DESAFIOS PARA O PARTO HUMANIZADO NO BRASIL

  • 1

A obra “Desespero” do pintor francês Gustave Coubert retrata um jovem com um semblante extremamente angustiado e aflito, como se pedisse socorro. De forma semelhante, esse é o sentimento de inúmeras gestantes, submetidas a partos deveras traumáticos, visto que o Brasil enfrenta uma série de desafios para a concretização de nascimentos humanizados, seja pelo espírito capitalista dos médicos, seja pela falta de informação das grávidas. Logo, esse cenário caótico travanca o bem-estar de mãe e filho.
Segundo o filósofo utilitarista Jeremy Bentham, “o bem é aquele que atinge o maior número possível de pessoas”. Todavia, não é o que ocorre, já que muitos médicos, preocupados apenas com a quantidade de partos feitos e, consequentemente com seu lucro, realizam cirurgias cesáreas mesmo quando não são necessárias, por ser um procedimento rápido e prático, apesar de trazer inúmeros riscos para a mãe e para o bebê, como hemorragias internas ou o não desenvolvimento correto do sistema imunológico da criança. Por conseguinte, o comportamento mercantilista de muitos obstetras prejudica a popularização dos partos humanizados, infinitas vezes mais benéfico.
Ademais, o filósofo Kant define como autonomia o processo no qual o indivíduo deixa de formar suas opiniões a partir de terceiros. Entretanto, grande parte das grávidas permanece na heteronomia e, por falta de informações sobre o parto humanizado, optam pelo parto cesáreo, feito em um centro cirúrgico frio e impessoal, o que vai de encontro à dinâmica humanista, que é realizada no local escolhido pela gestante e pode ser uma piscina, por exemplo, além de dar um posicionamento ativo à mulher, que é protagonista de seu parto, e não uma paciente,apenas. Desse modo, a disseminação de nascimentos cesarianos é extremamente prejudicial é “rouba” das mães um momento ímpar que, além de saudável e seguro, cria um forte vínculo afetivo entre mãe e filho.
Destarte, é necessário que o Estado puna hospitais que realizam procedimentos cesáreos desnecessários apenas para lucrar mais, através de órgãos como o Conselho Federal de Medicina(FRM),que deve fiscalizar e multar instituições que desrespeitem as diretrizes adotadas, a fim de garantir o aumento da quantidade de partos naturais e humanizados. Cabe ainda a essa instituição de poder investir em propagandas, mostrando à população gestante as inúmeras vantagens de procedimentos humanizados, a fim de evitar o sentimento descrito por Coubert

Compartilhar

4 Correções

  1. 👉 Estou aqui para lhe retribuir o favor de ter corrigido uma de minhas redações. Obrigado !!! continue sendo este membro que faz da plataforma um ambiente melhor
    👉 Primeiramente, ótima introdução. Muito perfeita para ser sincero. Ótima contextualização e tese.
    👉 ”comportamento mercantilista”. esse a ultima palavra acho meio indevida se você quer se referir a um comportamento capitalista.
    👉 Gostei bastante dos desenvolvimentos. Acho que tem uns errinhos de vírgula e de digitação no fim do segundo desenvolvimento. Mas ficou muito bom a estrutura de escrita, o repertório e análise crítica.
    👉Ademais, sua intervenção é digna de ser dita como uma muito boa. ela tem todas os pontos necessários de uma boa intervenção.

    • 1
  2. Tema: Desafios para o parto humanizado no Brasil
    160- C1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
    180- C2: Compreender a proposta de redação e aplicar o conceito das várias áreas de conhecimento.
    180- C3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    160- C4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários.
    200- C5: Elaborar proposta de intervenção.
    Total: 880
    o texto está muito bom, parabéns!

    • 0
  3. DESAFIOS PARA O PARTO HUMANIZADO NO BRASIL
    180-COMPETÊNCIA 1- DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LINGUÁ ESCRITA
    190 – COMPETÊNCIA 2 – COMPREENDER A PROPOSTA E APLICAR CONCEITOS DAS VARIAS ÁREAS DO CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA.
    140 – COMPETÊNCIA 3 – SELECIONAR E ORGANIZAR INFORMAÇÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA.
    130 – COMPETÊNCIA 4 – DOMÍNIO DE MECANISMOS LINGUÍSTICOS PARA A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTAÇÃO.
    170 – COMPETÊNCIA 5 – PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
    TOTAL: 810
    PARABÉNS!!!! esta ótimo

    • 1
  4. • DESAFIOS PARA O PARTO HUMANIZADO NO BRASIL
    160 — Competência 1: Domínio da norma culta da língua escrita
    180 — Competência 2: Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema
    140 — Competência 3: Selecionar e organizar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista
    120 — Competência 4: Domínio de mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
    150 — Competência 5: Proposta de intervenção
    TOTAL: 750
    Parabéns!! Está ótimo.

    • 2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.