No livro “A rainha vermelha”, escrito por Victoria Aveyard, retrata uma sociedade dividida entre o sangue prateado e o sangue vermelho, onde o primeiro é superior por integrar a elite, obtendo bons cargos na sociedade, desprezando o segundo e seus conhecimentos de mundo, destruindo a sociedade. Fora da ficção, fica claro que a realidade do livro “A rainha vermelha” pode ser relacionada àquela do século XXI: os desafios dos povos tradicionais em serem valorizados como integrantes da sociedade e seus conhecimentos que podem ajudar a sociedade a prosperar.
Em primeiro lugar, deve-se salientar que a Constituição de 1988 assegura à todos, o direito de integrar e participar ativamente da sociedade como cidadãos. Os povos tradicionais estão espalhados por todo o espaço geográfico brasileiro. Fazem parte da história do Brasil e participam da construção do país de forma essencial preservando a sociobiodiversidade brasileira com saberes históricos e culturais passados de geração em geração.
Schopenhauer, um filósofo alemão, diz “O homem faz da terra o inferno dos animais”. Nesse sentido, q sociedade está ruindo com graves problemas ambientais como queimadas, desmatamento, empobrecimento da terra, grande liberação de gás carbônico. Esses problemas afetam indígenas, quilombolas, ribeirinhos, etc. diretamente, fazendo com que tenham que abandonar seus territórios, perdendo seus direitos sobre elas e a possibilidade de continuar a conservando com respeito.
Portanto, o Estado deve criar políticas públicas para preservar territórios dos povos tradicionais e inserir na política mais pessoas das comunidades tradicionais para que possam ajudar na preservação com mais propriedade dessa população e da natureza com sua preservação sustentável e a escola criando projetos sobre a valorização e respeito pelos povos tradicionais.
lauranunesmatuck
Sua introdução é muito boa, porém fiquei perdida com a sua tese. Parece que você colocou algumas frases sem um contexto.
O segundo parágrafo está perfeito.
O terceiro parágrafo ficou meio perdido do resto, fugindo do tema.
A conclusão faltou um ponto central, um efeito.
Observações: A sua escrita é muito boa além disso eu amo esse livro kkkk
VitóriaLimaSousa
Eu estava tão cansada fazendo essa redação que eu não conseguia pensar em nada😭
Obrigado pela correção!
José Lucas Davi dos Santos
C1: Domínio da escrita formal da língua portuguesa.
Nota: 160
C2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto.
Nota: 200
C3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Nota: 140
C4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Nota: 140
C5: Proposta de intervenção e respeito aos direitos humanos.
Nota: 180
Total: 820
Enzo4150p
Sua escrita é muito boa, mas fiquei confuso com sua tese. Faltou ser mais direto ao ponto, pareceu que você fez sua tese mudando palavras do tema da redação.
O segundo parágrafo está perfeito, bem construído e fundamentada.
O terceiro parágrafo é problemático, pois apresenta uma argumentação mais para o meio ambiente do que povos tradicionais, existe relação entre eles. Porém, a maneira que foi desenvolvida ficou clara, mas com a sensação que o foco era meio ambiente.
Faltou efeito e o meio na conclusão.
Parabéns, você tiraria mais de 700 pontos na redação.