Segundo o Jurista Thomas Humphrey Marshall, ser cidadão é gozar plenamente dos direitos e conseguir exercer os deveres de cidadão. Nesse sentido, a leitura se torna mister, por facilitar o acesso ao direito, lazer, educação e trabalho. No entanto, a qualidade da leitura e a finalidade, no Brasil, em sua maioria, é banal e improdutiva, como no caso das redes sociais.
Primeiramente, nota-se que o cidadão leitor se mantém informado sobre os acontecimentos da atualidade e consegue ter uma visão crítica acerca dos acontecimentos e notícias, evitando ser enganado por fake news, por exemplo. Além disso, a capacidade de interpretação, advinda da leitura produtiva, da acesso à direitos e benefícios, como maior empregabilidade e conhecimento de mundo.
Entretanto, segundo a pesquisa mais recente da Retratos da Leitura, 44% dos brasileiros nunca compraram um livro. Nesse ínterim, o sucateamento das escolas, que apresenta um modelo ultrapassado, com leituras massivas e a falta de incentivo familiar, corroboram com a má formação dos leitores. Com isso, as novas tecnologias distanciam cada vez mais a sociedade do prazer da boa leitura.
Portanto, para que ler seja formador no país é dever do Ministério da Educação reciclar seus docentes, através de cursos e palestras com especialista na área, de modo que eles se tornem professores formadores de leitores. Desta feita, a leitura levará cada vez mais pessoas gozarem plenamente de seus direitos.
Thamirysbds
Parabéns pelo texto! Vou corrigir por parágrafos e atribuir uma nota no final, pode ser? Não sou especialista nem nada mas espero ajudar como puder e, qualquer dúvida, so chamar! =)
INTRO
*dica: evite o uso de “mister”, li em um site uma entrevista com alguns corretores do enem e eles disseram que odiavam esse termo. :0
-repetição seguida de palavra: “cidadão”. Dica de substituição: “ser cidadão é gozar plenamente dos seus direitos, bem como conseguir exercer seus deveres.”
-cuidado com o excesso de vírgulas
-inicial com uma citação, muito bom
-tese argumentada ao senso comum (clichê)
-e vc citou as redes sociais como uma problemática, mas em nenhum momento do seu texto vc evidenciou em como o uso delas interfere na temática
D1
-“Primeiramente, nota-se que o cidadão leitor se mantém informado sobre os acontecimentos da atualidade e consegue ter uma visão crítica acerca dos acontecimentos e notícias, evitando ser enganado por fake news, por exemplo.” o que comprova a veracidade dessa informação? – faltou repertório
-uso inadequado da crase: “da acesso à direitos e benefícios” – direito é uma palavra masculina
D2
-você apresenrou dados de uma pesquisa que falava que 44% dos brasileiros nunca compraram um livro. OK, muito bem ate ai. Porém, a falha foi na sua argumentação, novamente sem repertório que comprove suas ideias: “Nesse ínterim, o sucateamento das escolas, que apresenta um modelo ultrapassado” quem me garante que essa informação é verdadeira?
-além de que seu primeiro arg, foi o sucateamento das escolas e em seguida vc falou que a tecnologia distanciam cada vez mais a sociedade do prazer da boa leitura. Acabou tangenciando seu primeiro arg. pois não houve ligação nenhuma
-sem erros gramaticais, o que é ótimo
CONCLUSÃO
-o que: reciclar seus docentes
-como: através de cursos e palestras com especialista na área
-quem: Ministério da Educação
-pra que: de modo que eles se tornem professores formadores de leitores.
-detalhamento: ?
-o uso do “através” foi usado de forma inadequada, eu também aprendi isso hj através de uma correção da minha redação. Não se pode usar o “através” com sentido de “por meio de”, pois na língua portuguesa a palavra significa algo que atravessa, por exemplo, “a bala atingiu a menina através do vidro”.
-sempre é bom fazer uma retomada à introdução
C1: 160
C2: 140
C3: 140
C4: 120
C5: 160
NOTA: 720
liaMirian
Olá boa tarde
Não sou corretora mais vou lhe dar algumas dicas
Na introdução a tese nao me pareceu explícita isso denota que vc necessita de um bom projeto de texto
Além do mais o seu desenvolvimento 1 me pareceu meio incompleto e um pouco confuso por isso a necessidade da tese logo na introdução
Que ficaria mais ou menos assim no final da introdução
Tese
Reapresentação da tese(tópico frasal)
Um(Repertório socio cultural)
Para embasar sua argumentação
Segue o mesmo procedimento no desenvolvimento 2
Uma observação seu desenvolvimento 2 ficou bom só faltou essa introdução mesmo
E na proposta de intervenção não esqueça de todos o agentes
Meio
Modo
Quem vai fazer
De quem forma irá fazer
E finalidade ( O deve,por meio,com,afim de,espera se com isso.)
No mais continue o esforço que vc tem grandes chances de chegar ao 1000.
Yaradias
Oi tudo bem?
Introdução
– apresenta contextualização
– problematização
– você fez os três períodos da introdução porém, no primeiro você apresentou a contextualização e no segundo só desenvolveu ela, no terceiro você problematizou
– sugiro que você apresente o tema, problematize e apresente as teses
– suas teses ficaram meio vagas
D1
Sugiro que você estude melhor a estrutura da redação dissertativa argumentativa
– o desenvolvimento é composto por 4 períodos
– 1: tópico frasal introduzindo brevemente o que será dito, 2: repertório de sustentação, 3: desenvolvimento autoral, 4: fechamento
– continue fazendo o uso de conectivos após os períodos
D2
– A mesma coisa, falta melhorar a estrutura
Conclusão
– faça uma breve retomada do tema
– não possui os 5 elementos (agente, ação, meio/modo, finalidade, detalhamento)
– quando fizer o “meio” não utilize através”