DESAFIOS PARA O INGRESSO DE JOVENS NO ENSINO SUPERIOR

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Durante o Período Imperial brasileiro no século XVIII, o acesso às universidades era um privilégio da seleta elite mineradora com condições de bancar sua estadia em ricas faculdades européias. Contudo, mesmo depois de tantos séculos e de tantos avanços sociais , as universidades continuam sendo uma utopia para grande parte dos estudantes, diante da dificuldade em garantir a democratização dessa importante forma de enriquecimento cultural . Essa terrivel situação ocorre tanto pela ineficácia do Estado em garantir uma educação básica de qualidade, quanto pelas desigualdades sociais , as quais obrigam o jovem a trabalhar desde muito cedo.

Segundo a Constituição Federal de 1988, todo cidadão tem direito a uma educação de qualidade. Porém, o ensino oferecido pelo Estado é péssimo e não garante o aprendizado adequado sequer para a aprovação em vestibulares e consequente ingresso no ensino superior , fato que coloca os estudantes carentes-a maioria – em dissonância com alunos de alta renda , os quais tem acesso a um bom aparato escolar com todas as ferramentas necessárias ao aprendizado , como livros e uma alta carga horária .Logo, o descaso estatal com a educação perpétua a triste situação de baixa renda enfrentada pelos jovens , e os impede de progredir social e economicamente à medida em que dificulta sua entrada em cursos superiores, promotor de diversas oportunidades.

Ademais, o sociólogo Durkheim define como anomia a falta de equilíbrio na sociedade. Nesse sentido, há um desequilíbrio social quando jovens de baixa renda são obrigados a trabalhar desde a mais tenra idade para ajudar no sustento da família , o que impede-os de dedicar uma rotina aos estudos, que lhe garantiram um bom emprego e um futuro confortável . Assim, as desigualdades econômicas impedem a ascensão social de jovens que, pela falta de oportunidades e diante das pesadas obrigações são forçados a permanecerem em um trabalho pesado e que não oferecerá estabilidade financeira futuramente.

Destarte, é necessário que o Estado invista em uma educação de qualidade a qual possibilite a aprovação e a entrada dos estudantes no ensino superior , através do Ministerio da Educação (MEC) , o qual deve adquirir materiais didáticos de qualidade , além de aumentar a carga horária estudantil, com o objetivo de aumentar significativamente o ingresso estudantil em universidades e promover oportunidades de ascensão social. Cabe ainda a essa instituição de poder garantir um auxílio a estudantes carentes , a fim de evitar que tenham que trabalhar e possam dedicar-se apenas aos estudos e transformar o ensino superior em um benefício de todos, e não apenas das elites , como no Brasil Império .

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3 Correções

  1. INTRODUÇÃO:
    * “Enrriquecimento Cultural” não é bem a função das universidades. Algo como Profissionalizar os Cidadãos seria melhor ! Além da palavra correta for “Enriquecimento”!
    *”dificuldade em garantir a democratização” , “Ineficácia do estado em garantir uma ed.básica de qualidade” , “Desigualdades Sociais ” , Aqui já estão 3 Teses ! NOTA: 120 DESENVOLVIMENTO 01: *Não há Tópico Frasal! Sendo a partir dele que nós descrevemos exemplos!

    *Seria melhor indicar que os alunos de alta renda possuem uma “MELHOR” eficiência de aprendizado , pois ambos alunos possuem a capacidade , porém com diferencias de qualidade , algo que somente escrito “aprendizado”, não diferencia!

    *”cursos superiores, promotor” , o correto seria “promotores”!
    NOTA:160 DESENVOLVIMENTO 02: *Não há Tópico Frasal! (Necessário)!

    *”impedem a ascensão social” , Ascensão é algo como elevação ou surgimento , melhor seria “Impedem a Igualdade Social” , demonstrando melhor a consequência!
    NOTA:160 CONCLUSÃO: *Hoje já é Possível , porém com dificuldades , por isso invés de “possibilite” , algo como “facilite” caberia melhor! , além de faltar uma vírgula em “a qual”!
    *”Ascensão” não é algo que retrata necessidade para esse tema , algo como “assim promovendo o combate às Desigualdades Sociais Estudantil ” se adaptaria melhor!

    *”evitar que tenham que trabalhar e” , parar de trabalhar?? estudar também é trabalhar! algo como “evitar o trabalho excessivo” daria assim uma oportunidade de tempo livre para o a dedicação aos estudos!

    * “Apenas aos estudos” somente estudar ? as pessoas necessitam dedicar tempo não SOMENTE aos estudos , como família , diversão , entretenimento , sair!

    *”e transformar” , onde está a conclusão ? , invés de acrescentar novos deveres faça “.Dessa forma,…” e conclua!
    NOTA:120
    FIM! ( O resto está tudo perfeito <3 ) RESUMO:
    *Apenas uma tese! , Escreva o tópico frasal! , Acrescente o maior nºconectivos e sem repetir! e Principalmente melhore a clareza ou objetividade de um texto dissertativo argumentativo (Treino e Prática)! NOTA FINAL : 720

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  2. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa. nota 160
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. nota 200
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. nota 160
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. nota 160
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. nota 200

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  3. Infelizmente sua redação seria zerada pela bancada oficial do ENEM por ultrapassar o limite de 30 linhas, tanto no digital quanto no presencial, porém, se não estiver levando em conta as regras formais do vestibular sua redação está ótima, mas o ideal é formular uma argumentação no limite das linhas para mostrar dominância no assunto . Atente-se a isso, uma das principais regras do ENEM. :(

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