema de segurança pública, como também no oferecimento de apoio psicológico aos familiares dos desaparecidos.
Em primeira análise, vale salientar que a ineficácia de políticas públicas que visem segurança à população contribuem para a vulnerabilidade da situação, uma vez que, devido a demora ao realizar as investigações as chances de encontrarem os indivíduos com vida diminuem. De acordo com o filósofo Friederich Hegel, “o Estado é como um pai e tem o dever de proteger seus filhos”. Dessa forma, a fragilidade do resguardo com corpo social aponta o descaso do governo, tendo em vista que o Paraná é o único estado brasileiro a possuir um serviço especializado de investigação de crianças desaparecidas, o que não condiz com os preceitos de Hegel, de modo que só uma parcela da sociedade dispõem deste recurso.
Ademais, cabe evidenciar que o tráfico de pessoas é um fator intrinsecamente ligado ao desaparecimento de pessoas no Brasil. Nessa perspectiva, a promessa de emprego fácil acaba atraindo os indivíduos que migram para outros países em busca de uma melhora na qualidade de vida no entanto, a realidade é outra. Dessa maneira, esses indivíduos acabam tendo seus direitos desrespeitados, sendo sujeitos a vulnerabilidade e abuso de poder. Além disso, é necessário ressaltar que o desaparecimento afeta extremamente a vida das famílias que não descansam até saber o paradeiro dos seus entes queridos, dedicando tempo, recurso e acabam sofrendo desgaste tanto físico quanto emocional, necessitando assim ,de apoio psicológico por meio profissionais da área e em muitos casos, não possuem recursos para tal ato.
Depreende-se, portanto, que medidas são necessárias para atenuar este impasse. Logo, cabe ao Estado criar políticas públicas em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS) para que haja um aumento de psicólogos nas redes públicas de saúde, por meio de um aumento na construção de salas para este atendimento, visando a garantia de apoio psicológico as famílias dos desaparecidos. Cabe também ao Ministério público investir em uma qualificação dos sistemas de registros dos desaparecidos, por meio da contratação de funcionários especializados para reformulação desta rede de transcrição, a fim de facilitar as buscas que deverão ser feitas por agentes capazes e qualificados. Com o conjunto dessas ações, espera-se amenizar as estatísticas de desaparecidos no Brasil.
(Alguém pode dar nota)
Pamela_gross
* vou por observaçoes em maiuscula
intrd
-“Não obstante, na conjuntura hodierna, centenas de pessoas desaparecem todos os dias devido a diversas circunstâncias.” QUAIS circunstâncias?
D1:
-“De acordo com o filósofo Friederich Hegel, “o Estado é como um pai e tem o dever de proteger seus filhos”. NAO FICA LEGAL UM PONTO JÁ AQUI PORQUE SUA AFRASE ANTERIOR FICA SOLTA Dessa forma, a fragilidade do resguardo com corpo social aponta o descaso do governo, (tendo em vista) COMO EXEMPLO O PARANÁ É O ÚNICO…. MAS ISSO PRECISA DE FONTE que o Paraná é o único estado brasileiro a possuir um serviço especializado de investigação de crianças desaparecidas, o que não condiz com os preceitos de Hegel, NO QUAL TODOS DEVEM SER PROTEGIDOS de modo que só uma parcela da sociedade dispõem deste recurso.”
INTERESSANTE VC DEIXAR A CITAÇÃO NO FINAL E INSERIR OS DADOS DO PARANÁ
* VC TBM NAO COLOCOU ESSE ARGUMENTO NA INTRD
D2:
-…outros países em busca de uma melhora na qualidade de vida no entanto, … EM BUSCA DE QUALIDADE DE VIDA, O RESTO TIRA
– NA PARTE DO DESRESPEITO AOS DIREITO VC PODERIA CITAR A CONSTITUIÇÃO TODO O TEXTO FICOU VAGO DE CITAÇÃO CONCRETA
* NAO SEI O TAMANHO DA SUA LETRA MAS TALVEZ TENHA PASSADO DE 30 LINHAS, VC PODERIA CORTAR PARTES DESNECESSARIAS- EM PARENTESES:
“Além disso, é necessário ressaltar que o desaparecimento afeta (extremamente a vida das famílias) FAMILIARES que (não descansam até saber o paradeiro dos seus entes queridos) BUSCAM INFORMAÇÕES DA VITIMA, dedicando tempo, recurso e (acabam sofrendo) desgaste tanto físico quanto emocional(,)PONTO FINAL PQ TA MUITO LONGO (necessitando assim) ASSIM ,NECESSITAM de apoio psicológico por meio profissionais da área e em muitos casos, não possuem recursos para tal ato.”
PalomaSantos78
Oi querida, já que pediu nota vou corrigir de acordo com as competências do enem.
C1. Não há nenhum erro de gramática gritante, apenas uma observação, conectivos de conclusão a vírgula é antes. 200
C2. Você trouxe ótimas alusões para argumentar no seu texto. 200
C3. Sua estrutura está impecável.200
C4. Não há repetição de conectivos.200
C5. Sua intervenção tem que agir sobre as causas da sua redação, por isso não entendi bem a primeira, a segunda está ótima, mas falto detalhamento, lembre-se que você precisa apenas de uma proposta de intervenção, então capriche nela. 160
Nota. 960