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Desafios para prática da leitura no Brasil

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Segundo o Jurista Thomas Humphrey Marshall, ser cidadão é gozar plenamente dos direitos e conseguir exercer os deveres de cidadão. Nesse sentido, a leitura se torna mister, por facilitar o acesso ao direito, lazer, educação e trabalho. No entanto, a qualidade da leitura e a finalidade, no Brasil, em sua maioria, é banal e improdutiva, como no caso das redes sociais.

Primeiramente, nota-se que o cidadão leitor se mantém informado sobre os acontecimentos da atualidade e consegue ter uma visão crítica acerca dos acontecimentos e notícias, evitando ser enganado por fake news, por exemplo. Além disso, a capacidade de interpretação, advinda da  leitura produtiva, da acesso à direitos e benefícios, como maior empregabilidade e conhecimento de mundo.

Entretanto, segundo a pesquisa mais recente da Retratos da Leitura, 44% dos brasileiros nunca compraram um livro. Nesse ínterim, o sucateamento das escolas,  que apresenta um modelo ultrapassado, com leituras massivas e a falta de incentivo familiar, corroboram com a má  formação dos leitores. Com isso, as novas tecnologias distanciam cada vez mais a sociedade do prazer da boa leitura.

Portanto, para que ler seja formador no país é dever do Ministério da Educação reciclar seus docentes, através de cursos e palestras com especialista na área, de modo que eles se tornem professores formadores de leitores. Desta feita, a leitura levará cada vez mais pessoas gozarem plenamente de seus direitos.

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3 Correções

  1. Parabéns pelo texto! Vou corrigir por parágrafos e atribuir uma nota no final, pode ser? Não sou especialista nem nada mas espero ajudar como puder e, qualquer dúvida, so chamar! =)

    INTRO
    *dica: evite o uso de “mister”, li em um site uma entrevista com alguns corretores do enem e eles disseram que odiavam esse termo. :0
    -repetição seguida de palavra: “cidadão”. Dica de substituição: “ser cidadão é gozar plenamente dos seus direitos, bem como conseguir exercer seus deveres.”
    -cuidado com o excesso de vírgulas
    -inicial com uma citação, muito bom
    -tese argumentada ao senso comum (clichê)
    -e vc citou as redes sociais como uma problemática, mas em nenhum momento do seu texto vc evidenciou em como o uso delas interfere na temática

    D1
    -“Primeiramente, nota-se que o cidadão leitor se mantém informado sobre os acontecimentos da atualidade e consegue ter uma visão crítica acerca dos acontecimentos e notícias, evitando ser enganado por fake news, por exemplo.” o que comprova a veracidade dessa informação? – faltou repertório
    -uso inadequado da crase: “da acesso à direitos e benefícios” – direito é uma palavra masculina

    D2
    -você apresenrou dados de uma pesquisa que falava que 44% dos brasileiros nunca compraram um livro. OK, muito bem ate ai. Porém, a falha foi na sua argumentação, novamente sem repertório que comprove suas ideias: “Nesse ínterim, o sucateamento das escolas, que apresenta um modelo ultrapassado” quem me garante que essa informação é verdadeira?
    -além de que seu primeiro arg, foi o sucateamento das escolas e em seguida vc falou que a tecnologia distanciam cada vez mais a sociedade do prazer da boa leitura. Acabou tangenciando seu primeiro arg. pois não houve ligação nenhuma
    -sem erros gramaticais, o que é ótimo

    CONCLUSÃO
    -o que: reciclar seus docentes
    -como: através de cursos e palestras com especialista na área
    -quem: Ministério da Educação
    -pra que: de modo que eles se tornem professores formadores de leitores.
    -detalhamento: ?
    -o uso do “através” foi usado de forma inadequada, eu também aprendi isso hj através de uma correção da minha redação. Não se pode usar o “através” com sentido de “por meio de”, pois na língua portuguesa a palavra significa algo que atravessa, por exemplo, “a bala atingiu a menina através do vidro”.
    -sempre é bom fazer uma retomada à introdução

    C1: 160
    C2: 140
    C3: 140
    C4: 120
    C5: 160
    NOTA: 720

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  2. Olá boa tarde
    Não sou corretora mais vou lhe dar algumas dicas
    Na introdução a tese nao me pareceu explícita isso denota que vc necessita de um bom projeto de texto
    Além do mais o seu desenvolvimento 1 me pareceu meio incompleto e um pouco confuso por isso a necessidade da tese logo na introdução
    Que ficaria mais ou menos assim no final da introdução
    Tese
    Reapresentação da tese(tópico frasal)
    Um(Repertório socio cultural)
    Para embasar sua argumentação
    Segue o mesmo procedimento no desenvolvimento 2
    Uma observação seu desenvolvimento 2 ficou bom só faltou essa introdução mesmo
    E na proposta de intervenção não esqueça de todos o agentes
    Meio
    Modo
    Quem vai fazer
    De quem forma irá fazer
    E finalidade ( O deve,por meio,com,afim de,espera se com isso.)
    No mais continue o esforço que vc tem grandes chances de chegar ao 1000.

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  3. Oi tudo bem?

    Introdução
    – apresenta contextualização
    – problematização
    – você fez os três períodos da introdução porém, no primeiro você apresentou a contextualização e no segundo só desenvolveu ela, no terceiro você problematizou
    – sugiro que você apresente o tema, problematize e apresente as teses
    – suas teses ficaram meio vagas

    D1
    Sugiro que você estude melhor a estrutura da redação dissertativa argumentativa
    – o desenvolvimento é composto por 4 períodos
    – 1: tópico frasal introduzindo brevemente o que será dito, 2: repertório de sustentação, 3: desenvolvimento autoral, 4: fechamento
    – continue fazendo o uso de conectivos após os períodos

    D2
    – A mesma coisa, falta melhorar a estrutura

    Conclusão
    – faça uma breve retomada do tema
    – não possui os 5 elementos (agente, ação, meio/modo, finalidade, detalhamento)
    – quando fizer o “meio” não utilize através”

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